Vinho da Semana: Langhe Favorita 2016

Fazer post sobre o vinho da semana têm sido um super aprendizado. Pesquisar, degustar e entender mais sobre vinhos para compartilhar tudo com vocês é maravilhoso! Nesse post trouxe várias informações interessantes sobre o Langhe Favorita 2016, um vinho italiano delicioso.

Vinho da Semana: Langhe Favorita 2016

A fazenda Collina San Ponzio, têm sido casa para a adega atual desde 1986, uma grande fazenda, rodeada de vinhas, renovada e ampliada em 1999. Fundada por Pietro Balocco, que conseguiu concretizar uma longa tradição de sua família no campo da vinificação. A produção de vinho é uma paixão que começa com terras agrícolas de boa qualidade e com amor e conhecimento. Criou-se uma sinergia entre o vinhedo e o produtor e continua com a produção de vinho que, graças às técnicas modernas, permite proteger e valorizar a tipicidade dos vinhos.

Os vinhedos de Collina San Ponzio estão localizados nas pequenas cidades de La Morra e Barolo, com uma área média de 3,5 hectares. Os videiras tem mais de meio século, o que faz toda a diferença, trazendo um vinho de altíssima qualidade.

A Família Balocco gerencia o processo de cultivo do começo ao fim. Durante o inverno, há a fase da poda seca e do corte, fazendo assim com que a produção da videira seja regulada e protege-a no decorrer do tempo. Na primavera, é necessário levantar os ramos e amarrá-los. Um dos procedimentos mais importantes do verão é a colheita verde, que consiste em remover o excesso de cachos. Cerca de 30% dos cachos são removidos e deixados no chão, para permitir que os outros cachos atinjam um nível perfeito de maturação, com a quantidade certa de nutrientes. As uvas são colhidas à mãos uma a uma. Os cachos são então colocados em pequenas caixas de frutas, para não danificar as uvas e protegê-las até chegada na adega.

Vinho da Semana: Langhe Favorita 2016

Quando se lê no rótulo Favorita, vocês podem até pensar que seria apenas um nome simpático dado pelo produtor a um de seus brancos favoritos, mas é ai que você se engana: Favorita é o nome que a uva Vermentino recebe na região do Piemonte. Essa videira especifica proporciona um vinho no início um tanto quanto discreto no nariz, mas que aos poucos vai se abrindo e mostrando notas pêras cozidas e uma sutil nota de abacaxi. Na boca o principal destaque fica para sua grande mineralidade, chegando a lembrar notas salinas. É uma delícia, um tanto quanto refrescante!

Com um olhar mais criterioso no rótulo percebemos uma frase em italiano (“Denominazione di Origini Controllata“), que o significado achei um tanto quanto interessante. A sigla é D.O.C. – talvez até conhecida para bons entendedores de vinho. De qualquer forma quero compartilhar com vocês o meu aprendizado: a sigla D.O.C. apareceu pela primeira vez em Portugal, em 1756, pelas mãos do Marquês de Pombal, para garantir a procedência dos Vinhos do Porto que, de tanto sucesso, estavam sendo falsificados e adulterados. Hoje, vários países adotam essa sigla também. Entre eles o Brasil, a Itália e a França, como forma de legitimar vários aspectos do processo de fabricação do vinho.

Cada região produtora tem suas características próprias e é a definição de seus padrões que empresta legitimidade à sua produção. Entre os critérios estão as castas cultivadas, o tipo de solo, o teor alcóolico, as características físico-químicas, os métodos de vinificação e as práticas enólogas e culturais. A D.O.C. deu tão certo que continua sendo utilizada até hoje, em várias partes do mundo, como forma de garantir a qualidade do produto, inclusive de outros artigos, como queijos, azeites, manteigas e chocolates, por exemplo. As siglas variam de país para país e além disso existem outras categorias para essas definições de padrões.

Vinho da Semana: Langhe Favorita 2016

Não está afim de fazer um grande jantar hoje? Não se preocupe, compre esse delicioso vinho clicando aqui. Como vocês já sabem, a Sonoma entrega em até 90 minutos! Nesse período de espera, você pode relaxar, fazer a sua rotina noturna de cuidados com a pele (eu sei que depois desse vinho delicioso, vai te dar preguiça!). O vinho chegou na sua casa? A dica especial da Sonoma, é abrir o Langhe Favorita 2016, aguardar por 15 minutos e só então toma-lo. Durante esse 15 minutinhos, você pode preparar uma massa ao molho branco, ou até uma tábua de queijos. Te garanto que esse vinho harmoniza super bem com essas opções!

Um outro diferencial maravilhoso da Sonoma, é que além da entrega de vinhos, eles trabalham com acessórios para vinhos super uteis! O saca rolhas e a tampa para garrafa por exemplo, são feitos de bambu, com acabamento impecável. Além de servirem como um ótimo presente para um bom amante de vinhos. As taças que aparecem nas fotos, também são vendidas no site da Sonoma, o que facilita muito. Vai dar uma festa na sua casa mas não tem taças suficientes? A Sonoma entrega junto com o seu vinho! Eles são incríveis ou não são?! Muito amor pela Sonoma!

 

Espero que tenham gostado desse post! E me conta depois o que achou desse vinho?! Eu amei!

Nutrição, beleza, beijos e bons vinhos.
Chris

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo