Suplementos de ácido hialurônico via oral funcionam?

Há algum tempo já sabemos dos benefícios do ácido hialurônico para a pele… A cada dia um novo cosmético surge no mercado com esse item, que promove hidratação e preenchimento. O ácido hialurônico também é muito utilizado pelos dermatologistas para as aplicações de preenchimento injetável nos lábios e face no geral. Mas a pergunta que não quer calar é: mas será que os suplementos de ácido hialurônico via oral funcionam?

Ácido Hialurônico na beleza

O ácido hialurônico é uma molécula que está presente no nosso corpo e tem papel de hidratação, conferindo luminosidade, elasticidade e evitando linhas finas e ressecamento. Do ácido hialurônico existente no organismo, 56% está na nossa pele, onde atua preenchendo o espaço entre as células. Porém, com o passar tempo e anos de vida, a concentração e produção desse ácido diminui, potencializado o aparecimento das rugas e flacidez.

Suplementos de ácido hialurônico via oral

Além dos cosméticos, que a maioria das mulheres já conhece, no mercado também existem várias opções de suplementos de ácido hialurónico, em pó ou em cápsulas. Mas será que elas podem ser absorvidas e utilizadas pelo organismo? Será que também atuam no preenchimento, hidratação e redução das linhas e rugas?

Apesar de existirem muitas controvérsias entre os profissionais, hoje já temos várias pesquisas que podem nos ajudar a entender mais sobre esse assunto!

Um estudo recente, executado no Japão e recentemente publicado em Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology traz resultados positivos sobre a suplementação do ácido hialurônico para a pele.

Oe M, et al. Oral hyaluronan relieves wrinkles: a double-blinded, placebo-controlled study over a 12-week period. Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, 2017. Doi:10.2147/CCID.S141845

Esse estudo chegou a algumas conclusões importantes:

  • Pesquisas investigam se o efeito antirrugas do ácido hialurônico oral é diferente dependendo do seu peso molecular ou dose. Assim, moléculas com menor peso molecular possuem relataram que o peso molecular uma maior permeabilidade no intestino, assim, com maior potencial.
  • A dose diária para efeito antirrugas seria de no mínimo 120 mg/dia, com melhores resultados quando consumidos por longos períodos. Na pesquisa os participantes tomaram doses diárias durante 12 semanas.

Conclusão sobre suplementos de ácido hialurônico via oral

Ácido hialurônico via oral funciona? Sim! Mas com melhores resultados para a pele quando consumido fórmulas de baixo peso molecular, com concentração de 120mg/dia e por longos períodos.

Também é importante observar que esse ácido será utilizado pelo corpo todo, ou seja, além dos benefícios para a pele, irá trazer benefícios para as articulações, tendões, cabelos e etc.

Ah, outra observação é que uma suplementação não faz milagre sozinho. Ter uma alimentação balanceada e uma vida equilibrada, são pontos fundamentais para a saúde da pele!

Dica para comprar o seu suplemento

Leia o rótulo! Hoje quando fui pesquisar algumas opções no mercado, me deparei com vários produtos com baixas quantidades, com várias cápsulas por dia, de todos os tipos e preços…

Não tenho muita experiência para compartilhar, mas quero falar de 2 produtos que já consumi:

  • Hyaluronic Derm da HND – é um sachê gostosinho, com ácido hialurônico e colágeno hidrolisado, com 60mg de ácido por sachê, assim, com 2 unidades por dia você atinge a recomendação 😉
  • HYALURONIC VERISOL da Sanavita – também é um sachê, com sabor neutro (ótimo para fazer misturas com sucos), com ácido hialurônico e colágeno hidrolisado, ambos em ótimas quantidades: 120mg e 2,5g respectivamente – COMPRE AQUI

Gostou desse post?

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo