Café faz mal?

Se você (como eu) é daquelas pessoas que necessita de tomar uma boa xícara de café logo cedo, leia esse post. Decidi escrever sobre o café, porque parece até obvio os benefícios do café, mas escuto de muitas pessoas a pergunta: café faz mal? Então leia esse post esclarecedor sobre o café.

CAFÉ FAZ MAL?

Coffee

O café é uma bebida feita a partir de grãos torrados e moídos, que carregam na sua composição nutricional baixíssima quantidade de calorias (obvio, se consumido sem açúcar) e polifenóis que possuem propriedades antioxidantes, além de ser rico em diversas vitaminas e minerais.

Mas os maiores benefícios do café, vem da presença da cafeína. A cafeína atua no sistema nervoso central como um estimulante direto por inibir a ação da adenosina, sendo esta substância uma participante do sistema de freio do cérebro, funcionando como um discreto calmante. Ao diminuir os efeitos da adenosina, a cafeína deixa nosso cérebro em constante alerta e com mais atenção e concentração, diminuindo também a fadiga mental.

É possível que a cafeína também estimule a produção cerebral de neurotransmissores como serotonina e dopamina, funcionando assim como um leve antidepressivo. Mas lembre: tudo dependerá da dose. Estes efeitos benéficos cerebrais da cafeína ocorrem com doses que não ultrapassem 300 mg/dia. Acima disto, pode causar irritabilidade, insônia e até mesmo dificultar a concentração. Aliás, quem dorme pouco por insônia deve evitar o uso do café pelo menos nas 12 horas que antecedem a hora de dormir.

Outro efeito também conhecido da cafeína é causar uma vasodilatação dos brônquios pulmonares, otimizando assim a capacidade respiratória. Não à toa os estudos mostram que um dos motivos do melhor rendimento dos atletas com o consumo prévio de cafeína antes das atividades físicas é a melhora da capacidade respiratória com melhor oxigenação dos músculos, melhorando assim seu rendimento. Aliás, além deste benefício, a cafeína diminui a percepção de cansaço pelo cérebro do atleta, fazendo com que o mesmo demore um pouco mais para atingir a exaustão.

Por último e não menos importante, sabe-se também que a cafeína estimula o metabolismo, aumentando a queima das gorduras. Este é o famoso efeito termogênico da cafeína, ou seja, ao transformar a gordura em fonte de energia há geração de calor e elevação da temperatura corporal (termogênese).

OU SEJA, O CAFÉ FAZ BEM!! Possui mais benefícios do que malefícios!!

BENEFÍCIOS DO CAFÉ CHRIS CASTRO 1

CAFÉ FAZ BEM!

Segue a lista dos benefícios do café:

  1. Aumenta os níveis de energia e faz você se sentir menos cansada.
  2. Ajuda a queimar gordura por causa da cafeína e eleva a taxa metabólica em até 11%.
  3. Ao contrário dos refrigerantes, o café não contribui para o aumento da pressão arterial.
  4. Eleva a adrenalina na corrente sanguínea, o que significa que você estará mais apta a praticar atividades físicas.
  5. O café é uma grande fonte de antioxidantes, os quais protegem sua pele, sistema imunológico, coração, olhos e outras partes do seu corpo.
  6. Pessoas que bebem café com frequência têm menos chances de desenvolver diabetes tipo 2, Alzheimer e Parkinson.
  7. Apenas o cheiro do café ajuda a diminuir o estresse.
  8. É uma bebida com pouquíssimas calorias.
  9. O café ajuda o seu cérebro a trabalhar de forma mais eficiente.
  10. Mulheres que bebem café têm bem menos chances de desenvolver câncer de pele.
  11. Beber café durante o dia diminui em 21% os risco de desenvolver doenças de coração.
  12. A bebida irá deixá-la mais feliz e age como um antidepressivo (fraco).

CAFÉ FAZ MAL E BEM…BENEFÍCIOS DO CAFÉ CHRIS CASTRO 4

Como tudo nessa vida que faz bem, pode fazer mal desde que tomado em excesso! #ficaadica

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

Comente!

Navigate