Tang chá é bom?

Gente não aguento esses produtos que investe horrores com marketing e publicidade (comercial de TV, merchandising no programa do Fábio Porchat, publi com a atriz Fernada Rodrigues, Preta Gil e com umas blogueiras – com essas eles não gastaram muito rsrs) e não investe em desenvolvimento de melhores produtos, nutricionalmente falando… Bom, mas sem julgamentos, segue a minha leitura técnica do Tang chá mate com guaraná. Tang chá é bom?

Tang chá é bom?

size_810_16_9_tang

Não, do ponto de vista nutricional. Resposta simples e direta, com base no rótulo do produto… Vamos lá, de tanto ver esse produto nas mídias sociais, decidi avaliar as informações da lista de ingredientes e da tabela nutricional.

Lista de Ingredientes

Captura de Tela 2016-08-31 às 18.41.10

Comentários:

  1. Mas uma vez falo… Por regra da ANVISA, as listas declaradas nos rótulos devem conter todos os ingredientes utilizados, na ordem decrescente, ou seja, do ingrediente mais contido para o menos contido. O que significa isso? Que o principal ingrediente desse produto é açúcar!!!
  2. Apesar de ter muito açúcar, o produto ainda possui um oferta de adoçantes químicos para todos os gostos: aspartame, ciclamato de sódio, acesulfame de potássio e sacarina sódica!!!
  3. Sim, possui adição de vitamina C, D e Zinco, mas também possui adição de vários tipos de aditivos químicos: conservantes, aromatizantes, antiumectantes, corantes e edulcorantes!!!
  4. Sim, possui extrato de mate tostado, mas do guaraná, somente o aroma sintético, ou seja, nada do guaraná e dos seus diversos nutrientes funcionais. Do mate, também possui o aroma sintético, ou seja, o extrato que tem é tão pouco que é necessário adicionar o sintético!!!
  5. E ainda, para dar aquela corzinha, possui o 4-Methylimidazole, conhecido também como “caramelo IV” – um corante extraído por meio do processo de caramelização e aquecimento de determinados produtos. Sobre esse corante um destaque:

Um estudo feito pelo Programa Nacional de Toxicologia do Governo dos Estados Unidos já havia apontado efeitos carcinogênicos do 4-MI em ratos, e fez com que a Iarc (Agência Internacional para Pesquisa em Câncer), da OMS (Organização Mundial da Saúde), incluísse o 4-MI na lista de substâncias possivelmente cancerígenas. ” FONTE: IDEC

Com esses ingredientes, a tabela nutricional do produto é assim:

Captura de Tela 2016-08-31 às 18.41.43

Nutricionalmente falando, é uma caloria vazia, uma versão “refrigerante sem gás”, pois é água com açúcar e aditivos (corante, aromatizante, adoçantes e outros “antes”), com pouco aporte de zinco, vitamina C e D, por exemplo um suco de laranja possui em média 150mg de vitamina C e 100ug de vitamina D.

Em resumo, não vejo o por que de tomar essa bebida… Pode até ser que seja gostosa (isso euzinha não irei saber, pois não vou tomar), mas foi feita para isso… Imagino que a prioridade da empresa tenha sido essa, pois definitivamente não foi a qualidade nutricional.

Quer saúde? Tome realmente o chá mate com guaraná… Leia o rótulo, tenha consciência nutricional. Saiba o que você está consumindo, ou o que você está dando para o seu filho… Faça escolhas saudáveis, deixa essa bebida para o Fábio Porchat, que está super bem pago para tomar essa bebida!

programa-do-porchat-fabio-merchan-tang-cha-blog-gkpb-825x464

OBS.: É impressão minha, ou a cara do Fábio não está legal?!? Esse olhar vale mais que esse post inteiro!!!

Beijos, Chris.

 

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo