Conheça a planta ora pro nobis

Provavelmente você, assim como eu, não é tão familiar com esse nome – ora pro nobis – mas comece a se ligar, pois essa é uma planta ainda não tão conhecida, mas que ainda vai dá o que falar, pois é uma super planta, poderosa como o espinafre… Conheça nesse post a planta ora pro nobis.

Planta ora pro nobis

Muito comum em Minas Gerais, onde também é conhecida pelo o seu nome traduzido do latim para o português – orai por nós – a ora pro nobis possui esse nome “santo” por tão santa que é!! Facilmente produzida e facilmente encontrada, a ora pro nobis é muito usada como cerca viva e ornamentação, mas ainda é pouco explorada como alimento.

Planta comestível da família dos cactos, a ora pro nobis possui alto valor nutricional. Possui um sabor que se assemelha ao espinafre e pode ser consumida em natura, em saladas ou sucos, cozida, em preparações ou refogada. Também pode ser feito um delicioso chá.

Nutrientes da ora pro nobis

É rica em fibras, ferro, vitamina A e C. Ou seja ótima para o sistema imune e circular, como também para a pele e olhos. É ótima fonte de cálcio, assim, sendo um ótimo alimento para fortalecer ossos e dentes.

Mas o grande destaque dessa planta se dá pela quantidade de proteína!! Aproximadamente 25% da composição da ora pro nóbis é de proteína. Seus aminoácidos são de ótima qualidade e quantidade, sendo considerada uma proteína de médio valor nutricional. É bastante consumida pelos veganos.

Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras constataram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de colon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis.”

Onde encontrar ora pro nobis

Confesso que nunca vi para vender… Então decidi plantar!! Achei a mudinha e fiz o meu vaso. É possível seu cultivo em ambiente doméstico, uma vez que pega bem em qualquer tipo de solo, não exige cuidados específicos, se propaga com facilidade.

Segue um vídeo que achei no Youtube sobre o plantio e receitas:

Bom, minhas mudinhas estão crescendo… Em breve falo mais sobre a minha experiência com a ora pro nobis.

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

Comente!

Navigate