Tudo sobre batata!
Nutrição
Aposto que você come batata quase todos os dias, mas duvido que você saiba sobre as características nutricionais das batatas e as diferenças entre seus diversos tipos, acertei? Falo isso porque sou nutricionista e também não sabia tudo sobre batata até ver esse post! Então convido a todos a ler esse texto com tudo sobre batata!
Tudo sobre batata!
A batata é o quarto alimento mais consumido em nível mundial. É considerada um alimento muito nutritivo contendo proteína de boa qualidade e de alto valor biológico e apresenta boa digestibilidade e também é rica em potássio. Com relação às vitaminas, a batata é considerada como sendo uma importante fonte de vitaminas, principalmente ácido ascórbico, a vitamina C. Também contém vitaminas do complexo B como a tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina e ácido fólico.
Existem diferentes tipos de batatas como a batata inglesa, a batata baroa, a batata doce e a batata yacon. Mas você sabe a diferença entre elas?
A batata inglesa tem menos calorias do que os outros tipos de batata, mas é composta praticamente por carboidratos e apresenta alto índice glicêmico, ou seja, tem absorção rápida, liberando grande quantidade de glicose na corrente sanguínea de uma vez e estimulando muito o hormônio insulina, disparando vários picos. No entanto, a batata-inglesa é fonte importante de fósforo, vitaminas do grupo B e vitamina C.
Ao contrário do nome a batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio insulina, é rica em fibras que reduz o colesterol total e auxilia na digestão. Considerada fonte de ferro, vitamina C e potássio, apresenta alto teor de vitamina E e é rica em vitamina A que implicam em benefícios diretos no sistema imunológico. É considerada uma boa opção para quem pratica atividade física visto que é fonte de energia para o musculo.
A batata baroa, assim como a batata doce e a batata yacon, são capazes de armazenar mais nutrientes por serem raízes tuberosas. É bem conhecida como mandioquinha e boa para a digestão, é rica em vitamina B e C e é composta por 90% de água.
A batata yacon é uma boa opção para diabéticos, visto que diminui os níveis de glicemia e insulina no sangue e ainda contribui para o sistema imune. Sua composição tem como principais substâncias água e carboidratos, os quais são armazenados principalmente sob forma de frutooligossacarídeos (FOS), devido ao alto conteúdo de água, o valor energético da raiz é baixo. Contêm fibras alimentares solúveis e prebióticos, tem baixa digestibilidade pelas enzimas do trato gastrointestinal (FOS açúcares que não podem ser digeridos diretamente pelo organismo humano devido à ausência de enzimas necessárias) e estimula seletivamente o crescimento e atividade de bactérias intestinais promotoras da saúde.
A melhor forma de preparo para as batatas é o cozimento com a casca, pois assim seu valor nutritivo é mais conservado. Evite preparações de frituras que favorece o aumento de gordura e calorias, além da perda de nutrientes.
Agora que você já conhece as diferenças entre as batatas, faça a sua escolha e bom apetite!
TEXTO DA COLABORADORA – Bárbara Castro @bamaria_