Benefícios da Cúrcuma para a Saúde e Beleza

Um pozinho amarelo poderoso com vários benefícios para o organismo quando adicionado a rotina alimentar. Conheça os benefícios da cúrcuma para a saúde e beleza nesse post!!

Benefícios da Cúrcuma para a Saúde e Beleza

Bem, decidi escrever esse post pois consumo diariamente a cúrcuma e falo sobre isso no Instagram (me segue lá: @chriscastro1) e recebo muitas perguntas sobre esse ingrediente. O que é a cúrcuma? O que faz? Como consumir? Então vamos lá para as respostas!!

Também conhecida como açafrão-da-terra, ela é um pó usado como tempero, muito comum na Índia, seu país de origem. É uma raiz da família do gengibre – own família poderosa heimm – a cúrcuma é rica num ativo, a curumina, que possui propriedades antioxidantes e antimicrobianas.

Assim como o gengibre, consumir a cúrcuma só traz benefícios. De acordo com Aderson Moreira da Rocha, clínico-geral e presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, nos últimos anos surgiram mais de 300 artigos científicos que atribuem à curcumina e aos curcuminoides, seus compostos fitoquímicos, a capacidade de combater do aumento do colesterol a problemas autoimunes e cardíacos. Mas é mesmo na briga contra o câncer que o tempero tem brilhado.

“O centro de Câncer MD Andersonen, nos Estados Unidos, líder em pesquisas sobre a doença, orienta os pacientes a adotarem, de forma gradual, a dose de 8 gramas de curcumina ao dia”, conta Rocha. Isso dá umas duas colheres de sopa do tempero.”

Outros estudos comprovaram um efeito positivo sobre processos degenerativos e inflamatórios, como os da artrite e da artrose, nos sintomas da menopausa e até na perda de memória. Também existe um trabalho que mostra os benefícios da cúrcuma no combate à depressão.

No assunto beleza – minha especialidade modéstia à parte – a cúrcuma é um super aliada no combate aos radicais livres, item número 1 quando falamos em envelhecimento precoce da pele. Assim, consumir cúrcuma todos os dias na sua vida irá trazer benefícios na prevenção do câncer, na memória, no combate à depressão e no combate ao envelhecimento precoce. Demais heimm…

Benefícios da Cúrcuma para a Saúde e Beleza

E como consumir? Em que quantidade? Bom, para aproveitar o que ela tem de melhor, o primeiro passo é inseri-la em uma alimentação equilibrada. Pesquisas comprovam que uma dose diária segura é de até 12 gramas, ou seja, aproximadamente 1 colher de sopa cheia, porém eu consumo e recomendo, a metade dessa quantidade, aproximadamente 5 gramas, o mesmo que uma colher de chá.

Você pode usar essa colher de chá da maneira que preferir: em bebidas, temperos de alimentos, molhos para salada.. E costumo colocar no meu ovo mexido que consumo quase todos os dias no café da manhã – leia no post 1 Semana de Café da Manhã os meus segredos. Não dá um sabor forte, mas a cor fica maravilhosa!! O dia que, por algum motivo, não consumo no café da manhã, outra opção e misturar no café, ele desaparece.

Meu café da manhã: ovo mexido com cúrcuma.

Ah, por fim, não confunda cúrcuma com curry. O curry é uma mistura de temperos, que possui a cúrcuma e vários outros, mas não podemos considerar o curry como uma fonte segura de cúrcuma, pois não sabemos o quanto tem desse ingrediente lá dentro. O melhor mesmo é comprar cúrcuma em pó e ter em casa para o seu consumo!

Fica a dica!!

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo