Como fazer uma resenha: 5 dicas simples para uma resenha de produtos de beleza

Reuni as principais dicas e passos para te ensinar como fazer uma resenha perfeita! Para vocês que sempre estão por aqui lendo minhas resenhas de produtos de beleza, agora vou te contar como eu faço e também te dar 5 dicas simples de como fazer uma resenha. Quem sabe com essas dicas eu possa te estimular para que você escreva as suas experiências com cosméticos e compartilhe nas suas redes sociais ;–)

O que é uma resenha?

A resenha pode ser definida como um tipo de texto com a finalidade de analisar um objeto e escrever sobre ele. Esse objeto pode ser um artigo publicado online ou em revistas acadêmicas, livros, reportagens, filmes, entre outros, ou até mesmo produtos físicos, como equipamentos, eletrodomésticos, brinquedos e os produtos de beleza.

No mundo da influência digital, especialmente com as blogueiras de beleza (tipo eu), o termo “resenha” ficou popular, pois é assim que ficou conhecido os posts com as avaliações dos cosméticos e maquiagens.

Cada criador de conteúdo faz o seu a sua maneira (isso eu amo esse mundo digital), ou seja, não existe uma regra para escrever uma boa resenha, mas no geral alguns pontos são fundamental para que o leitor crie uma impressão antes de comprar o referido produto.

Esses pontos fundamentais, eu defini como 5 dicas simples de como fazer uma resenha! São esses pontos:

  1. Defina o produto e sua origem
  2. Parte teórica: avalie as informações da embalagem e rótulo
  3. Parte prática: teste o produto, do sensorial ao uso contínuo
  4. Documente com fotos
  5. Faça conclusões sinceras e indique ou não para a compra do produto

5 dicas simples de como fazer uma resenha

Defina o produto e sua origem

Comece a sua resenha falando o que é o produto, qual a sua finalidade, qual a marca, de onde vem… Essas informações são importantes para que o leitor se situe sobre o produto, mesmo sendo um produto ou marca que ele ainda não conhece. Ou seja, sua função nesse passo é “apresentar” o produto, assim como fazemos quando apresentamos pessoas: esse é o Fulano de Tal, que veio da cidade XPTO, trabalha com blábláblá e é especialista em XYZ…

Parte teórica: avalie as informações da embalagem e rótulo

Essa é a minha parte preferida, avaliar embalagem e informações do rótulo! Quando falamos de embalagem vários pontos são importantes, como: o material (se é vidro, plástico, metal), se é reciclável, se é fácil de abrir e usar, se a tampa é dosadora… São pontos que destacam a funcionalidade, mas também é importante falar da aparência, estética e tamanho.

Sobre as informações do rótulo, na resenha sempre vale falar sobre o local de fabricação, indicação, forma de utilização e o mais crítico: falar sobre a lista de ingredientes! Para te ajudar sobre COMO LER A LISTA DE INGREDIENTES DOS COSMÉTICOS – tem um post – VEJA AQUI!

Para saber o que são os nomes dos ingredientes, existem vários dicionários a venda no mercado – SE FOR COMPRAR, ESSE É O MELHOR – mas também existem as opções simples de busca em alguns sites. Um bom site para pesquisa é o da Natura – lista de ingredientes!

Parte prática: teste o produto, do sensorial ao uso contínuo

O coração da resenha dos produtos de beleza é essa parte: resultados! Aqui nesse passo você compartilha a sua experiência de usuário desde o sensorial: aroma, textura, toque, aplicação… Até o resultado após o uso contínuo. Sobre o tempo mínimo se uso para ter uma opinião formada sobre o produto, isso é relativo. Vai realmente da sua experiência!

Eu consigo em poucos dias de uso (de 7 a 15 dias) já ter uma opinião sobre o produto, mas eu faço isso há anos, assim a minha experiência na área me dá essa bagagem… Pode ser que você leve mais tempo! Ou seja, não precisa ser em 7, 10, 15, 20, 30…. Não importa o tempo, o que importa é ser real! Fale com transparência todas as suas impressões reais no tempo que você usou, mesmo que seja em poucos dias!

Documente com fotos

Fatos e dados! A pessoas querem ler, mas querem ver! Faça fotos da embalagem, do produto, da quantidade que usou, do produto aplicado no seu rosto… Tudo! Quanto mais fotos legais, melhor!

Para as fotos de resenhas de beleza, o uso de peças como flores, vasos, potinhos e bandejas, são detalhes quem fazem a diferença. Olha aqui algumas peças que amo:

Algumas inspirações de fotos que fiz com itens de decor!

Faça conclusões sinceras e indique ou não para a compra do produto

O gran finalle! Em uma resenha não conclui falando se o produto é bom ou ruim, nunca, quem somo nós para fazer esse tipo de julgamento. Uma resenha se conclui com a sua opinião, aí sim, você pode julgar se o produto é bom ou ruim PARA VOCÊ. Ou seja, uma resenha tem que estimular o leitor a ter dicas e impressões sobre o referido produto, para despertar nele o desejo que comprar ou de não comprar, mas ele sai do texto com informações relevantes sobre o produto com base na sua informação.

Daí, agora é com o leitor! Está nas mãos dele se ele vai ler outras resenhas, se ele vai comprar o produto ou se desistiu da compra. A resenha tem esse objetivo, ajudar numa compra mais consciente. Fica a dica!

Nutrição, beleza e beijos,
Chris.

2 comentários, Deixe o seu também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Juriandra
    Agosto 6, 2020
    Obrigada Chris. Te acompanho nas a algum tempo e amo ver seus conteúdos. Obrigada por incentivar pessoas assim como eu que querem entrar nesse mundo de blogueira e não sabe por onde começar.
    • Chris Castro
      Agosto 6, 2020
      Ah Juriandra, fico feliz com o seu Feedback!
topo