Tudo Sobre Mel
Nutrição
O meu adoçante natural preferido com certeza é o mel. Um alimento que é cheio de benefícios para a saúde e beleza! E foi por isso resolvi trazer mais informações importantíssimas sobre essa maravilha da natureza nesse post.
Tudo Sobre Mel
Você sabia que o mel é visto como alimento medicinal pelas principais medicinas tradicionais do mundo, como a Medicina Tradicional Chinesa e a Ayurveda, a milenar medicina indiana? Para os chineses, por exemplo, é um alimento que serve para tonificar os órgãos, como o pulmão e o estômago. Podendo curar úlceras estomacais, prevenir e tratar problemas respiratórios, e até cicatrizar feridas e queimaduras.
Para nós o mel é mais conhecido por servir como uma alternativa mais nutritiva ao açúcar e aos adoçantes. Estes não são exatamente naturais, e o excesso de produtos químicos não faz bem ao nosso corpo à longo prazo. Já o mel pode ser utilizado sem trazer riscos à saúde, mas é importante deixar claro que o seu consumo deve ser feito com moderação.
Além de ser utilizado como adoçante natural, também pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Esse alimento maravilhoso também é considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante.
Confira os principais nutrientes do mel:
Gorduras: 0g
Calorias: 64 kcal
Carboidratos: 17,3 g
Proteínas: 0,1 g
Vitaminas: C e do complexo B (niacina, riboflavina, ácido pantotênico, ácido fólico, B6)
Minerais: ferro, magnésio, potássio, zinco, cálcio, manganês e selênio.
Para efeito comparativo, o açúcar branco contém 78 calorias por colher, e não fornece quantidades significativas de vitaminas, minerais e aminoácidos.
Mel x Açúcar
É praticamente impossível falar dos benefícios do mel sem falar do açúcar. Isso porque o alimento que é produzido pelas abelhas não deve ser visto apenas como um remédio caseiro ocasional, mas sim como um substituto mais saudável para o açúcar. Além de ser mais calórico, o açúcar contém apenas “calorias vazias”, ou seja, é glicose pura sem vitaminas e minerais.
É claro que isso não significa que você deve sair colocando mel em tudo, afinal, são 64 calorias por colher, o que pode ser equivalente a 5% do total de calorias recomendadas para quem está fazendo dieta para emagrecer. O que você deve fazer é pensar no mel como uma alternativa mais nutritiva que o açúcar, e que pode ser consumido regularmente desde que você controle o tamanho das porções (evite consumir mais que 2 colheres ao dia).
Tudo Sobre Mel
Além das suas propriedades individuais você sabia que o mel:
Com própolis: alivia sintomas de faringite, amigdalite, gripe e resfriado. O própolis funciona como antibacteriano, antifúngico, antiviral, estimulador do sistema imunológico, cicatrizante e regenerador de tecidos;
Com canela: combate a má-digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Uma boa dica é fazer um chá e adicionar um colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão.
Com limão: previne o aparecimento de gripes e resfriados, pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico.
Com o Cardápio da Beleza: oferece um Programa de como rejuvenescer a sua pele, de forma saudável, sem cirurgia, sem sair de casa e em apenas 30 dias! Quer saber mais e deixar a sua Pele Radiante? CLIQUE AQUI!
Mel é maravilhoso, mas lembrem-se de comer com moderação e acompanhado de uma dieta saudável.
Nutrição, beleza e beijos.
Chris