Skintellectual? O que significa esse termo?

Uns dias atrás fui usada como exemplo para definição desse termo, e obviamente fiquei lisonjeada! Quem me apresentou o termo skintellectual foi a Helen Rodrigues (@helenrodriguesbr) – uma mulher inspiradora, uma empreendedora que trabalha com inovação consciente e com o estudo de tendências sustentáveis. Bom, óbvio que corri pra compartilhar com vocês o que isso significa! Quer saber?

Skintellectual
Skin-tl-ek-choo-uhl

A tradução ao pé da letra para essa palavra basicamente seria Intelectual da Pele, o que eu me orgulho muito de ser! Mas entenda o que realmente significa: Uma pessoa que é instruída sobre os ingredientes, benefícios e ciência dos produtos para a pele e conhece bem sua pele e suas necessidades particulares.

Os consumidores de produtos para cuidados com a pele estão moldando o futuro da indústria da beleza, ficando espertos na ciência por trás dos ingredientes de seus produtos cosméticos. Algumas pessoas ainda podem questionar se o texto na parte de trás do creme facial está escrito em uma língua estrangeira, mas se você sabe o que AHA, vitamina C, ácido hialurônico e glicólico podem fazer por sua pele, você provavelmente é um skintellectual.

Até dez anos atrás, muitas marcas de ponta fizeram promessas de apagar linhas e suavizar rugas com os chamados ‘elixires mágicos’ e palavras como ‘aperfeiçoar’ e ‘refinar’. Porém, comprar cegamente o que alguém atrás de um balcão está dizendo é uma coisa do passado. No atual momento, as pessoas não são mais facilmente seduzidas por embalagens sofisticadas ou comerciais atraentes. Temos uma nova geração quer ter uma ideia das razões científicas por trás dos ingredientes de seus produtos, em vez de saber que ‘eles funcionam’ apenas.

O grande desenvolvimento do mercado da beleza levou a um aumento acentuado de métodos de aplicação inovadores, embalagens de alta tecnologia e influenciadores de cuidados com a pele que têm uma carreira legítima em tornar a ciência da beleza compreensível para a multidão.

Os skintellectuals como eu exigem saber o que colocamos em nossas peles radiantes, e ser sábio sobre o assunto, na verdade, não é tão complicado. Não apenas fanáticos por cuidados com a pele estão levando a indústria a novos patamares, mas os clientes em geral estão mais informados do que nunca. Ser skintellectual não é experimentar todos os produtos para a pele existentes e saber tudo o que há para saber sobre o assunto. O skintellectualism é saber o que funciona para você e abordar as preocupações da sua pele com os produtos e ingredientes certos.

Intelectuais da Pele nas Mídias

Outro aspecto influente do skintellectualism são as mídias sociais, claro! A indústria da beleza é a maior consumidora quando se trata de marketing de influenciadores, como mostra a pesquisa (Rakuten Marketing, 2019). Alguns influenciadores da beleza, estão mudando a profundidade de suas análises sobre novos produtos.

Isso é muito do que eu sempre fiz durante a minha carreira de influenciadora, eu sai do “isso é muito bom, e será lançado na próxima semana, compre!” para listar certos ingredientes e destacar o que eles fazem para diferentes tipos de pele, qual o diferencial daquele produto por conta do ingrediente x! Com certeza, sou uma skintellectual raiz! kkkk

Além dos influenciadores de beleza fazerem um excelente trabalho nesse quesito, as pessoas mais próximas do consumidor também têm um grande impacto nas escolhas e rotinas de beleza, principalmente amigos (50%), mães (49%) e irmãs ou outros membros da família (41%). Esses contatos íntimos e pessoais são ainda mais influentes do que as revistas (27%), vídeos online (27% e mídias sociais como Instagram (25%) (Danzinger, 2019).

É por isso que é importante que as empresas de cosméticos ampliem suas relações com os clientes e serviço, e por que as marcas de beleza devem promover clientes leais e entusiasmados. A transparência é um ingrediente essencial nesse mix, porque as pessoas, especialmente os intelectuais, querem saber exatamente o que estão pagando e de quem estão comprando.

Skintellectual

E você? Também se considera um skintellectual? As chances são de que, se você sabe qual a diferença entre os AHA e os BHA, você é um de nós!

Nutrição, beleza e beijos,
Chris.

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo