Saiba tudo sobre os tipos de açúcar

Vamos lá a um post bem amargo sobre o açúcar… Não, a idéia desse post não é falar mal do açúcar, mas de explicar um pouco sobre as diferenças entre os principais tipos que existem no mercado. Bem, eu não gosto de açúcar e quase não utilizo, mas sempre é bom saber sobre as diferenças entre as diversas formas de adoçar as preparações, para fazer melhores escolhas. Saiba nesse post tudo sobre os tipos de açúcar.

Tipos de açúcar

Vamos deixar claro que açúcar eleva a glicose do sangue, atrapalha processos metabólicos, quebra moléculas de colágeno, aumenta a celulite e engorda ok… Mas ainda muita gente consume diariamente muito açúcar!!

Outro ponto importante para deixar claro é que ja existe muito açúcar natural nos alimentos vegetais. Diariamente consumimos açúcar nas frutas, legumes, cereais… Enfim, já encontramos na alimentação saudável as fontes e necessidades que o organismo precisa desse tipo de carboidrato que dá muita energia ao corpo.

Bom, passado a limpo esses dois pontos, vamos falar sobre os tipos de açúcar! Possuem cores, formatos e gostos diferentes, mas o mais importante são as diferenças de valor nutricional e quanto de natural ou de química vai…

Começando pela cor, já podemos facilitar o processo de decisão de compra: quanto mais escuro e bruto, melhor quantidade de nutrientes. Quanto mais claro e fino, menos valor nutricional. Mas todos bastante calóricos!!

O açúcar vem da cana, que passa por vários processamentos. Quanto mais processado, mais branco, mais química, menos nutrientes… Entenda as diferenças:

  • Açúcar branco ou refinado – É o mais comum, mas o também é o mais “contaminado”. Passa por um refinamento, com vários aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e com sabor forte. Além da química, esse processo faz com que as vitaminas e minerais sejam perdidas.
  • Açúcar de confeiteiro – suas partículas são tão finas que se assemelham a um talco de bebê. É importante na confeitaria, mas é uma caloria vazia, pois possui sacarose e quase zero de outros nutrientes.
  • Açúcar demerara – Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e ainda possui algumas vitaminas e minerais. Nutricionalmente falando, é uma melhor opção quando comparado ao refinado ou ao de confeiteiro.
  • Açúcar mascavo – É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas.
  • Açúcar orgânico – A diferença está basicamente na produção da cana, que é feita de forma orgânica, assim sem químicas. Também não ultiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção.

Saiba mais sobre a Stévia

Uma opção ideal é buscar pelo demerara ou mascavo orgânicos!! Outra opção é buscar adoçantes à base de Stevia. A Stevia é um adoçante natural, feito à base de uma planta medicinal chamada Stévia que possui propriedades adoçantes.

Ele pode ser utilizado para substituir o açúcar em bebidas frias, quentes e receitas culinárias. Não possui calorias e adoça quase 500 vezes mais que o açúcar comum e pode ser utilizado por crianças, grávidas e diabéticos.

Mas, como tudo nessa vida, deve ser utilizado com moderação. Não existe ainda nenhuma pesquisa que mostre efeitos colaterais ou problemas no consumo da Stévia, mas também não existe consenso sobre recomendação e dose limite.

Assim, optar em acostumar o seu organismo a preferir sabores menos doce, pode ser uma ótima opção de reduzir o consumo de açucares, mas se for consumir, pense na Stévia, no demerara ou mascavo. Na dúvida, procure um nutricionista!

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

 

2 Comments

  1. marcia desterro Reply

    Cris

    Obrigada pela matéria, fale sobre o açúcar de coco e válido e de fato uma opção saudável???

    • Oi Márcia

      O açúcar de coco também é uma opção interessante, pois possui várias vitaminas e minerais. Tem um sabor diferente, então nem todos apreciam, mas em termos nutricionais, seria equivalente a um açúcar mascavo. Beijos e obrigada pela presença aqui no site 🙂

Comente!

Navigate