Corante Natural Carmim de Cochonilha – o corante do inseto!

Sei que esse post é polêmico, mas vamos lá… Acho que eu como nutricionista e comunicadora desse blog, tenho obrigação de informar sobre os alimentos… Como eu sempre falo: quer comer, coma! Mas saiba o que você está consumindo! Tenha #consciêncianutricional. Bom, mas vamos lá! Você sabia que a maioria dos produtos que são sabor morango, no lugar da fruta possui corante de inseto? Sim, corante Natural Carmim de Cochonilha […].

Corante Natural Carmim de Cochonilha

O corante Natural Carmim de Cochonilha é um pigmento de vermelho intenso feito com Dactylopius Coccus, um inseto mexicano, conhecido por Cochonilha. São necessários cerca de 70.000 insetos esmagados e fervidos para produzir apenas 450 gramas deste corante.

corante-natural-carmim-de-cochonilha 2

Esses insetos são encontrados nos cactos, mas a indústria produz bilhões de insetos em cativeiros para usar na produção de alimentos, tintas, corantes para roupas, cosméticos (xampus, batons, sombras).

corante-natural-carmim-de-cochonilha

E de onde vem a polêmica? Vem do fato de ser um inseto! Os veganos são contra o uso desse inseto, uma vez que existe uma matança absurda dos insetos, além de serem um “animal” nos alimentos. Outros não-veganos também são contra pelo fato de ser nojento estranho ter um “inseto” nos alimentos (eu estou nesse grupo). E por fim, existem aqueles que são contra pelo fato de pesquisas apontarem que o uso pode causar reações alérgicas.

Bom, mas não existe pesquisas suficientes para proibir o uso do mesmo. Em vários países e no Brasil é permitido o uso. Conforme descrito na resolução número 44, de 1977, a ANVISA considera o corante Carmim de Cochonilha como “corante de uso tolerado em alimentos e bebidas”.

Saiba que QUASE TODOS OS ALIMENTOS QUE SÃO SABOR MORANGO possuem esse corante! Para saber se tem, é simples, leia o rótulo! Como ela vem descrita na embalagem?

– Corante natural vermelho 40
– INS 120
– Corante Natural Carmim de Cochonilha
– Corante Natural Ácido Carmínico
– Em cosméticos, pode aparecer como CI 75470

Ele é descrito como natural, porque é né! Inseto é da natureza, ou seja, natural… Eca!

Bom, oficialmente, mal não faz, mas acho que é seu direto saber o que está consumindo. Eu pessoalmente cortei do cardápio da minha família todos os industrializados que possuem esse inseto. Sou a favor da industria usar o próprio morango ou corantes a base de beterraba.

Uma matéria muito legal faz uma reflexão sobre quantos morangos possuem nos iogurtes sabor morango, além de perguntar no SAC das empresas a informação oficial… Confira aqui!

Sobre esse tema, também tem um vídeo muito legal:

E por fim, separei um vídeo com mais detalhes sobre o inseto:

Bom, fica ao seu critério o consumo ou não… Mas #ficaadica morango suficiente para dar a cor rosa, eles não tem…

CORANTE CARMIM DE COCHONILHA CHRIS CASTRO

 

4 Comments

  1. Laudeir Angelo Delmaschio Reply

    Eca!Tem um corante animal na minha lesma de escargot. Ou no meu salmão cru. Credo. Cadê as tintas de caneta de arsênico ou cobalto Omo?

    • Oi Laudeir… Mesmo sem ter certeza dos malefícios ou benefícios, acho eca mesmo. É uma questão de hábitos culturais… Não temos o costume de comer insetos.Também não como lesma, mas como o salmão cru, pois temos esse hábito. Mas o ponto principal é o porque da indústria usar esse corante nos iogurtes de morango, se a tem a fruta que por si só já daria a cor? É por que a indústria não usa fruta suficiente para isso… É triste pensar que tem mais inseto do que fruta… Por isso eca! Bom, obrigada por participar aqui no blog. Um beijo e boa semana…

Comente!

Navigate