Benefícios da Pitaya

Já comeu Pitaya? Não?!? Deveria… A Pitaya é uma fruta exótica, linda e gostosa, mas muito rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e oligossacarídeos, que ajudam na manutenção da saúde e da beleza. Existem relatos que os benefícios da Pitaya são desde diminuição do colesterol e níveis de açúcar do sangue a controle do trânsito intestinal e mais firmeza na pele! Conheça nesse post os benefícios da Pitaya.

Benefícios da Pitaya

A Pitaya, também conhecida como Fruta do Dragão por sua aparência exótica – casca irregular com gomos escamosos – essa fruta é deliciosa, refrescante e super nutritiva! Originária da América Central, a Pitaya já se espalhou em todo o mundo, sendo muito consumida no Oriente. Temos cultivo também no Brasil, mas ainda muito tímido, na região de São Paulo. Seu período de safra no Brasil é em dezembro/janeiro, ou seja, estamos na safra!

beneficios-da-pitaya-chris-castro-1     beneficios-da-pitaya-chris-castro-7

Por dentro dessa casca “rústica” é possível encontrar uma polpa doce e macia, com sabor que lembra ao sabor do Kiwi, que pode ser branca ou pink, de acordo com a espécie da Pitaya. Mas, de todas suas as variedades, a mais apreciada pelas pessoas que desejam maximizar os benefícios da Pitaya, é a variedade com o interior na cor pink, pois essa variedade possui mais antioxidantes e mais ferro.

Um dos destaques nutricionais da Pitaya é a quantidade de oligossacarídeos:

Trabalhos recentes publicado no Journal Food Chemisry (2010) estudou as propriedades prébioticas dos açúcares (oligossacarídeos) presentes na pitaya. Os prebióticos são oligossacarídeos não digestíveis que afetam beneficamente o hospedeiro por estimularem o crescimento e/ou atividade de um ou de um número limitado de bactérias no cólon intestinal, melhorando assim saúde do indivíduo.”

Os oligossacarídeos presentes na Pitaya mostraram propriedades funcionais, ao lado de seu efeito prebiótico, como a redução da ingestão calórica e a redução da insulina no sangue (insulinemia) em comparação aos carboidratos de fácil digestão.

beneficios-da-pitaya-chris-castro-9

Outro benefício da Pitaya está relacionado as suas sementes. A semente da fruta do dragão contém 50% de ácidos graxos essenciais, ômega 3 e ômega 6, ou seja, nutrientes importantes para a saúde cardiovascular e bem estar geral do organismo.

Essas sementinhas são frequentemente comparadas ao gergelim e têm um ótimo poder laxante que ajuda quem sofre com a prisão de ventre. Além disso o alto teor de fibras contido na Pitaya faz com que elas ajudam o corpo com os movimentos intestinais, facilitando a passagem suave através do trato digestivo, estimulando o movimento peristáltico, e induzindo a liberação de sucos digestivos. Ao regular a função intestinal com fibra dietética, você reduz suas chances de doenças como constipação, síndrome do intestino irritável e doenças ainda mais graves, como o câncer colorretal.

beneficios-da-pitaya-chris-castro-3

Sobre as vitaminas, minerais e antioxidantes a Pitaya dá um show a parte. A pitaya tem sido relatada como uma fonte de fósforo, ferro, betacaroteno, licopeno e vitamina E e C. Seus altos níveis de Vitamina C, são um dos ativos mais importante para o sistema imunológico de seu corpo, e que estimulam a atividade de outros antioxidantes no corpo. Eles procuram ativamente e ajudam a eliminar os radicais livres, subprodutos perigosos do metabolismo celular, que foram diretamente ligados às condições potencialmente fatais como o câncer e doenças cardíacas, além de está diretamente relacionada com o envelhecimento da pele.

Para emagrecimento a Pitaya também apresenta benefícios, pois é uma fruta de baixo teor calórico, em 100 gramas são encontradas apenas 50 calorias e tem propriedades termogênicas ou seja aumenta a queimar de calorias. A pitaya tem também uma substância chamada de tiramina, que ativa um hormônio no organismo chamado glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia.

Componentes Quantidade por 100 g de pitaya
Energia 50 calorias
Água 85,4 g
Proteínas 0,4 g
Gorduras 0,1 g
Carboidratos 13,2 g
Fibras 0,5 g
Vitamina C 4 mg
Cálcio 10 mg
Fósforo 16 mg

A Pitaya pode ser consumida em natural ou como sorvetes e sucos! Não deixe de consumir essa fruta deliciosa e fonte riquíssima de nutrientes!
beneficios-da-pitaya-chris-castro-4
beneficios-da-pitaya-chris-castro-6
beneficios-da-pitaya-chris-castro-8

 

1 Comment

  1. Impressionada com a descoberta dessa fruta. Não conhecia, já vi no mercado, mas confesso que fiquei meio receosa de comprar… sei lá …. Mas agora com todas essas orientações, já tenho minha resposta.

Comente!

Navigate