Manteiga ou margarina?

Manteiga ou margarina? Nenhuma das duas! Calma, vamos lá… Não quero ser aquela nutricionista chata que não pode nada (apesar de eu ser rsrs), mas se você me pergunta qual das duas escolher, eu fico um pouco sem resposta. Ambas são calóricas, cheias de gorduras, mas com diferentes fabricações. Dependendo da pessoa, pode ser que uma das duas seja mais adequada. Daí resolvi fazer esse post para responder essa questão e dar outras opções.

Manteiga ou margarina?

manteiga ou margarina chris castro 1

Primeiro vale a pena deixar claro a diferença entre essas gorduras. A manteiga de origem animal, feita a partir do leite batido até formar creme. É uma fonte de gorduras saturadas e colesterol, mas também possui vitaminas e minerais.

A margarina é de origem vegetal, feito por meio de um processo artificial chamado hidrogenação, ou seja, gordura vegetal hidrogenada, normalmente cheio de gorduras trans.

Em relação a carga calórica, as duas opções são compatíveis, ou seja beeem calóricas, mas do ponto de vista nutricional, mesmo com o colesterol, no geral a manteiga é mais nutritiva.

Então, se você não tiver colesterol alto, um pouco de manteiga não irá fazer mal. Se você tiver problemas de colesterol, opte pela margarina (mas compre a que tiver no rótulo que é isenta de gorduras trans). Mas melhor ainda, para qualquer um dos casos, é optar por nada de gordura ou até mesmo azeite.

Outra opção (a opção de escolha da minha casa) é a manteiga ghee. Conhece? A manteiga ghee é uma versão da manteiga tradicional, mas que foi “purificada”, ou seja, feito um processo simples e artesanal de remoção das toxinas e impurezas, bem como da lactose. Veja abaixo um vídeo que explica o processo de fabricação da ghee:

 

Minha experiência com a Manteiga Ghee

Uso a manteiga ghee em todas as aplicações culinárias em que eu utilizaria a manteiga. Ela é tão saborosa quanto a manteiga normal, mas mais leve (devido a ausência da lactose). Pode ser guardada na temperatura ambiente e possui uma validade média de 3 meses.
manteiga ou margarina chris castro ghee
Ela é resistente justamente por ser mais pura! Ah, também não contém corante ou conservante. Ou seja, uma manteiga pura. No entanto, é importante lembrar que, mesmo sendo mais saudável, a manteiga ghee ainda é uma gordura. Logo, preconiza-se seu uso moderado. Além disso, por ser mais saborosa que os outros óleos, uma pequena quantidade já é suficiente para ser utilizada em receitas culinárias #ficaadica

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo