Minha experiência no Cristalino Jungle Lodge na Amazônia

Incrível. Peço licença poética para começar esse post assim.. Essa uma das palavras que podem explicar um pouco a experiência de passar uns dias na Floresta Amazônica, mas poderia usar também as palavras: maravilhoso, inspirador, apaixonante, mágico.. Bom, foi tão especial conhecer a Floresta Amazônica e o Cristalino Jungle Lodge, que resolvi fazer esse post para compartilhar com vocês um pouco dessa experiência.

Minha experiência no Cristalino Jungle Lodge na Amazônia

Antes de contar um pouco sobre os meus dias incríveis na Amazônia, quero falar sobre essa floresta. A Floresta Amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo e concentra enorme biodiversidade. Além disso, ela faz parte do bioma Amazônia, o maior dos seis biomas brasileiros. Ela corresponde a 53% das florestas tropicais ainda existentes. Por isso, a sua conservação é debatida em âmbito internacional, em virtude de sua dimensão e importância ecológica.

A floresta amazônica localiza-se no norte da América do Sul, abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima, além de menores proporções nos países: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Então, nem sempre quando você ouvir que alguém foi ou está na Amazônia, não significa que está no estado do Amazonas ou muito menos na capital Manaus.

Eu por exemplo estava no Mato Grosso. Saí de São Paulo num vôo da Azul de 2h para a cidade de Cuiabá. De lá pegamos um vôo também da Azul, porém numa aeronave menor, para a cidade de Alta Floresta, no sul da Floresta Amazônica. De Alta Floresta, já no aeroporto (bem pequeno, com 1 vôo por dia), havia um transfer do Cristalino Jungle Lodge nos aguardando. Viajamos nessa van por uns 40′ com direito a uma parada no Floresta Amazônica Hotel (primeiro hotel da região, do mesmo dono do Cristalino Jungle Lodge) para tomar uma água, ir no banheiro e fazer o check in, e seguimos até chegar na beira do Rio Cristalino, de onde seguimos de barco.

Vista aérea do Rio Cristalino, por onde navegamos para chegar no Cristalino Jungle Lodge

Minha experiência no Cristalino Jungle Lodge na Amazônia

Bom, depois desse trajeto de 12h (sim saí de casa para o aeroporto de Guarulhos às 5h e cheguei no Cristalino Jungle Lodge às 17h), chegamos no hotel, ops, hotel não, no Lodge. Vamos lá explicar a diferença:

Um “lodge” (ou centro de turismo da natureza) é um complexo turístico que por sua localização e desenho procura otimizar o sentido de estar na natureza com os serviços próprios da hotelaria de qualidade e respeito e cuidado pelo meio ambiente.

Ou seja, não é um hotel, pousada, resort, nada disso, um lodge é um alojamento integrado com a natureza e respeitando o meio ambiente, assim sem gasto de água (não possuem piscinas), sem gasto excessivo de energia (luzes à noite, só nos quartos), sem equipamentos desnecessários (não tem academia, TV, carros) e sem som alto (música somente um instrumental leve). Definitivamente um lugar para que você sinta e viva a natureza!!

Voltando.. A chegada para o Cristalino Jungle Lodge é pelo rio. Descemos no pier e seguimos para a área de convivência. Basicamente o Cristalino Jungle Lodge só possui 3 áreas: alojamento dos guias e staffs, refeitório e convivência (um bar, uma biblioteca e uma sala de apresentações) e os quartos.

Dentro da Floresta Amazônica, o Cristalino Lodge é um local especial. A filosofia de hospedagem do Cristalino Lodge começa com a escolha de uma arquitetura moderna que recorre a espaços em harmonia com a natureza, promovendo uma experiência de conforto, sofisticação e bem-estar. Durante as 24 horas do dia, eles cuidam com o máximo carinho dos detalhes: no bem receber, no agradável jantar à luz de velas, no atendimento do bar com fogueira, em todas as atividades na floresta, em cada jardim bem cuidado.

Barcos que trazem os hóspedes, sempre com coletes salva-vidas e guias experientes.

Vista de cima do pier do Cristalino Lodge

Área de convivência do Cristalino Lodge

Área de convivência do Cristalino Lodge

Área de convivência do Cristalino Lodge

Já devidamente e confortavelmente instalada, comecei a curtir os passeios que o Cristalino Lodge proporciona. Chegamos na sexta a tarde e voltamos na segunda pela manhã, ou seja, tivemos um final de semana de aventuras na selva, com programas únicos no mundo e inesquecíveis para sempre!!

