Benefícios do mel para a saúde e beleza
Nutrição
Hoje comecei a usar um novo produto de beleza que ganhei de Guerlain que é feito a base de mel… Daí pensei como esse produto da natureza é poderoso e versátil, vai da mesa aos cosméticos! Então resolvi hoje escrever sobre esse tema. Convido vocês para saberem mais sobre os benefícios do mel para a saúde e beleza!
Benefícios do mel para a saúde e beleza
Produzido pelas abelhas a partir do néctar coletado das flores e armazenado nos favos de suas colmeias, o mel é um super alimento, composto basicamente dos carboidratos frutose e glicose, rico em vitaminas (A, B1, B2, B3, B5, B6, C e Biotina) e minerais (cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio, selênio, cloro, manganês, cobre e zinco).
Pela sua riqueza de vitaminas e minerais, o mel é um alimento super importante de com vários benefícios para a saúde e para a beleza, mas lembre-se, é um carboidrato rico em glicose, ou seja, quase tão calórico quanto o açúcar, ou seja, deve ser consumido moderadamente.
O ideal é o açúcar convencional pelo mel, pois assim você reduz um pouco as calorias, mas ganha uma abundância de nutrientes! Além de dar um delicioso sabor aos alimentos…
Benefícios do mel
O mel é anti-inflamatório antibiótico natural e por isso, tem eficiência nos tratamentos de gripes, dores de garganta e doenças inflamatórias em geral, assim como seu poder antioxidante ajuda o corpo a se proteger de doenças, pois aumenta a imunidade. Ele ajuda a fortalecer o sistema nervoso e facilita a digestão, sendo um laxativo leve.”
Por ter um baixo pH, o mel possui essa ação antibiótica, pois proporciona um ambiente ácido que pode inibir o desenvolvimento de muito micro-organismos. Além disso, o mel possui o ácido glucônico que contribui para a formação do peróxido de hidrogênio, um poderoso antibactericida.
Pesquisas mostraram que bactérias causadoras de algumas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel. Entre esses micro-organismos estão a Haemophilus influenzae, responsável por infecções respiratória e sinusites, Mycobacterium tuberculosis, que leva a tuberculose, Klebsiella pneumoniae e Streptococcus pneumoniae, que causa a pneumonia. Nesse caso, vale a mesma ressalva em relação à dor de garganta. O mel pode ajudar aliviando os sintomas e o desconforto, mas não promove a cura da doença em si.
Os benefícios do mel não param por aí… Também temos benefícios para a pele! O mel é rico em antioxidantes, como ácidos fenólicos, os flavonoides e os carotenoides. Por isso, o alimento contribui para a diminuição dos radicais livres e assim previne o envelhecimento precoce e contribui para a pele mais bonita e saudável. O mel pode ser ingerido ou utilizado em cosméticos como sabonetes e cremes.
Então, vamos consumir mais mel? A dica é simples… No lugar de açúcar ou adoçante, use o mel. Simples assim…
Beijos doces, Chris.