Benefícios do betacaroteno para a saúde e beleza

Um dos nutrientes mais funcionais que encontramos hoje nos alimentos e cosméticos é o betacaroteno, com funções importantes na saúde e na beleza. Mas você sabe os benefícios? Esse nutriente possui uma atuação incrível, especialmente na pele e no bronzeado… Então, pensando no verão que está chegando, hoje decidi escrever para vocês um pouco sobre denifição e benefícios do betacaroteno.

Benefícios do betacaroteno para a saúde e beleza

beneficios-do-betacaroteno-para-saude-e-beleza-chris-castro-9

O betacaroteno, é um pigmento precursor da vitamina A, que quando transformado em vitamina A, auxilia a produção de melanina, aumentando a pigmentação na pele e protegendo conta raios solares que oxidam nossas células da epiderme.” 

Betacaroteno ou “pró vitamina A” é um carotenoide, que são pigmentos naturais encontrados em vegetais e responsáveis pelas cores laranja, vermelho, verde e o amarelo de legumes e frutas como a cenoura, mamão, espinafre e pimentão. Por sua vez, quando ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres.

beneficios-do-betacaroteno-para-saude-e-beleza-chris-castro-8

Podemos encontrar a vitamina A nos alimentos, mas aproximadamente 50% da vitamina A do nosso corpo vêm da ingestão de betacaroteno, por isso ele é chamado de “pró-vitamina A”, ou seja, o betacaroteno é um precursor para a produção de vitamina A no organismo.

O betacaroteno possui várias funções importantes no organismo, mas sem dúvidas, seus benefícios são mais percebidos na pele, uma vez que o betacaroteno é um potente antioxidante, que atua no combate aos radicais livres que envelhecem a pele e colabora para preservar o colágeno, o que aumenta a elasticidade e a tonicidade dela.
Ainda sobre os benefícios relacionados a beleza, o betacaroteno contribui para um belo bronzeado. Essa relação se dá porque o betacaroteno atua também na formação da melanina, responsável pela pigmentação da pele e proteção contra a radiação solar. Ou seja, quando mais melanina, maior pigmentação… Esse é o motivo que quando tomamos sol, ficamos com a pele mais escurecida, pois se temos betacaroteno, produzimos mais melanina para proteger a pele nos mais solares.
beneficios-do-betacaroteno-para-saude-e-beleza-chris-castro-7
Ou seja consumir alimentos fonte de betacaroteno é fundamental para saúde da pele, evitando a ação nociva dos radicais livres, assim, deixando a pele protegida e mais nutrida, atuando contra o envelhecimento e ajudando na uniformização do bronzeado! Suas principais fontes alimentares são: cenoura, mamão, abóbora, beterraba, espinafre, manga…
O uso de betacaroteno de forma tópica, ou seja, cosméticos com esse nutriente, também ajuda na proteção da pele. Então #ficaadica, começar a saúde e beleza de dentro para fora, consumindo cenoura e outras fontes, e manter a proteção externa, com cosméticos com betacaroteno!
Gostaram desse post?
Beijos, Chris.

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo