Colágeno – benefícios e onde encontrar

Quando o assunto é beleza, se tem um nutriente que eu devendo a suplementação, esse é o Colágeno… O porque? Segue post com uma revisão completa sobre o Colágeno, seus benefícios e onde encontrar!

O Colágeno é uma proteína fundamental na constituição do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas. É uma proteína de origem animal, cuja função no organismo é contribuir com a integridade estrutural dos tecidos em que está presente. O colágeno é encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, tais como os ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes, bem como nos músculos e na camada córnea dos olhos. Seguem pontos importantes que você precisa saber sobre o Colágeno:

  • Responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar tecidos
  • 70% da massa seca da cartilagem articular
  • Até 15% da massa seca muscular
  • Principal componente de tendões (>85%) e ligamentos (>70%)
  • Abundante nos ossos, vasos sanguíneos e disco intervertebral
  • Até 75% da massa seca da derme (pele)
  • Responsável por uma pele saudável, garantindo a firmeza
  • A partir dos 25 anos o organismo começa a diminuir a produção orgânica de Colágeno
  • A partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda de Colágeno por volta de 1% ao ano
  • Aos 50 anos, o corpo só produz em média 35% do colágeno necessário
  • Os sintomas da falta de Colágeno são: flacidez, rugas, cabelos, unhas fracas e problemas nas articulações e ossos

Olha essa imagem que mostra a redução das fibras de colágeno com o passar da idade:

colágeno chris castro

Captura de Tela 2016-01-15 às 18.53.24

A OMS – Organização Mundial de Saúde – recomenda o consumo de 9g de colágeno por dia para indivíduos adultos, porém ressalto que uma recomendação de Colágeno individualizada, deve ser vista pelo profissional de saúde de acordo com a idade e exames clínicos do indivíduo.

Podemos consumir um aporte extra de Colágeno pela alimentação saudável, mas mesmo assim, a ingestão será menor que a demanda, uma vez que mesmo com as melhores fontes de proteína animal não irão chegar em 9g:

Colágeno fontes alimentação chris castro

Então se mesmo com uma boa alimentação iremos consumir somente cerca de 2g, significa que é necessário SUPLEMENTAR!!!

Colágeno perda chris castro Colágeno fontes suplementação chris castro

Mas cuidado, pois existem suplementos e suplementos…

1 – GELATINA NÃO É COLÁGENO!!! Vide o vídeo que fiz sobre o que tem na gelatina aqui!

2 – O Colágeno que será melhor absorvido e utilizado é o Colágeno hidrolisado

3 – Veja sempre a lista de ingredientes do suplemento, para você não levar junto com o Colágeno um bocado de açúcar e outras coisinhas não boas. Saiba mais sobre ler rótulos no vídeo que eu fiz aqui!

4 – Olhe sempre a quantidade de Colágeno por porção, pois muitas vezes o suplementos que parece ser o mais barato da farmácia, será o que tem menos Colágeno!

Bem, eu como uma boa balzaquiana que cuida muito da beleza, já faço suplementação de Colágeno há 2 anos… Gente, é incrível a diferença que faz! Se eu paro por alguns dias, vejo a firmeza da minha pele indo embora! É sério, TEM QUE USAR!!!

Pesquisei muito e testei vários produtos, até que encontrei o que eu considero o melhor suplementação de Colágeno do mercado. É o 5D ProCollagen 5D, da Five Diamonds – compre aqui!

Porque é melhor:

  • A fonte de Colágeno é o hidrolisado em peptídeos Verisol, com várias pesquisas que demonstram que é melhor absorvido e utilizado pelo organismo
  • Possui resultados comprovados
  • Contém: VIT C / VIT E / VIT D / VIT A / Zn / Se
  • ZERO AÇUCAR
  • SEM GLÚTEN
  • A caixa vem com 30 saches com 5g de Colágeno, prático para consumir e para levar quando for consumir fora de casa

Então #ficaadica vamos todos suplementar o Colágeno para ter mais nutrição & beleza… E não hesitem que comprar o 5D ProCollagen, pois é o melhor do mercado!

2 Comments

  1. Olá. Parabéns pelo blog. Ficaria muito agradecido se você pudesse me tirar uma dúvida. Em qual horário você toma esse colágeno? A empresa recomenda no meio da manhã, mas estive pesquisando na internet e vi algumas pessoa dizendo que o melhor horário para tomar colágeno é a noite antes de dormir porque é a noite que o corpo produz o colágeno. Outras dizem que é melhor no café da manhã em jejum porque a absorção é maior. Qual a sua opinião sobre isso? É melhor tomar mesmo no meio da manhã como a fabricante recomenda?

    • Oi Rodrigo
      De fato não existe consenso sobre o melhor horário. Eu costumo indicar após o exercício físico, para quem faz atividades.

Comente!

Navigate