Cálcio e unhas

Nossas unhas tem capacidade de refletir a saúde do nosso corpo, podendo estar relacionada a uma adequada ou inadequada alimentação com ruim oferta de nutrientes. Sinais de unhas fracas podem estar relacionadas com falta de alguns micronutrientes, como o cálcio. A deficiência de pode se manifestar por meio de unhas quebradiças, além de outros sinais e sintomas. O cálcio é encontrado na composição da lâmina ungueal (unha), em grande quantidade sob forma de fosfato, em cristais de hidroxiapatita. Saiba mais o cálcio e unhas…

Cálcio e unhas

Uma alimentação adequada, incluindo o consumo de alimentos ricos em cálcio, de boa biodisponibilidade, é importante para o fortalecimento das unhas. Além disso, a exposição à luz solar é necessário para a produção devitamina D, que é responsável pela absorção do cálcio do intestino pelo sangue, se há deficiência dessa vitamina, o corpo acaba utilizando o cálcio de tecidos, unhas e ossos. Uma boa alimentação, fornece a matriz da unha vitaminas e mineiras para sua formação.

cálcio e unhas chris castro 2

Nós absorvemos cerca de 30% do cálcio proveniente dos alimentos, mas essa porcentagem varia de acordo com o tipo de alimento consumido. A biodisponibilidade geralmente é mais elevada quando o cálcio está bem solubilizado, e se reduz na presença de agentes quelantes ou que formem sais insolúveis de cálcio. A absorção do cálcio contido em laticínios e em produtos fortificados (extrato de soja, suco de laranja, tofu), é de cerca de 30%, duas vezes maior que vegetais verdes como acelga japonesa, brócolis e couve-crespas.

Compostos como ácido oxálico e ácido fítico, estão presentes em alguns alimentos e tem a capacidade de se ligarem ao cálcio ou de interferir em sua absorção. Dessa forma, esses alimentos podem ser considerados pobres em cálcio.

Os alimentos como espinafre, couve-manteiga, batata-doce e feijão apresentam teores elevados de ácido oxálico. Já os alimentos que apresentam concentrações elevadas de ácido fítico são os grãos integrais ricos em fibras, farelo de trigo, feijão, sementes, nozes e isolados de soja, a combinação destes alimentos com fontes de cálcio numa mesma refeição comprometem a eficiência de absorção total do cálcio (ex: consumo de espinafre e leite na mesma refeição pode reduzir a absorção de cálcio presente no leite).

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O cálcio também pode ser suplementado, mas para isso consulte uma nutricionista/médico.

TEXTO DA COLABORADORA – Bárbara Castro @bamaria_

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