Receita de Arroz Cremoso de Beterraba

Semana passada tive o imenso prazer de conhecer o restaurante Homa, inaugurado pelo Chef José Barattino. O arroz cremoso de beterraba ficou super conhecido e tenho o prazer de compartilhar essa receita deliciosa com vocês! Confira nesse post mais informações sobre esse renomado chef e a receita passo-a-passo!

Receita de Arroz Cremoso de Beterraba

O premiado Chef José Barattino, reconhecido por liderar o restaurante do Hotel Emiliano por sete anos, é o chef executivo e responsável por toda a operação do Eataly, em São Paulo. Com mais de 20 anos de carreira, acumula prêmios como Prêmio Paladar durante quatro anos seguidos, Chef Revelação do “Guia 4 Rodas Brasil”, e ganhou Primeiro Lugar como “Melhor Restaurante de Hotel” pela revista Gula, entre muitos outros. Super premiado e manda muito bem na cozinha!

Em março de 2018, inaugurou o Homa, conceituado restaurante de comida vegetariana em Pinheiros, elogiado pelo público e pela crítica. Ganhou recentemente o prêmio da revista O Melhor de SãoPaulo, da Folha de S.Paulo.  Em aralelo a isso, Barattino desenvolve um trabalho de cooperação com expoentes da agricultura familiar orgânica e biodinâmica. Sendo bem reconhecido como profissional referência nesta área de atuação. Quer saber mais sobre O Chef José Barattino clique aqui ou siga-o no Instagram.

Receita de Arroz Cremoso de Beterraba

| INGREDIENTES |

80g de ricota fresca
80g de parmesão ralado
50g de manteiga sem sal
60 ml de azeite extra virgem
100ml de aceto balsâmico
400g de arroz arbóreo
300ml de vinho branco
20 ml de limão siciliano
600g de beterraba vermelha
50g de cebola branca nacional
sal e pimenta do reino a gosto

Para facilitar o preparo da sua receita separe todos os ingredientes necessários.

| BETERRABA CROCANTE |

Descascar e cortar 150 gramas de beterraba em cubos médios. Em um panela pequena colocar a beterraba e os 100 ml de aceto balsâmico. levar em fogo baixo até o aceto reduzir, quase que por completo. Resfriar e reservar.

| SUCO DE BETERRABA |

Descascar o restante da beterraba e separar as cascas. Cozinhar as beterrabas limpas com 600ml de agua até ficar completamente macias. Completar a panela com água, conforme reduzir. Após as beterrabas estarem macias, bater em um liquidificador e reservar. Cozinhar as cascas separadamente. Após soltar toda a tinta coar o liquido e juntar com a beterraba batida.

| RICOTA CREMOSA |

Bater no liquidificador a ricota com 20 ml de suco de limão, sal, pimenta e 40ml de azeite. Bater até ficar um creme liso e homogêneo. Reservar.

| COCÇÃO DO ARROZ |

 Em uma panela adicione 50 gramas de cebola e refogue, adicione o arroz e refogue por mais 3 min. Manter fogo médio. Não pare de mexer. Adicione 300ml de vinho branco e continue mexendo. Conforme secar, adicione duas conchas do caldo de beterraba, que estava reduzido. Conforme vai secando, acrescente mais caldo de beterraba, repita o processo até o grão ficar al dente. Ajuste o sal e a pimenta, acrescente 50gr. de manteiga, parmesão ralado e o restante do azeite, continue mexendo até atingir uma consistência cremosa e uniforme. Por último adicione o crocante de beterraba.

| MONTAGEM |

Colocar o arroz no bowl, por cima uma colher de sopa de creme de ricota temperada, raspas de limão siciliano e brotos ou salsinha, caso tenha na mão. Rende 4 porções.

Receita de Arroz Cremoso de Beterraba

O restaurante Homa fica na Rua Benjamim Egas, 275 – Pinheiros, São Paulo. Para mais informações sigam eles no Instagram @homarestaurante.

Fez essa receita maravilhosa? Tira foto e me marca no Instagram @chriscastro1. Eu vou amar ver como ficou o seu arroz cremoso de beterraba!

Nutrição, beleza e beijos.
Chris

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo