Vinho da Semana: Château Bujeau la Grave Bordeaux 2015

Confesso que tenho aprendido muito com essa nossa nova serie de posts, graças a Sonoma, com vinhos maravilhosos e um cuidado e carinho que fazem toda a diferença com os clientes. Essa semana provamos um Bordeaux Francês, recém chegado ao Brasil. Confira nesse post mais informações sobre o Château Bujeau la Grave Bordeaux 2015.

Vinho da Semana: Château Bujeau la Grave Bordeaux 2015

Nos anos de 1920, depois de uma série de negócios fracassarem em Paris, o casal Bellot resolveu ir para o campo, onde tinham uma pequena propriedade. A ideia era recomeçar, para que pudessem refazer suas vidas num modo mais simples. Ao chegarem em sua propriedade, descobriram que havia 20 hectares de vinhedos quase abandonados e resolveram tocar a vinícola. (Spoiler: o que deu muuuito certo!)

A vinícola Château Bujeau La Grave está situada entre Targon e Créon, ao lado de Cadillac e Graves, na França. E detalhe: a propriedade já passou para três gerações de filhos e primos também, que são enólogos e agrônomos, ou seja, “terroir 100%“, como diz Thomas Bellot, patriarca atual da vinícola. Quer entender melhor o que Thomas Bellot quis diz com terroir? Clique aqui!

Curiosidade básica: Bordeaux têm sido uma ótima região para produção de vinhos por muito tempo. As primeiras uvas foram plantadas lá durante a metade do primeiro século, pelos romanos.

Vinho da Semana: Château Bujeau la Grave Bordeaux 2015

O Château Bujeau la Grave 2015 tem vinhas com média de 22 anos de idade, isso mesmo! O bacana é que esse vinho leva 40% de Cabernet Sauvignon, 45% de Merlot e 15 % de Cabernet Franc. Mas o que isso significa? Que esse vinho é cheio de pimenta seca e muito bem encorpado. Mas ao mesmo tempo com toques macios e sedosos, além de ser super aromático e com uma acidez de frutas frescas.

O vinho amadurece por 6 meses em tonéis de carvalho de 5 mil litros. Com toda a sua composição e cuidados, na minha opinião esse vinho é uma verdadeira obra de arte! Além disso não é atoa que o Château Bujeau la Grave 2015 se encontra entre os 10% de melhores vinhos do mundo.

O La Grave tem o rótulo classudo típico dos bordaleses e, ao abrirmos a garrafa, podemos sentir as delícias que um bom Bordeaux pode oferecer: cacau, amêndoa torrada, mentol. O corpo é médio e bem refinado. A dica que recebemos da Sonoma de decantar esse vinho por 40 minutos a 1 hora, para que ele possa se abrir melhor e mostrar todas as suas qualidades.

O ato de decantar um vinho serve para que as borras acumuladas possam ser eliminadas, além de permitir que o vinho “respire”, ou seja, a oxigenação permite uma grande libertação dos aromas contidos em uma garrafa de vinho, um processo que contribui de forma positiva para o seu paladar. Pois bem, realmente fizemos esse teste. Provamos antes e depois da decantação e realmente faz toda a diferença.

Prestem muita atenção nessa minha dica: compre esse vinho maravilhoso clicando aqui, a Sonoma faz a entrega em até 90 minutos na sua casa, com um super cuidado. E então, enquanto você prepara um grelhado, uma comida árabe ou até mesmo uma pasta ao molho de queijo – que harmonizam extremamente bem com esse vinho, deixe o seu Château Bujeau la Grave 2015 no processo para decantar. Depois é só aproveitar, degustar o vinho e o jantar e agradecer a Sonoma pelo trabalho maravilhoso!

Nutrição, beleza, beijos e bons vinhos!
Chris

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo