Benefícios do vinho

Sexta-feira, dia ideal para relaxar e tomar aquela taça de vinhos com amigos não é? Então saiba que além de relaxar, o vinho tem várias propriedades que trazem benefícios ao organismo! Comprovadamente o vinho atua na prevenção de doenças cardiovasculares, além de possuir muitos antioxidantes, fatores que atuam no combate aos radicais livre, ou seja, no combate ao envelhecimento. Assim, podemos considerar uma bebida da saúde e da beleza, quando ingerida com parcimônia. Leia o post para conhecer todos os benefícios do vinho!

Benefícios do vinho

Desde a Santa Ceia que está bebida está na moda! Até Jesus tomava… É uma das bebidas mais antiga e mais consumidas no mundo inteiro, não só porque é gostosa, como também por trazer bem-estar (aquela sensação relax após a ingestão do álcool), como também por trazer benefícios para a saúde.

vinho-tinto

Por ser tão antiga e tão consumida, que existem tantas pesquisas. Pesquisadores comprovaram os benefícios de tomar vinho, como também quais componentes da bebida que faziam esse efeito.

Já os polifenóis, em especial os flavonoides encontrados na uva, contribuem para acelerar o metabolismo, o que ajuda no controle do peso. Os mesmos componentes atuam na prevenção de doenças neurodegenerativas, como a demência. Outras bebidas alcoólicas também possuem essas substâncias, mas o vinho se destaca.”

Os benefícios do vinho para a saúde são devidos principalmente à presença do resveratrol, um forte antioxidante que está presente na casca das uvas que produzem o vinho tinto. Os principais benefícios dessa bebida para a saúde são:

  • Diminuir o risco de aterosclerose, por combater o colestrol ruim
  • Diminuir a pressão arterial, por relaxar os vasos sanguíneos
  • Aumentar o colesterol bom
  • Prevenir tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais, por ser antioxidante
  • Diminuir o risco de problemas cardíacos como infarto, por combater o colesterol

Os polifenóis, em especial o flavonoide antocianina possui outra função importante… É o agente número 1 no combate aos radicais livre, que fazem muitos dados ao organismo. Na pele, por exemplo, eles oxidam as moléculas de colágeno e elastina, fazendo que com elas fiquem danificadas. O resultado disso é um envelhecimento precoce da pele.

Além dos polifenóis que mencionamos anteriormente, o vinho tinto é rico em vitamina E, que também é uma vitamina que ajuda nos processos metabólicos da pele. Ela une-se a outros antioxidantes para torná-los ainda mais eficazes!

Assim, podemos afirma que os benefícios do vinho são muitos, especialmente para a saúde cardiovascular e no combate ao envelhecimento!

benefícios do vinho para saúde e beleza chris castro 3

Mas cuidado… A quantidade recomendada para o dia, para otimizar os benefícios do vinho e evitar o consumo exagerado de álcool e calorias, é de 1 taça por dia! Mas se você optar por tomar o suco de uva integral, também terá os benefícios, mas menos do que o vinho, assim o recomendado seria 400ml/dia.

Gostaram? Deixe os seu comentário sobre esse post e não deixe de sugerir temas para os próximos posts! Beijos, Chris.

 

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo