O Perigo do Chumbo nos Batons

Por esses dias aqui no blog eu decidi falar do alumínio nos desodorantes, uma vez que o alumínio é um mineral inorgânico que pode contaminar o nosso organismo… Daí, depois de estudar e escrever sobre o alumínio, decidi estudar outro: o chumbo. Bem mais perigoso e bem mais polêmico, o chumbo pode estar presente em vários cosméticos, especialmente no batom. Então, se você quer saber mais sobre o perigo do chumbo nos batons, leia já esse post!!

O Perigo do Chumbo nos Batons

Bem, quero que esse post seja mais esclarecedor do que assustador!! Quero alertar as pessoas dos riscos e da importância na informação, porém não te limitar a usar produtos de beleza, pois, felizmente, a maioria das marcas já estão atentas que melhorando as suas fórmulas para serem menos tóxicas.

Mas a verdade é que ainda existem produtos no mercado com chumbo na formulação!!

“O chumbo é um elemento que já teve propósitos úteis por séculos, desde encanamento à tintas e muito mais, mas os perigos dos níveis excessivos de chumbo no corpo se tornaram aparentes nas últimas décadas. O chumbo é uma neurotoxina que pode causar dificuldades de comportamento, desenvolvimento e aprendizagem. Portanto, ela é considerada perigosa principalmente para crianças, cujos cérebros ainda estão em desenvolvimento.”

Normalmente a presença do chumbo está relacionada a cor, ou seja, a variedade de tons de esmaltes e batons pode ter um preço: a composição química, muitas vezes, é prejudicial à saúde. O chumbo é um metal pesado bioacumulativo, ou seja, acumula-se progressivamente na cadeia alimentar e não é eliminado com o tempo. É tóxico, cancerígeno, prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Pode afetar o sistema circulatório, levar ao desenvolvimento de anemia, intoxicação, gerar alterações neurológicas e do sistema reprodutor, além de disfunção renal.

Assim como outros metais pesados está presente na formulação de batons e outros cosméticos, isso porque eles compõem elementos como os pigmentos e corantes que constam nos mesmos. A quantidade de chumbo contida nos cosméticos é regulamentada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e deve ser menor que 0,6% em tinturas capilares e menor que 20 ppm nos demais cosméticos. Considerando as baixas concentrações permitidas, a quantidade absorvida seria muito baixa e incapaz de produzir danos à saúde.

Ou seja, é permitido ter chumbo, mas numa quantidade mínima.. Mas será que essa lei da Anvisa está sendo obedecida?? O Inmetro fez uma avaliação aqui no Brasil. Para a avaliação, foram selecionadas 15 marcas de batons de diferentes cores, tipos e procedência: Avon Ultra Color; Contém 1g Make-up; Dailus Pop Art; Jasmyne; MAC Matte Lipstick; Maybelline Colorsensational; Natura Faces; O Boticário Make B; Oceane Ale de Souza; Payot Colors Up; Quem disse, Berenice?; Revlon Colorburst; Sephora; Tracta HD, e Vult Make Up. O resultado, segundo o instituto, foi bastante positivo, já que todas as marcas foram aprovadas.

De acordo com o Inmetro, o teor de chumbo das amostras analisadas estava abaixo dos valores recomendados pelo regulamentador brasileiro, o que é considerado adequado e segue uma tendência mundial. Os resultados demonstram que a tendência dos batons comercializados no Brasil é de possuírem um nível máximo de chumbo menor que 5 mg/kg e que a maioria possui um teor máximo de 1 mg/kg. Este resultado é consistente com outros estudos realizados em outros países, como Estados Unidos e Japão.

O Perigo do Chumbo nos Batons

Daí você me pergunta: “Chris, basta ler o rótulo dos produtos para saber se tem chumbo?” Eu respondo triste: “Não” 🙁

O seu batom pode conter chumbo sem que ele esteja anotado na composição, pois ele não é considerado um ingrediente. Ou seja, os fabricantes não colocam o chumbo intencionalmente no processo de fabricação. O chumbo é considerado um “contaminante” que está presente nos vestígios dos materiais base e pigmentos que constituem o produto. Ou seja, para saber temos que pesquisar, seja na internet, por meio dessas pesquisas que testam os cosméticos ou seja pesquisando realmente em laboratórios de testes.

Porém, alguns cuidados podem ser hábitos saudáveis para reduzir o contato com o chumbo, mesmo sem ter a certeza se ele está contido ou não nos cosméticos:

  1. Evitar delineadores tradicionais. Uma pesquisa nos EUA mostrou que a quantidade de chumbo nos delineadores mais antigos (kohl, kajal e surma) possuem quantidades altas de chumbo;
  2. Evite ao máximo pintar cabelos (deixe para quando sua cabeça estiver cheia de cabelos brancos, como a minha!!). A maioria dos produtos de tinta para cabelos, principalmente as progressivas que escurecem os fios com o tempo, elas têm acetato de chumbo,  com concentrações de chumbo maiores do que tipicamente é permitido para aditivos de cor.
  3. Use o batom com cores nudes mais frequentemente!! O batom é o motivo mais comum de preocupação em relação ao chumbo em cosméticos, porém uma informação é super importante, quanto mais escuro (principalmente vermelho) o seu batom for, maior a chance de haver grandes quantidades de chumbo nos pigmentos. Nude é vida!!

Sério, ao fazer esse post eu percebi, mais uma vez, que os hábitos mais saudáveis são tudo na vida.. Porque não deixar o batom vermelho somente para festas?! Bom, tome medidas práticas para reduzir a exposição a chumbo por cosméticos. A quantidade de chumbo em seu batom provavelmente não é um problema que deve causar preocupações. Porém, caso encontre produtos que sejam bons para você e que não contenham chumbo, talvez seja melhor usá-los!!

Fica a dica:

  • Limitar o uso de cosméticos por crianças, principalmente a parte de reaplicar batons e outros produtos labiais.
  • Reaplicar batom e outros produtos labiais somente se necessário, de preferência não mais do que seis vezes ao dia.
  • Escolher cores mais claras de batom e maquiagem, pois tendem a ter menos chumbo.
  • Procurar produtos sem chumbo ou testar os seus cosméticos, como dito anteriormente no artigo.

Bom, é isso.. Menos chumbo é mais saúde!!

Nutrição, beleza e beijos
Chris

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo