Saiba mais sobre os tipos de chocolate

Semana internacional do chocolate!! Pois bem, infelizmente na Semana Santa as pessoas falam mais em comprar ovos de chocolate, falam mais em o que fazer no feriado, fazem mais festas do que reflexão… Não quero aqui falar em religião, mas se o povo quer chocolate, vamos a ele. Coloquei nesse post as principais diferenças sobre os tipo de chocolate, tão consumidos na Semana Santa (é até pecado isso rsrsrs).

Tipos de chocolate

É gostoso e todo mundo ama… É muito calórico, mas alguns possuem benefícios!! De fato os benefícios do chocolate vem da sua matéria prima, o Cacau, um fruto tropical, que é muito rico em antioxidantes, os flavonóides que comprovadamente ajudam a controlar a pressão arterial, combatem o envelhecimento precoce e reduzem os níveis de LDL, o colesterol ruim.

O problema é que o chocolate não é só feito de cacau… Alguns, como o chocolate branco, quase nem cacau tem… Quanto mais escuro, mais cacau, mais benefícios, mais amargo, menos açúcar e menos malefícios…

Rico em substâncias antioxidantes, o chocolate amargo traz benefícios à saúde e pode até ajudar a controlar o peso se for consumido com moderação.”

Bom, tem benefícios, mas engorda! E consumido em excesso possui malefícios também. E essa relação de fazer bem ou mal varia de acordo com o tipo de chocolate…

Tipos de chocolate

1. Chocolate ao Leite

É o mais popular… É feito com pasta de cacau, leite e açúcar. A quantidade de cacau varia, mas fica em torno de 25% a 30%. O percentual de açúcar também varia, mas cerca de 60%. Ou seja, menos cacau do que açúcar, então mais malefícios do que benefícios. Possui aproximadamente 160 kcal em 25g.

2. Chocolate Meio Amargo

Popular na confeitaria, é parecido com o chocolate ao leite, mas uma porcentagem maior de cacau que o chocolate ao leite e também possui menos açúcar em sua composição. Com cerca de 50% de cacau na fórmula, o chocolate meio amargo é mais saudável que o chocolate ao leite e também menos calórico, mas ainda não é a melhor opção. Possui aproximadamente 140 kcal em 25g.

3. Chocolate Amargo

Com sabor mais amargo, é produzido com mais cacau, acima de 60%, e possui pouco açúcar. Essa relação faz com que a quantidade de antioxidantes seja maior do que a de açúcar, sendo então uma opção com mais benefícios do que malefícios. Assim, quanto consumido com moderação, cerca de 2 quadradinhos dia, pode ser saudável ao organismo!! Possui aproximadamente 120 kcal em 25g.

4. Chocolate Branco

Mais doce, menos saudável… Não deveria nem ser chamado de chocolate… É produzido a partir da manteiga de cacau, mas com muito açúcar e gordura!! Em alguns casos, é ainda pior… A manteiga de cacau é substituída pela gordura vegetal hidrogenada, um tipo de ácido graxo que pode conter as gorduras trans, nocivas à saúde. Zero benefícios!! Possui aproximadamente 170 kcal em 25g.

Assim fica a dica, quer comer o seu pedacinho de chocolate, coma, mas opte pelas opções mais amargas!! Seja feliz com menos açúcar e mais antioxidantes!!

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

 

 

Comente!

Navigate