Beleza Limpa

Há algum tempo venho refletindo sobre o tema “Beleza Limpa”, um termo amplo, simples, mas que tem muito a nos ensinar… Você já parou para pensar sobre os ingredientes contidos nos produtos de beleza? Será que nas fórmulas desses produtos existem itens nocivos à saúde ou ao meio ambiente? Pois bem, se você fez uma pausa nessa leitura para refletir sobre isso, bem-vindo ao clube… Vamos falar mais sobre “Beleza Limpa”?!

Beleza Limpa

Há aproximadamente 10 anos eu venho estudando a pele, nutrientes da beleza, os cosméticos e seus ativos. Porém no último ano, tenho me aprofundado a ler mais os rótulos, conhecer mais as fórmulas e entender a função, importância, benefícios e riscos de cada um dos ingredientes. Qual o resultado disso?? Cada vez mais tenho usado menos os produtos com itens noviços à saúde e ao meio ambiente e tenho optado mais por produtos limpos, ou seja, com o compromisso da Beleza Limpa.

Daí você pode pensar: “ah, tudo bem, não vou ingerir, só vou usar na pele mesmo, ou seja, não me contamino por dentro“.. Nã na nina nã não!! Contamina sim, a pele absorve e os itens noviços vão envenenando a nosso organismo aos poucos!

“O Dr Takassi explica que as toxinas que entram no corpo pela alimentação, são quebradas e eliminadas por sistemas próprios, o mesmo não ocorre quando a via de entrada é a derme: “todo contaminante em contato com a pele cairá diretamente na corrente sanguínea e se direcionará a órgãos extremamente nobres como cérebro e coração”

Se queremos livrar nossos corpos dos contaminantes a que estamos constantemente expostos e levar uma vida mais saudável, essa informação é, por si só, suficiente para revermos não só os alimentos que consumimos, mas também os cosméticos que aplicamos no maior órgão do nosso corpo.

Beleza Limpa

E o que devemos evitar? Confira a lista dos itens que devemos evitar, essa lista maravilhosa vem lá do site da Biossance, e vale a pena conferir depois que terminar essa leitura. Biossance é uma marca que chegou no Brasil recentemente e está levantando essa pauta da Beleza Limpa. A empresa, que é pioneira em beleza sustentável através da biotecnologia, trouxe para o Brasil uma linha de produtos inovadores e limpos, ou seja, produtos que fazem a diferença para a saúde das pessoas e para a saúde do planeta.

“Com base em nossa forte tradição de ciência e sustentabilidade, criamos uma linha de cuidados com a pele que é surpreendemente eficaz e segura sem prejudicar o meio-ambiente ou os animais”

Assim, nenhum produto da marca possui os itens nocivos para a saúde.. Fiquem atentos a lista abaixo e leia o rótulo dos produtos que você tem em casa para ver se tem alguns desses itens:

Top 10 Ingredientes Para Evitar

1.Ftalatos

O QUE PROCURAR:
Ftalatos ou Fragrância

PARA QUE É USADO:
Ingredientes para fragrâncias, promove flexibilidade

POR QUE NÃO É SAUDÁVEL:

Cancerígeno, disrupção hormonal

2. Quaternium – 15

O QUE PROCURAR:
Formaldeído emissores

PARA QUE É USADO:
Conservante, agente antiestático

POR QUE NÃO É SAUDÁVEL:

Prejudicial ao meio ambiente, irritação, toxicidade aos orgãos

3. Palmitato de Retinol

O QUE PROCURAR:
Palmitato de Retinol

PARA QUE É USADO:
Condiciona a pele

POR QUE NÃO É SAUDÁVEL:

Doenças congênitas, cancerígeno, infertilidade

4. Oxibenzona

O QUE PROCURAR:
Oxibenzona

PARA QUE É USADO:
Ingrediente de proteção solar, filtro UV

POR QUE NÃO É SAUDÁVEL:

