Água com gás engorda?

Água com gás engorda? Água com gás dá celulite? Água com gás faz mal? Bom, já escutei de tudo a respeito das águas com gás, muita baboseira muita coisa errada… Daí decidi fazer esse post para compartilhar com vocês tudo sobre água com gás! 

Primeiro ponto a comentar aqui é sobre a importância da água para o organismo! Somos feitos 70% de água, ou seja, dependemos de água para realizar todos os processos vitais. Água é vida, nos deixa saudáveis e até mais bonitos! Sim, água e beleza são diretamente proporcionais, quanto mais água você bebe, mais bonita será sua pele, cabelo, olhos… TUDO.

A recomendação de tomar 2 litros de água por dia é fundamental ser seguida. Costumo incluir 10 copos de 200ml ao longo do dia nos planos alimentar dos meus pacientes e na minha vida. Não espere sentir sede para beber água! Quanto estamos sentido a sensação de sede, significa que as nossas células já estão desidratadas! A sede é o primeiro sinal de desidratação.

E você sabia que beber água reduz as rugas??? SIMMMM… Quanto estamos devidamente hidratadas, deixamos nossas células cheinhas de água, o que significa que as células ficarão mais firmes e densas, assim menos propensas a formar depressões. Em resumo, quando estamos hidratados, nossas células ficam esticadas e a nossa pele também, assim as rugas ficam com a aparência reduzida.

Enfim, são muitos, diversos, milhares, infinito e além motivos para beber bastante água, seja com sem gás ou com gás, sim porque a água com gás também é uma ótima fonte de hidratação! Vamos falar um pouquinho mais para dismistificar esse tema.

Água com gás engorda?

ÁGUA COM GÁS ENGORDA CHRIS CASTRO 1

Não! Vamos lá… Nenhuma água possui calorias, ou seja, o que não possui calorias não pode engordar. O que leva a qualquer pessoa engordar é um consumo maior de calorias com um gasto menor. Assim NUNHUMA ÁGUA, COM GÁS OU SEM GÁS ENGORDA OK!

Deixo claro que quando falo de água, estou falando de água de verdade e não dessas misturas loucas de águas com aromatizantes e açúcar, tipo essas “águas” que vendem no mercado: H2O, Aquarios…

Falando das águas de verdade, tudo que você escutar sobre “engorda, dá celulite ou faz mal” é mentira. O que faz mal, engorda e dá celulite é o consumo de açúcar, o que não existe nas águas minerais.

As aguas minerais são águas puras, de fontes minerais. A água com gás, é a mesma água mineral, porém que passa por um processo de gaseificação, onde é adicionado gás carbônico, deixando a água com as bolinhas cheias de gás.

Esse gás adicionado não altera a composição dos minerais da água, ou seja, não tem nenhuma desvantagem nutricional, muito pelo contrário, vejo várias vantagens nutricionais no consumo da água com gás:

  • Para quem quer diminuir o consumo de refrigerantes, consumir água com gás pode ser uma ótima sugestão de substituição, pois a sensação de efervescência do gás é a mesma dos refrigerantes, mas sem a parte ruim do açúcar e da química!
  • Beber água com gás junto das refeições pode ter ajudar a comer menos, uma vez que o gás dá uma certa estufada, te dando uma sensação de saciedade!

Um observação importante é para pessoas com distúrbios gastrointestinais, que podem sentir um grande desconforto com os gases, assim devendo consumir com cuidado.

Em resumo, água com gás sim! Eu adoro… Mas mesmo entre as águas é importante ler o rótulo #leiaorótulo #sempre sim, sou a loka dos rótulos, mas isso é muito importante. Entre as águas existe muita diferença entre as quantidades de minerais, entre eles o sódio!

ÁGUA COM GÁS ENGORDA CHRIS CASTRO 2

Sódio escondido nas águas

Já sabemos que sódio em excesso faz mal a saúde! A Organização Mundial de Saúde preconiza o consumo diário máximo de 2.000mg de sódio por dia. Mas quanto tem nas águas com gás?

Tanto as águas com gás ou sem gás, possuem sódio, porém algumas marcas com mais e outras com menos sódio. Porém nenhuma marca de água mineral do mercado está fora dos limites aceitáveis pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, que é de 600mg/l. Ainda assim, é fundamental saber a quantidade de sódio que você está consumindo na água, pois se for tomar 2 litros dessa água, mais as quantidades de sódio que ingerimos ao longo do dia por meio dos alimentos, pode ser uma bomba de sódio!

Eu comparei 3 rótulos de águas com gás que consumo (ou consumia rsrs) rotineiramente e avaliei a quantidade de sódio. Olha aí o resultado:

ÁGUAS MINERAIS SÓDIO

[OBS.: os valores podem mudar de acordo com a fonte origem da água. A água Crystal citada é da Fonte Santo André, que possui 19,93mg/200ml (fonte site Coca Cola – aqui!)]

Por mais que todas as águas estejam dentro dos limites estabelecidos pela ANVISA, mas uma vez ressalto… Infelizmente nossa alimentação diária já é uma fonte de sódio em excesso, se você puder fazer escolha por produtos com menor quantidade de sódio, FAÇA!!! Por que consumir uma água com maior quantidade de sódio se existe outra opção com menor quantidade???

Pense… Se você for tomar a recomendação diária de água da opção com mais sódio, olha aí o resultado da sua escolha:

RÓTULO CRYSTAL SÓDIO

Ou seja:

  • Tome água! A ingestão de 2 litros de água por dia garante a saúde e a beleza
  • Quanto mais água menos rugas!
  • Água com gás pode ser uma ótima opção, pois não faz mal e ajuda e dar mais saciedade
  • Mas leia sempre os rótulos e compare as águas!
  • Algumas águas possuem mais sódio do que outras
  • Escolha por menos sódio, pois a nossa alimentação já tem muito sódio

Espero que esse post te ajude nas suas escolhas diárias! Tenha #consciêncianutricional

3 Comments

  1. Evelin Rislene Duarte Reply

    Me ajudou muito, aqui em casa é maior falatório quando tomo água com gás.

    • Hahaha… Que bom! Beijos e obrigada por acompanhar o blog. Todos os dias tem post novo às 8h. Te espero por aqui!

Comente!

Navigate