Minha experiência no Cristalino Jungle Lodge na Amazônia

Então vamos falar dos passeios que o Cristalino Lodge proporciona!! Quando você chega no quarto já está na cama toda a programação do final de semana, todas começam muito cedo e acabam cedo, pois final de contas lá você não tem energia e nem programação noturna, ou seja, é melhor ir dormir mesmo para está de pé às 5h.

São várias opções de atividades, normalmente são realizadas 2 atividades por dia, com folga de tempo, ou seja, dá para descansar ao longo do dia 😉 As atividades também possuem tempos e graus de dificuldade diferentes, então vale a pena se certificar se você está apto para tal. Seguem as atividades que participei:

1. Nascer do Sol na Torre

Cristalino Lodge possui duas torres de observação com 50 metros cada, construídas de aço galvanizado e posicionadas em diferentes pontos da reserva. Ambas as torres são acessíveis por trilhas num ecossistema de Floresta de Terra Firme, com árvores bem estruturadas e muitas espécies emergentes.

As torres permitem observar todas as camadas da floresta, partindo do nível do solo até a parte superior da copa das árvores. A vista de cima é deslumbrante, especialmente durante o nascer e o pôr-do-sol. Do alto da torre, pode-se avistar aves como araras, periquitos, papagaios, saíras, cotingas entre outras. além de macacos, como o macaco-aranha-de-cara-branca e o cuxiú-de-nariz-vermelho.

Para esse passeio, saímos do quarto às 4:30 para tomar um café e às 5h partimos com o grupo para a trilha. Com o guia, saímos ainda no escuro por uma trilha (tipo assustadora!! Na selva no escuro!!) por uns 50′ e chegamos na torre na hora certa para ver o nascer do sol!!

Vista do nascer do sol em cima da torre

2. Trilha da Castanheira

Saímos às 15:30 e após 40 minutos de passeio da barco, chegamos a esta trilha que leva os visitantes por uma rica floresta com muitas castanheiras. A maior delas possui cerca de 500 anos e precisa de seis pessoas para abraçá-la. É uma energia indescritível!!

“A” castanheira mais antiga e famosa da Amazônia

Foi a primeira vez que vi uma castanheira, árvore que dá um fruto, tipo um coco duro ou uma cabaça, onde dentro tem várias (cerca de 15) castanhas, conhecidas como Castanha-do-Pará.

A castanheira e seu fruto!! (foto divulgação fonte Google)

3. Trilha da Taboca

Para essa trilha saímos do Cristalino Lodge às 6h. É longa trilha passa por diferentes habitats, incluindo regiões parcialmente alagadas durante alguns meses do ano e zonas de bambus. Cerca de 2 horas de trilha, cheia de altos e baixos e regiões difíceis de passar.. Achei uma trilha com alta dificuldade, mas que vale MUITO a pena, pois você chega no ponto alto da selva, conseguindo ver até 20% da Floresta Amazônica.

Confesso que durante essa trilha eu me emocionei em vários momentos.. Por tudo!! Pela natureza, pela experiência, pela vida.. Vi grupo de araras azuis ao meu lado!! Surreal..

Orquídeas selvagens que nascem nas pedras ao longo da trilha

Vista do ápice da trilha, uma visão impressionante da Floresta Amazônica

Cúmplices dessa experiência inesquecível

4. Canoagem no Rio Cristalino

Haja coragem de pegar uma canoa e sair pelo rio!! Mas fui, dividi a canoa com a minha parceria de quarto, a Pri Barison e subimos o rio Cristalino por 1h. Por orientação dos guias, subimos o rio, pois caso a gente cansasse, a correnteza nos traria de volta ao pier do Cristalino Lodge.

O registro do momento da nossa saída para a canoagem no rio

Por ser uma atividade silenciosa, muitas vezes pode-se observar aves e macacos nas margens dos rios com mais facilidade. Não vimos macacos, mas vimos pássaros diversos, jacarés e cobras (socorro!!).

Esse foi outro momento de reflexão sobre a vida e emoção por estar no meio da Floresta Amazônica!!

Minha experiência no Cristalino Jungle Lodge na Amazônia

Por fim, foram 4 dias inesquecíveis!! Natureza mágica, lugar maravilhoso com pessoas incríveis!! Viajei com o time de influencers do LiketoKnow.it (SAIBA MAIS) e lá conheci a equipe do Cristalino Lodge que são excepcionais na acolhida!!

Influencers do Brasil e USA que estavam na trip

Dá para perceber a alegria em estar na Amazônia heimm..

O melhor guia da viagem, o querido Rafael

Quero finalizar esse post com a mesma palavra que comecei: Incrível. Foram dias inesquecíveis na apaixonante Floresta Amazônica. Agora ficou a experiência na minha memória e a vontade de voltar..

E eu vou voltar!!

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

 

 

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo