Diferença entre Abacate e Avocado

Você já se viu no supermercado olhando para o abacate por R$5,00 e para o avocado por R$20,00 e ficou se perguntando o porque? Porque menor e mais caro? Bom, eu também, daí decidi ir buscar informação sobre a diferença entre abacate e avocato em termos…nutricionais, como também sugestões de preparo!

O avocado é uma variedade do abacate. Resumindo, em termos grosseiros, poderia falar que o avocado é o abacate concentrado, ou seja, os mesmos nutrientes, mas em menor quantidade! Mas com uma super vantagem, o avocado é mais magro, contém 10% de calorias a menos do que o abacate!

O avocado é um alimento funcional e nutritivo, equilibra os níveis de colesterol, protegendo o coração, além de oferecer 14 minerais e 11 vitaminas. Ele também contém aminoácidos, cuja combinação faz do fruto um poderoso antioxidante. Outro diferencial é a quantidade de potássio, o dobro do potássio da banana! É rico em fibras, vitamina B6, vitamina E e de ácidos graxos monoinsaturados (gordura boa). Resumindo, é uma bomba nutritiva.

Outra vantagem do Avocado e de ter a casca grossa, pois isso protege a fruta do contato nocivo com os  agrotóxicos. Em relação a casca vale a pena compartilhar também que a maior concentração de carotenoides está na parte verde escura da polpa da fruta, que fica junto da casca, então é preciso de um pouco de cuidado na hora de descascar seus avocados para garantir que a maior dose de nutrientes não seja desperdiçada.

Segue um vídeo top que achei na internet sobre como descascar o avocado sem perder a polpa verde:

 

 

Não podemos desperdiçar um pedaço se quer dessa fruta, pois como falei acima é beeeem mais cara do que o abacate. Porém, vale o investimento!

Bom, agora que você já sabe a diferença entre o abacate e o avocado, que já sabe que é melhor nutricionalmente falando e não vai se incomodar em pagar mais por isso, vamos a uma sugestão de preparo… Segue no próximo post uma receita deliciosa M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A com avocado!

6 comentários, Deixe o seu também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Giacomo Casanova
    Janeiro 19, 2017
    Que absurdo. Confusão previsível mas informação completamente incorreta. Avocado é o nome utilizado no México (país de origem da planta), América Central e Caribe para o que nos países de língua espanhola da América do Sul chamam de Palta e em português ABACATE. Isso mesmo, nomes diferentes para a mesma planta, cujo nome científico é um: Persea americana. A confusão é por causa de uma variedade do fruto da planta que só agora os brasileiros estão conhecendo, mas em muitos países as duas variedades (e muitas outras mais) convivem com o mesmo nome, mais um termo que indica a variação. Assim como existem vários tipos de maçã, de laranja, de manga. Se tivesse pesquisado um pouquinho antes de sair escrevendo, talvez tivesse encontrado essa informação no site oficial do Comité de Paltas Hass de Chile (país onde colocam abacate até no cachorro quente): http://www.paltahass.cl/esp/dato/1/aguacate-palta-avocado-abacate Infelizmente hoje qualquer um pode escrever un artigo, blog, coluna e publicar na Internet. Nesse caso a autora certamente não tem conhecimento necessário para tal. #faltaeducação
    • Chris Castro
      Janeiro 22, 2017
      Olá Giacomo, muito obrigada pela participação. Estou sempre aberta a críticas e comentários. Mas vamos lá... Para o conteúdo exposto não importa as nomenclaturas da fruta em outros países, escrevo no Brasil e em português, ou seja, vamos focar em como chamamos a fruta aqui. É óbvio que estou me referindo a duas variedades da mesma fruta, porém que comercialmente no Brasil são chamadas de abacate e avocado (você pode ver isso em qualquer site ou horti fruti) e que possuem fórmulas nutricionais bem diferentes, aliás, esse é o foco do post. Realmente qualquer um pode escrever um (com m) artigo, coluna e publicar na internet, até você, recomendo, mas tenha conteúdo e responsabilidade para isso. Eu tenho e não sou qualquer uma... Sou nutricionista, especialista em nutrição funcional, editora desse site há dois anos e autora de dois livros. Estudo bastante e procuro traduzir informações técnicas em conteúdos com linguagem simples e dicas práticas, me preocupando sempre em falar assuntos do dia-a-dia da pessoas, assim me preocupo muito mais em difundir a riqueza nutricional do ABACATE ou AVOCADO do que compartilhar site do Chile ou nomes científicos não acessíveis a população. #menosblábláblámaisação
    • Amélia
      Maio 25, 2018
      Perfeito
    • Pierre
      Dezembro 27, 2018
      Caraca! Pq tem gente que nem vc! Chris! Adorei teu post! E não se da bola p pessoas que tenta aparecer em blog dos outros! Quer falar que avocato=abacate ok! Faz teu blog! Estou passando p meus clientes esse post! Abraço
      • Chris Castro
        Dezembro 27, 2018
        Pierre, ganhei o dia com o seu comentário!! Volte sempre por aqui!! Beijos
  2. Virgilio
    Julho 24, 2019
    Olá Chris Castro, com todo respeito a você, a sua profissão e ao seu Blog, um fato me chama a atenção, pois antes de chegar ao seu blog li diversos outros artigos, blogs, reportagens, etc., etc. e em todos, todos mesmo e até no seu, insistem em registrar que o avocado tem 2 vezes mais potássio que a banana. Não tenho blog, nunca escrevi um livro, mas como eng.º que sou, entendo não ser racional a comparação entre frutas bem diferentes eis que entendi que o seu artigo se propôs a comparar o avocado com o abacate (preço, calorias, nutrientes, etc.). O mais lógico seria definir a quantidade de potássio existente no avocado e no abacate, não? A exemplo do potássio, também me chamou a atenção o fato de você especificar o que o avocado oferece (14 minerais e 11 vitaminas - B6 e E, aminoácidos e ácidos graxos monoinsaturados - gordura boa, ser um poderoso antioxidante e também ser rico em fibras), não fazendo qualquer comparação com o abacate. Pergunto: No abacate também estão presentes o que o avocado oferece? Se sim, tem dados científicos das duas variedades para que as pessoas possam compará-las? Agradeço sua manifestação. Abraço e sucesso.
topo