Alimentos para a memória

Você sabia que existem alimentos que atuam a favor da memória? Alimentos ricos em certos nutrientes que ajudam a prevenir a perda da memória e auxiliam na capacidade de raciocínio!! Recentes pesquisas mostram essa relação dos alimentos para a memória. Leia esse post para saber mais o que comer para ficar mais esperto 😉

Alimentos para a memória

A ciência está estudando os elos entre alguns nutrientes e bioativas com a cognição. Conheça aqui a lista de alimentos mais estudados para ativar a memória:

  1. Castanha do Pará: essa castanha é uma rica fonte de selênio!! Uma pesquisa na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo com voluntários com mais de 60 anos, mostrou que o consumo de 1 unidade de castanha do Pará por dia, durante 6 meses, melhorou os níveis de fluência verbal e raciocínio. A hipótese é que essa melhora de fala e raciocínio teria a ver com o selênio.
  2. Cúrcuma: também conhecido como açafrão, a cúrcuma possui propriedades anti-inflamatórias, assim aliviando possíveis inflamações no sistema nervoso central. Assim, já se sabe, que além de vários outros benefícios para o organismo, essa especiaria também traz benefícios para o cérebro.
  3. Champagne: sim, você não leu errado, o champagne. Uma universidade no Reino Unido apresentou uma pesquisa que traz os benefícios dessa bebida borbulhante na melhora do fluxo sanguíneo e, consequentemente, a cognição e a memória.
  4. Linhaça: ácido graxo encontrado também am peixes, comprovadamente contribui para barrar a perda de volume cerebral nos idosos. Uma pesquisa da Universidade de Minnesota nos Estados Unidos, mostrou um estudo com idosos, sugerindo que os que consumiam a linhaça ou outras frontes de ômega 3, reduziam a perda cerebral, assim com melhor resultados em testes de memória.

Vamos então colocar esses itens no cardápio já?? O que você acha de uma salada de salmão, temperada com cúrcuma e linhaça, com pedaços de castanha do Pará em cima e acompanhada de uma taça de champagne?? Boa né…

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

 

Comente!

Navigate