Benefícios da castanha do Pará

Eu amo castanha do Pará (ou do Brasil como também é conhecida) e sempre consumi sem me preocupar muito com a quantidade a ser consumida. Até que certo dia, eu li sobre o consumo dessa castanha e me assustei com a recomendação de 1 unidade por dia, podendo fazer mal quando consumida em excesso… Bom, fui atrás dessa história para ler tudo e pesquisar. Veja tudo sobre essa castanha e sobre a quantidade a consumir, conheça os benefícios da castanha do Pará.

Benefícios da castanha do Pará

Benefícios da castanha do pará brasil chris castro 2

Típica da floresta Amazônica, a castanha do Pará é a semente encontrada dentro do fruto da castanheira. Tem um super valor nutricional, o que faz ela ser chamada também de super alimento! É composta 66% por gordura, mas boa parte dessa gordura é do bem, trazendo benefícios para o organismo. Também é rica em selênio, sendo assim a principal fonte alimentar desse mineral. As sementes ainda contêm quantidades significativas de magnésio, fósforo, manganês, vitaminas do complexo B, zinco, vitamina E e fibras.

Castanha-do-pará – 10 gramas (3 unidades)
Calorias 66 kcal
Gorduras totais 6.71 g
Gorduras saturadas 1.6 g
Gorduras monoinsaturadas 2.38 g
Gorduras poli-insaturadas 2.4 g
Proteínas 1.43 g
Carboidratos 1.17 g
Cálcio 16 mg
Ferro 0.24 mg
Fósforo 72 mg
Magnésio 38 mg
Potássio 66 mg
Zinco 0.41 mg
Vitamina E 0.57 mg

Falando sobre o selênio, precisamos ressaltar a importância nutricional desse mineral. É potente agente contra o envelhecimento das células causado principalmente pelos radicais livres, previne o aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer e esclerose múltipla.”

Porém, como a quantidade de selênio encontrada na castanha do Pará é superior a recomendação diária de ingestão (RDI de selênio é 55 mcg/dia), a dose ideal e suficiente é de 1 castanha-do-Pará por dia. O excesso dessa castanha (mais de 10 unidades por dias consecutivos) pode ser prejudicial ao organismo. O excesso de selênio é toxico para o organismo, podendo causar fadiga, queda capilar, unhas quebradiças, erupções na pele, náuseas e vômitos.

Principais benefícios da castanha do Pará

Benefícios da castanha do pará brasil chris castro 1

São vários benefícios da castanha do Pará quando incorporadas 1 por dia na nossa vida! Porém alguns benefícios se destacam:

1) A castanha do Pará ajuda a proteger o coração

Apesar de ser muito gordurosa, e apresentar uma parcela significativa de gorduras do tipo saturada (22% da composição de gorduras), a castanha do Pará possui ácidos graxos (oleico e palmitoleico) que ajudam a aumentar os níveis de colesterol HDL e a diminuir os de colesterol LDL. O colesterol do tipo HLD ajuda a evitar doenças cardíacas, já o excesso de LDL está muito associado à ocorrência de aterosclerose, processo inflamatório nas artérias que pode provocar infartos.

2) A castanha do Pará ajuda a combater o câncer

Os benefícios da castanha do Pará contra o câncer são decorrentes, sobretudo, dos efeitos do selênio em nosso organismo. Existe uma enzima do sistema de defesa antioxidante do nosso organismo chamada glutationa peroxidase, que precisa do selênio para desempenhar suas funções.

3) A castanha do Pará ajuda a emagrecer

Pode parecer contraditório, mas não é só o seu conteúdo de fibras e proteínas que promovem uma sensação de saciedade, as próprias gorduras insaturadas da semente também proporcionam este efeito, o que fará você consumir uma menor quantidade de alimentos.

4) A castanha do Pará é ajuda no ganho da massa magra e potente afrodisíaco

As gorduras e o selênio das castanhas também são importantes para a síntese da testosterona, hormônio que promove o aumento da massa muscular, além de aumentar o impulso sexual em homens e mulheres.

Esses são alguns dos benefícios dessa castanha. Consuma 1 unidade diariamente e prefira a castanha ao natural, evitando consumir com sal ou açúcar.

Fica a dica! Beijos, Chris.

 

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo