Vantagens dos leites vegetais e comparativo RisoVita vs Nesfit

Vocês já observaram a área de leites dos supermercados? Tenho certeza que vocês já perceberam a atual variedade de leites nas prateleiras… E eu não estou falando dos leites de vaca tipo levinho, desnatado, sem lactose… Estou falando das várias opções de leites vegetais, tais como arroz, castanha, amêndoas e etc. Mas o porque de tantas opções desses leites? Porque são ótimos para a saúde! Então resolvi fazer um post para vocês com as vantagens dos leites vegetais e […], além de comparar duas opções de leite de arroz do mercado. Vamos lá!

VANTAGENS DOS LEITES VEGETAIS CHRIS CASTRO 1

Vantagens dos leites vegetais

Algumas pessoas descobrem os leites vegetais devido quando possuem intolerância à lactose. Outros, optem por esses leites por serem vegetarianos. E ainda tem as pessoas, como eu, que buscam uma alimentação mais natural à base de vegetais, porém evitando produtos animais.

Com o crescimento das informações de saúde na internet e com a massificação da alimentação saudável nas redes sociais, cresceu também a procura e oferta dos leites vegetais. Os leites vegetais são bebidas feitas a partir de cereais ou frutas, que possuem aparência e valor nutricional semelhantes ao leite animal, porém livres de lactose e com baixa gordura. São ricos em fibras, ferro, minerais e proteínas.

Os leites vegetais podem substituir o leite de vaca em tudo, desde as preparações culinárias até a ingestão pura. E o sabor? Delícia! Na minha pobre opinião, os mais saborosos são o de amêndoas, coco e castanha.

Comparativo do leite de arroz RisoVita vs Nesfit

Bom, falar em várias opções no mercado significa falar em comparação de rótulo. Você acha que todos os leites de vegetais são iguais? Ledo engano! Decidi comprar duas marcas de leite de arroz!

o leite de arroz é feito de arroz branqueado e água. É o menos alergênicos de todos. Embora o leite de arroz possa ser fortificado com cálcio e vitamina D, ele não é uma fonte natural de qualquer um deles. A desvantagem é que ele tem alta quantidade de carboidratos e é muito pobre em proteínas, por isso é uma boa opção para quem tem diabetes, atletas ou idosos.”

Aos costumes… Vamos comparar a lista de ingredientes!

Ingredientes do Leite de Arroz Nesfit: água, farinha de arroz, polidextrose, óleo de girassol, minerais (cálcio, ferro e zinco) e vitaminas (A e D), estabilizantes citrato de sódio e goma gelana, emulsificante lecitina de soja, acidulante ácido cítrico, aromatizante e edulcorantes sucralose e acesulfame de potássio.

Ingredientes do Leite de Arroz RisoVita: água, arroz, polidextrose, óleo de girassol, sal marinho e cálcio.

VANTAGENS DOS LEITES VEGETAIS CHRIS CASTRO 2

Daí eu me pergunto: porque uma opção é feita somente com alimentos (6 ingredientes) e outra é feita com alimentos e aditivos químicos (13 ingredientes). Opções:

  1. Para conservar mais? Não! A validade do Nesfit (48h) depois de aberto é menor do que o RisoVita (6 dias)
  2. Ah, o Nesfit com certeza tem menos sódio… Não! No Nesfit (69mg) é maior do que no RisoVita (40mg)
  3. Última opção… O Nesfit é mais “magro”. Não! o Nesfit tem o dobro de gorduras totais quando comparado ao RisoVita

Ou seja, nenhum motivo para o Nesfit ter uma lista de ingredientes assim! #consciêncianutricional.

Ah, e é super fácil fazer os leites em casa! Olha aí i vídeo no Youtube com a Chubby Vegan ensinando a fazer os leites:

7 comentários, Deixe o seu também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alfredo
    Abril 21, 2016
    Falou e não disse nada de mais... "São ricos em fibras, ferro, minerais e proteínas." Muito superficial sua explicação.
    • Chris Castro
      Maio 3, 2016
      Oi Alfredo, busco ter uma linguagem mais simples, uma vez que o blog é para público geral. Mas caso queira uma informação adicional, estou à disposição.
  2. Kamila Modolon
    Março 21, 2017
    Já usei os dois.. e comparando pelos ingredientes o dá RisoVita seria o melhor por ter menos aditivos químicos, mas tem um porém, o dá RisoVita só diz que é leite de arroz e o dá Nesfit diz que é de arroz integral, então se for optar pelo melhor carboidrato eu optaria pelo dá Nesfit.
    • Chris Castro
      Março 22, 2017
      Oi Kamila Obrigada pelo comentário!
  3. Florencia
    Maio 3, 2017
    Olá, entrei na página buscando um comparativo entre os leites vegetais, qual a melhor opção: Coco, amêndoas, semente girassol, etc. Comparativo tabela nutricional, qual a melhor opção em relação proteína, gordura, vitaminas. Você tem algo neste estilo? Obrigada.
    • Chris Castro
      Maio 8, 2017
      Oi Florencia Essa é uma pergunta bem abrangente, pois cada vegetal tem suas propriedades boas... No geral os leites vegetais se assemelham na quantidade de proteína e vitaminas. Em relação a gordura, o leite de coco tem uma maior quantidade. Uma opção com baixa caloria e baixa gordura, mas super boa fonte de proteínas e vitaminas, é o leite de arroz, porém, na minha opinião, tem o sabor mais "chato"... Bom, espero ter ajudado!
  4. Carla
    Junho 1, 2017
    "Ou seja, nenhum motivo para o Nesfit ter uma lista de ingredientes assim! #consciêncianutricional." A Nestle é dona de indústria farmacêutica, ou seja, ela faz produtos "saudáveis" para você ficar doente e comprar remédios dela......
Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo