Benefícios do Zinco para a pele

Um dos minerais mais presentes e com mais funções no organismo é o Zinco. O Zinco entra na composição de várias enzimos e numa infinidade de processos vitais do organismo. Ele é fundamental para o bom funcionamento do aparelho genital masculino, como também é um dos responsáveis pela saúde da nossa pele. Conheça mais sobre os benefícios do zinco para a pele.

Benefícios do Zinco para a pele

beneficios-do-zinco-para-a-pele-chris-castro-3

O zinco assume um papel importante em várias funções da pele: morfogénese, reparação, manutenção, proteção e defesa pois é essencial para funções catalíticas, estruturais e reguladoras das proteínas e/ ou enzimas envolvidas nesses processos.

Por ser importante para as vias anabólicas e pelo fato de ser cofator de muitas enzimas envolvidas na síntese proteica, foram realizados estudos epidemiológicos que avaliaram a importância do zinco na cicatrização da pele. Os resultados desses estudos mostraram que o zinco afecta positivamente a cicatrização, mesmo em doentes críticos, como no caso de doentes queimados.”

A importância do zinco para a pele torna-se mais evidente em situações de carência. Uma das consequências da deficiência moderada de zinco é o desenvolvimento de pele áspera e atraso na cicatrização. Por outro lado, em situações de deficiência severa, como na acrodermatite enteropática, há uma absorção diminuída de zinco, com manifestações dermatológicas como dermatite pustular, eritema, áreas com eczema (inflamação) e alopécia.

Além da saúde no geral e da ativa participação no processo de cicatrização, o zinco é comprovadamente eficaz no combate a acne.

Os pacientes da acne têm baixos níveis em zinco! Pesquisadores turcos compararam os níveis de zinco em pacientes com e sem acne. O estudo incluiu 56 pessoas com pele limpa e 94 pacientes com acne, que foram divididas em dois grupos com base na gravidade da acne: leve/moderada e grave.

Este gráfico extraído do site www.zeroacne.com.br mostra os resultados:
Como você pode ver, os níveis de zinco diminuem enquanto a severidade da acne sobe. Em média, as pessoas com acne têm níveis de zinco 24% mais baixos do que aqueles sem acne. Os níveis de vitamina E seguem um padrão semelhante ao passo que a acne não tem efeito sobre os níveis de vitamina A.”
Outra atuação do Zinco na pele é no combate ao envelhecimento. Ele atua na formação do colágeno, como também no combate as radicais livres. Ou seja, um super nutriente anti-aging.
As recomendações nutricionais de zinco é de 8 mg/dia para mulheres e de 11 mg/dia para os homens. Os alimentos ricos em Zn são ovos, ostras, mariscos, fígado, carne vermelha, leite, arenque, farelo de trigo e nozes.
beneficios-do-zinco-para-a-pele-chris-castro-1
Fique atento… Não deixe de ter o Zinco nas suas refeições!
Beijos, Chris.

4 comentários, Deixe o seu também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luciane
    Setembro 19, 2016
    Bora cuidar de consumir mais zinco. Quase 40 com acne não está bom não!!!! Ótima matéria Chris.
    • Chris Castro
      Setembro 20, 2016
      É isso aí!!! Beijoss
  2. Rosiane
    Outubro 15, 2016
    Parei de usar anticoncepcional, e minha pele ficou horrível cheia de acne. Vou tentar consumir mais zinco pra ver se dar certo.
    • Chris Castro
      Outubro 18, 2016
      Sim, Rosiane, faz isso sim! Beijos...
Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo