Golden Berry e Benefícios Para a Saúde

Já ouviu falar sobre a Golden Berry?? Golden Berry é um apelido de Physalis peruviana, fruta pequena, redonda e de cor predominantemente amarela. A Golden Berry nasce em arbusto de caule ereto e ramificado e em seu desenvolvimento, a fruta fica dentro de um casulo feito de folha fina e em formato de cálice. O apelido de Golden Berry foi dado devido ao grande poder nutricional e benefícios para a saúde dessa pequena fruta. Então decidi escrever esse post para que vocês conheçam a Golden Berry e benefícios para a saúde.

 

A frutinha e suas folhas em forma de cálice que protegem a Golden Berry

Golden Berry e Benefícios Para a Saúde – Curiosidades

Largamente produzida e conhecida na Colômbia, sendo a segunda fruta mais exportada do país, perdendo apenas para a banana, a Golden Berry ainda não é tão popular aqui no Brasil.

Pelo seu formato protegido pelo cálice de folhas, a fruta fica protegida de insetos, pássaros, pragas e das condições climáticas durante o seu desenvolvimento e colheita, assim ficando menos susceptível ao uso de inseticidas e outros agentes químicos. Essa fruta pode ser consumida fresca, apresentando um sabor entre ácido e doce, como também é utilizada em preparos como sucos, geleias, molhos e cremes.

A Golden Berry possui um grande potencial benéfico para a saúde, por ter características nutricionais únicas. Possui altas quantidades de ácidos graxos poli insaturados, ativos antioxidantes, ativos anti-inflamatórios, ativos imunossupressores, vitaminas e minerais. Assim, muitas propriedades medicinais são atribuídos a essa fruta, como: anti histamínica, antiespasmódica, diurética, antisséptica, sedativa e analgésica.

Também possui benefícios medicinais comprovados no controle da diabetes e estudos em andamento que relatam benefícios no tratamento do câncer, doenças hepáticas, malária e dermatites.

Sem as folhas, prontas para consumo!!

 

Golden Berry e Benefícios Para a Saúde – Características Nutricionais

A Golden Berry é uma ótima fonte de pró vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K1, vitaminas do complexo B, minerais, além de ser uma ótima fonte de pectina, uma importante fibra solúvel. Também é fonte de ácidos graxos polinsaturados e compostos bioativos que fazem dessa fruta uma jóia da natureza, uma Golden Berry.

| VITAMINAS |

A Golden Berry é rica em fontes de vitamina A, ou seja, substâncias pró vitamina A, que no organismo se transforma em vitamina A, como o betacaroteno. É a alta quantidade do betacaroteno que dá a cor laranja na fruta. Outra vitamina em destaque nessa fruta é a vitamina C. Tanto a vitamina A quanto a C são importantes fontes alimentares de antioxidantes, reduzindo a ação dos radicais livres que danificam nossas células.

| MINERAIS |

Rica fonte de fósforo, potássio, ferro e zinco, ou seja, minerais, a Golden Berry com essas características ajuda a desempenhar um importante papel no desenvolvimento e manutenção do funcionamento vital do organismo. O zinco contido na fruta age como um potente antioxidante não enzimático, assim contribui para a atividade antioxidante, prevenindo o estresse oxidativo das células.

| FITOESTERÓIS |

A literatura científica e médica descreve os fitoesterois como fornecedores de um vasta variedade de efeitos fisiológicos. Eles atribuem aos fitoesterois ações anti-inflamatórias, antitumor, antibacteriana e antifungo. Porém o efeito mais caracterizado e cientificamente comprovado, é a ação hipocolesterolêmica, atuando na redução do colesterol o LDL.

A Golden Berry contém os fitoesterois campesterol, sitosterol e sigmasterol, que possuem ação comprovada na redução dos níveis de colesterol sanguíneo, além de serem potentes antioxidantes.

| COMPOSTOS BIOATIVOS |

Importantes compostos bioativos são encontrados na Golden Berry, entre eles os compostos physalines e whitanolides. Withanolides são um grupo de lactonas esteriodais que estão em algumas plantas, como no caso dessa fruta, com propriedades farmacológicas como hepatoproteção, ação anti-inflamatória, antibacteriana e antitumor. Physalines são substâncias com ação imunossupressora, ou seja, regula a resposta auto imune do organismo nos processos de alergias, rejeição a orgãos transportados e até mesmo no crescimento das células cancerígenas. A Golden Berry é a fruta com maior quantidade desse bioativo, assim sendo um potencial alimento para ser utilizado farmacologicamente na inibição do crescimento dos tumores.

Golden Berry e Benefícios Para a Saúde – Considerações

A Golden Berry é uma rica fonte de componente bioativos com várias propriedades terapêuticas. Também possui uma composição nutricional especial, o que a torna um super alimento, ou seja, um alimento funcional com poderes antioxidantes.

Podendo ser consumida de diversas maneiras, a Golden Berry pode fazer parte de receitas como saladas, pratos quentes, sobremesas, geleias ou ao natural. O seu extrato, em sucos ou cremes, podem ser considerado um alimento para a saúde, por conter uma carga concentada de antioxidantes e bioativos da fruta que vale ouro, a Golden Berry.

Golden Berry, uma fruta que vale ouro!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Então incluam mais essa frutinha na sua lista de favoritos!! Golden Berry é pura nutrição e saúde!!

Você já conhecia essa fruta?? Deixe comentário 😉

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

 

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo