óleo de coco emagrece?

Se eu puder descrever uma lista dos alimentos mais potentes da face da terra, na minha lista teria o coco. É uma fruta perfeita, que alimenta e hidrata, fornecendo ao organismo tudo de bom: vitaminas, minerais, gorduras boas… Mas, mesmo sendo um néctar da natureza, o coco é uma fonte de gorduras saturadas, então deve ser consumido com moderação! Como esse assunto está na moda e na boca do povo, decidi pesquisar mais a fundo para escrever esse post para vocês e esclarecer: óleo de coco emagrece?

Antes de responder a essa questão, quero falar um pouco sobre outros produtos do coco, sim, pois não só o óleo é o queridinho do momento, mas o leite e o açúcar também estão nas paradas de sucesso!

Leite de Coco

óleo de coco emagrece chris castro 1

O leite é extraído por meio da prensa da polpa madura do coco. É rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. É uma fonte de vitamina C, B1, B3, B5 e B6, sais minerais essenciais como cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês e ainda proteína, arginina e ácido láurico.

O ácido láurico presente no leite de coco garante propriedade antiviral, antifúngica, antibacteriana, digestiva, imunoestimulante e antioxidante. Ou seja um potente aliado da saúde! Esse ácido também estimula os hormônios da tireoide, acelerarando o metabolismo.

Por não conter lactose, esse leite, como outros leites vegetais, é uma ótima opção para pessoas intolerantes à lactose. Além de conter menos gordura do que o leite de vaca! Ou seja, menos calorias, com mais vantagens nutricionais!

Outra vantagem do leite de coco é dar mais saciedade. Um estudo demonstrou que as gorduras especiais do leite de coco nos levam a consumir uma média de 256 calorias a menos por dia! Isto também se dá por causa das fibras contidas no leite de coco, em contraste com o leite de vaca, que não contém fibras.

Açúcar de coco

O açúcar de coco é um produto 100% natural, não contém conservantes. Nutritivo e mais saudável que os outros adoçantes por não ser processado. Seu sabor se assemelha ao caramelo e açúcar mascavo, podendo ser utilizado em sobremesas ou como adoçante de bebidas como café e chocolate.
O açúcar de coco é um produto 100% natural, não contém conservantes. Nutritivo e mais saudável que os outros adoçantes por não ser processado. Seu sabor se assemelha ao caramelo e açúcar mascavo, podendo ser utilizado em sobremesas ou como adoçante de bebidas como café e chocolate.

É feito a partir da seiva dos botões das flores do coco. Possui um sabor sutilmente doce, quase como açúcar mascavo, mas com um ligeiro toque de caramelo. É uma boa opção de substituição do açúcar tradicional, por ter menor índice glicêmico e quantidades interessante de minerais, em especial de magnésio, potássio, zinco e ferro e vitaminas B1, B2, B3 e B6. Outro ponto é a quantidade de ferro, pois o açúcar de coco possui 36 vezes mais ferro do que o açúcar mascavo!

Óleo de coco

óleo de coco emagrece chris castro 3

Fonte de gordura saturadas boas, mas riquíssimo em duas em especial: o ácido láurico e o monolauril. O que tem de especial nessas gorduras? São de rápida digestão e metabolismo, ou seja, elas não ficam estocadas nas células. Ao contrário, servem de combustível para gerar energia, evitando assim que se transformem em pneus!

Essa dupla reduz o percentual de gordura corporal porque os triglicerídios de cadeia média, caso do ácido láurico e do monolauril, favorecem a oxidação de ácidos graxos e a sua utilização como fonte de energia”, explica a nutróloga Tamara Mazaracki

Como resultado dessa utilização, acontece um aumento do metabolismo e diminuição dos depósitos das gorduras! Além disso, conforme falado acima, esses ácidos também regulam o funcionamento da tireóide, acelerando o metabolismo orgânico, o que facilita o emagrecimento.

Então vamos agora responder a pergunta título desse post: óleo de coco emagrece? Depende!

Sim, apesar de ser uma excelente fonte dessas gorduras boas e de várias vitaminas e minerais, o óleo de coco é muito calórico! Uma colher de sopa (10 g) de gordura de coco possui 90kcal. Então o ideal é aliar esse óleo a uma dieta balanceada. Assim podemos considerar que o óleo ajuda do emagrecimento.

Mas busque uma informação customizada ao seu corpo e metabolismo. Consulte uma nutricionista e veja o que é melhor para você!

Minha recomendação (e meu uso pessoal) é consumir o óleo de coco em substituição de outras gorduras. Costumo usar na frigideira para fritar um ovo por exemplo.

Outra forma de consumir o óleo é como uma energia adicional no pré-treino. Tomo diariamente 1 xícara de café com 1 colher de chá de óleo de coco. Hummm…

 

 

 

Comente!

Navigate