Comparação do sal refinado com o sal rosa do Himalaia

Quantas vezes você já escutou alguém falando sobre o sal rosa do Himalaia e não entendeu exatamente o por que? Também não entendeu o motivo dele ser bem mais caro do que o sal normal? Então vocês precisa saber… Existem diferenças importantes para a saúde. Acompanhe nesse post a comparação do sal refinado com o sal rosa do Himalaia!

Comparação do sal refinado com o sal rosa do Himalaia

Hoje em dia você vai no supermercado e não sabe o que comprar… Muitos tipos de sal, de todas as cores e todos os preços! Bom, todos são sal, mas alguns com mais sódio, menos sódio, mais minerais… Então vale a pena saber as diferenças para comprar certo! Então fiz aqui uma comparação da opção mais comum, o sal refinado de cozinha, com o sal rosa do Himalaia, o mais indicado pelos nutricionistas.

comparacao-do-sal-refinado-com-o-sal-rosa-do-himalaia-chris-castro-2

sal refinado ou sal de cozinha é o mais utilizado na culinária e nas mesas dos restaurantes por ai (desnecessário isso). O sal é processado para remover impurezas e deixar ele fininho e branquinho, mas esse “refinamento” faz com que os teores de minerais sejam reduzidos.

De acordo com a legislação brasileira, é obrigatório incluir iodo ao sal. A medida tem como objetivo evitar que a população apresente deficiência desse mineral, responsável por prevenir problemas como bócio e cáries.

Bom, o sal refinado é o campeão na quantidade de sódio, em 1g de sal há 400mg de sódio.

comparacao-do-sal-refinado-com-o-sal-rosa-do-himalaia-chris-castro-3

sal do Himalaia tem esse nome por que ele é encontrado na região do Himalaia, região que a milhões de anos foi banhada pelo mar. É considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos, fica depositado a centenas de metros de profundidade… Possui mais de 80 minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Por conta disso, os cristais ganham tom rosado e sabor suave.

Tem um sabor mais requintado, então é ideal na culinária. Bom, além de ter um sabor mais gourmet, mais minerais, o sal rosa do Himalaia ainda tem menos sódio… Em 1g desse sal há 230mg de sódio.

comparacao-do-sal-refinado-com-o-sal-rosa-do-himalaia-chris-castro-5

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto deve consumir por dia, 2,4 gramas de sódio, o que equivale a 6 gramas de sal refinado. Então fique claro, pouco sal sempre… Mas se for consumir, opte pelo do Himalaia.

Menos sódio, mais minerais… O valor? É 10 vezes mais caro, mas mesmo assim, vale, pois acredite, se vocês consumirem adequadamente (ou seja, pouco), um 1kg a R$30,00 irá demorar muito para acabar.

Fica a dica! Beijos, Chris.

 

2 Comments

  1. E como fazer para substituir o iodo que falta no sal do himalaia????

    • Oi Lincoln
      O sal rosa do Himalaia também tem iodo, porém menos. Você encontra também iodo em outras fontes como: frutos do mar, batata, algas, leite e derivados.

Comente!

Navigate