O que são Nutracêuticos

Já ouviu falar do termo Nutracêuticos? Provavelmente já, pois atualmente está na “moda”, mas provavelmente também, você ainda não sabe bem o que são Nutracêuticos. Então fiz esse post para explicar melhor o que são esses alimentos mágicos e seus benefícios para a saúde e beleza.

O que são Nutracêuticos

Nutracêutico foi definido por Stephen L. Defelice (1995) como um alimento ou partes de alimento que fornecem benefícios médicos ou para a saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de doenças. Tais produtos podem variar entre nutrientes isolados, suplementos dietéticos e dietas, a alimentos geneticamente modificados, produtos à base de plantas e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas” (Defelice, 1995)

o-que-sao-nutraceuticos-chris-castro-4

O termo Nutracêutico vem da junção de “Nutriente” + “Farmacêuticos”, pois os nutrientes têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e o tratamento de doenças.

Todo alimento contém componentes essenciais à nossa saúde nomeados nutrientes, que podem ser vitaminas, minerais, enzimas, gorduras “boas”, etc. Alguns alimentos vão além de suas funções nutricionais básicas, pois contribuem para melhora do estado de saúde e bem-estar, e reduzem o risco de uma enfermidade.

Seu uso é indicado porque possuem uma concentração maior de nutrientes, sendo mais efetivos na prevenção e no tratamento de doenças.

Atualmente existem alguns alimentos que já possuem suas propriedades funcionais comprovadas,
como por exemplo:

  • Ômega 3
  • Licopeno
  • Betacaroteno
  • Resveratrol
  • Colágeno
  • Antocianina

o-que-sao-nutraceuticos-chris-castro-6

Ou seja, um nutriente funcional é aquele que possui funções específicas comprovadas na saúde e bem estar. Alimento funcional, é um alimento que possua um ou mais nutrientes funcionais, como por exemplo um mirtilo ou uma romã. Nutracêutico é um veículo não alimentar (líquido ou pó, em cápsula ou medida recomendada), comprado em farmácias ou lojas especializadas, sem necessidade de prescrição, que fornece esses nutrientes funcionais de forma isolada ou combinada com outros.

Assim, os Nutracêuticos são uma ótima alternativa para aqueles que precisam de um “up” em alguns nutrientes, mas não conseguem atingir as metas por meio da alimentação.

De fato, pessoas com uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, leguminosas e proteínas animais, provavelmente já irá consumir de forma alimentar todos os nutrientes funcionais importantes para a saúde e beleza.

o-que-sao-nutraceuticos-chris-castro-2

Mas é muito bom saber que hoje já temos várias opções de Nutracêuticos no mercado, disponíveis e de qualidade, que podem ajudar ao nosso organismos a receber essa oferta adicional dos nutrientes funcionais.

Beijos, Chris.

 

 

Comente!

Navigate