Prejudicial ao meio ambiente, disrupção hormonal, toxicidade aos orgãos

5. Fragrância

O QUE PROCURAR:
Fragrância

PARA QUE É USADO:
Para mascarar ou realçar odores

POR QUE NÃO É SAUDÁVEL:

Doenças congênitas, cancerígeno, prejudicial ao meio ambiente, disrupção hormonal, infertilidade, irritação, neurotoxinas, toxicidade aos orgãos

6. Formaldeído (+emissores)

O QUE PROCURAR:
Hidantoína DMDM, Imidazolidinil Uréia, Diazolidinil Uréia, Quaternium-15, Bronopol (2-bromo-2-nitropropano-1,3-diol, 5-Bromo-5-nitro-1,3-dioxano), Hidroximetil-glicinato

PARA QUE É USADO:
Conservante

POR QUE NÃO É SAUDÁVEL:

Prejudicial ao meio ambiente, irritação, toxicidade aos orgãos

7. Propilenoglicol

O QUE PROCURAR:
PEG, Polietilenoglicol

PARA QUE É USADO:
Espessante, solvente, amaciador

POR QUE NÃO É SAUDÁVEL:

Prejudicial ao meio ambiente, irritação, toxicidade aos orgãos

8. Sulfatos

O QUE PROCURAR:
Lauril Sulfato de Sódio e Lauril Éter Sulfato de Sódio (SLS e SLES)

PARA QUE É USADO:
Agente espumante e solvente

POR QUE NÃO É SAUDÁVEL:

Doenças congênitas, cancerígeno

9. Parabenos

O QUE PROCURAR:
Metilparabeno, Etilparabeno, Butilparabeno, Isopropilparabeno, Propilparabeno

PARA QUE É USADO:
Conservante, ingredientes para fragrâncias

POR QUE NÃO É SAUDÁVEL:

Prejudicial ao meio ambiente, disrupção hormonal, irritação

10. Óleo Mineral ou Petróleo

O QUE PROCURAR:
Óleo mineral, Petróleo

PARA QUE É USADO:
Condicionante, hidratante

POR QUE NÃO É SAUDÁVEL:

Prejudicial ao meio ambiente, toxicidade aos orgãos

Para Ler Mais Sobre Beleza Limpa:

EWG VERIFIED™—Environmental Working Group (EWG) é uma organização sem fins-lucrativos que defende causas ambientais e de produtos não-tóxicos. Todos nossos produtos são EWG VERIFIED™.

Think Dirty©—Think Dirty é um banco de dados online comprometido em ajudar os consumidores a identificar os potenciais riscos associados aos produtos de cuidados pessoais.

Artigo Sobre: 5 ingredientes dos produtos de beleza que você deveria evitar completamente e porque.

Artigo Sobre: Como ler um rótulo de ingredientes de produtos de beleza.

Beleza Limpa

Bom, na prática não precisamos ser radicais, mas devemos ficar atentos.. Se puder escolher, opte por cada vez mais incluir produtos mais “limpos” na sua vida. Eu sei, por exemplo, que o parabeno da maquiagem que uso só em dias de festa não vai me matar, por isso não deixei de usar tudo que eu tinha, mas no dia-a-dia vale ter maquiagens e produtos de skincare do bem!

A intenção não é sair de um extremo ao outro, mas gradativamente migrar os itens de uso diário para aqueles cuja composição não consta nenhum ingrediente assustador. Para quem quer fazer a transição para uma Beleza Limpa, a proposta é que você se atente aos ingredientes dos itens que você mais usa e evite aquilo que pode lhe fazer mal.

Outra opção é incluir produtos da Biossance na sua wish list 😉 Eu já usei alguns produtos e sou fã da marca, pela beleza limpa, mas também pelos resultados incríveis na pele.. Fica a dica!

Nutrição, beleza e beijos
Chris

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo