Benefícios do Licopeno para a Saúde e Beleza

Um dos maiores aliados da saúde e da beleza é o antioxidante Licopeno!! O Licopeno é um carotenoide, um pigmento que é  encontrado em alimentos vegetais com cor avermelhada, como tomate, melancia, pimentão e goiaba. Conheça nesse post os principais benefícios do Licopeno para a saúde e beleza.

Benefícios do Licopeno para a Saúde e Beleza

Vegetais de cor vemelha, principais fontes de Licopeno

A cor linda do tomate, da melancia, da goiaba vermelha e do pimentão vermelho vem de um pigmento natural, o licopeno. Ele é um carotenóide com alto poder antioxidante, reconhecido pelos cientistas como o antioxidante mais eficaz entre os carotenoides.

“Pesquisas mostram que sua ação antioxidante é capaz de manter a força, a espessura e a fluidez das membranas das células, que servem para permitir a entrada dos bons nutrientes e remover o lixo celular. Membranas celulares saudáveis são vitais na prevenção de muitas doenças.”

Apesar de ser extremamente importante para o nosso organismo, nós não produzimos o Licopeno, ou seja, é fundamental o consumo desse nutriente pela alimentação. Veja todos os principais benefícios do Licopeno para a saúde e beleza:

Benefícios do Licopeno para a Saúde e Beleza

Melancia é uma das fontes de Licopeno

| PELE |

O consumo diário de Licopeno é um aliado certo para a pele. Devido a sua ação extremamente antioxidante, o Licopeno age protegendo as células dos radicais livres. Então podemos falar que o Licopeno é protetor das células, assim prevenindo o envelhecimento da pele.

| PRÓSTATA |

Estudos comprovam que o consumo de Licopeno ajuda a evitar os danos celulares, fatores de risco conhecidos para contribuir no desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Pesquisas em laboratório mostram que o licopeno poderia agir em células cancerígenas impedindo seu crescimento.

Segundo artigo publicado pela Endocrine-Related Câncer, estudos indicaram que o licopeno pode prevenir ou retardar a progressão do câncer de próstata. Um dos estudos relata que 32 pacientes diagnosticados com câncer de próstata foram suplementados com 30 mg de licopeno diariamente através da ingestão de molho de tomate. Em três semanas de suplementação os pacientes haviam aumentado o índice de morte das células cancerosas em comparação com pacientes não suplementadas.

| CORAÇÃO |

Outros benefícios do Licopeno estão relacionados ao coração. Dietas ricas em carotenoides, como o licopeno, poderiam prevenir a oxidação e deposição do colesterol LDL (o ruim) nos vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardiovasculares.

Benefícios do Licopeno para a Saúde e Beleza

Molho de tomate, uma fonte otimizada de Licopeno

Bom, como o corpo humano não é capaz de sintetizar licopeno, como já falamos anteriormente, consumir suas fontes é fundamental!! Então inclua na sua alimentação todos os dias os vegetais vermelhos, como o tomate ou seus derivados, como o molho de tomate e o Ketchup.

A absorção do licopeno aumenta quando o tomate é sujeito a um tratamento térmico e, simultaneamente, lhe é adicionado um pouco de azeite. Aposte nos refogados, assim como nos molhos e polpa de tomate.

Sempre que possível opte por utilizar um molho de tomate para acompanhar os seus pratos de peixe e de massa ou acrescentar tomate à sopa de legumes. E não se esqueça que, ao triturar, cozer e juntar um pouco de gordura estará a promover uma melhor absorção deste antioxidante.

Fica a dica!! Licopeno já!! Saúde e beleza em forma de alimento!!

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo