Corante Natural Carmim de Cochonilha

Sei que esse post é polêmico, mas vamos lá… Acho que eu como nutricionista e comunicadora desse blog, tenho obrigação de informar sobre os alimentos… Como eu sempre falo: quer comer, coma! Mas saiba o que você está consumindo! Tenha #consciêncianutricional. Bom, mas vamos lá! Você sabia que a maioria dos produtos que são sabor morango, no lugar da fruta possui corante de inseto? Sim, corante Natural Carmim de Cochonilha […].

Corante Natural Carmim de Cochonilha

O corante Natural Carmim de Cochonilha é um pigmento de vermelho intenso feito com Dactylopius Coccus, um inseto mexicano, conhecido por Cochonilha. São necessários cerca de 70.000 insetos esmagados e fervidos para produzir apenas 450 gramas deste corante.

corante-natural-carmim-de-cochonilha 2

Esses insetos são encontrados nos cactos, mas a indústria produz bilhões de insetos em cativeiros para usar na produção de alimentos, tintas, corantes para roupas, cosméticos (xampus, batons, sombras).

corante-natural-carmim-de-cochonilha

E de onde vem a polêmica? Vem do fato de ser um inseto! Os veganos são contra o uso desse inseto, uma vez que existe uma matança absurda dos insetos, além de serem um “animal” nos alimentos. Outros não-veganos também são contra pelo fato de ser nojento estranho ter um “inseto” nos alimentos (eu estou nesse grupo). E por fim, existem aqueles que são contra pelo fato de pesquisas apontarem que o uso pode causar reações alérgicas.

Bom, mas não existe pesquisas suficientes para proibir o uso do mesmo. Em vários países e no Brasil é permitido o uso. Conforme descrito na resolução número 44, de 1977, a ANVISA considera o corante Carmim de Cochonilha como “corante de uso tolerado em alimentos e bebidas”.

Saiba que QUASE TODOS OS ALIMENTOS QUE SÃO SABOR MORANGO possuem esse corante! Para saber se tem, é simples, leia o rótulo! Como ela vem descrita na embalagem?

– Corante natural vermelho 40
– INS 120
– Corante Natural Carmim de Cochonilha
– Corante Natural Ácido Carmínico
– Em cosméticos, pode aparecer como CI 75470

Ele é descrito como natural, porque é né! Inseto é da natureza, ou seja, natural… Eca!

Bom, oficialmente, mal não faz, mas acho que é seu direto saber o que está consumindo. Eu pessoalmente cortei do cardápio da minha família todos os industrializados que possuem esse inseto. Sou a favor da industria usar o próprio morango ou corantes a base de beterraba.

Uma matéria muito legal faz uma reflexão sobre quantos morangos possuem nos iogurtes sabor morango, além de perguntar no SAC das empresas a informação oficial… Confira aqui!

Sobre esse tema, também tem um vídeo muito legal:

https://www.youtube.com/watch?v=fbN0rTz8YvY

E por fim, separei um vídeo com mais detalhes sobre o inseto:

Bom, fica ao seu critério o consumo ou não… Mas #ficaadica morango suficiente para dar a cor rosa, eles não tem…

CORANTE CARMIM DE COCHONILHA CHRIS CASTRO

Tem interesse em mais dicas como essa? Sigam os perfis @chriscastro1 e @formuladapeleradiante.

Quer saber como cuidar melhor da sua pele? Clique aqui!

Nutrição, beleza e beijos.
Chris.

39 comentários, Deixe o seu também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Laudeir Angelo Delmaschio
    Setembro 12, 2016
    Eca!Tem um corante animal na minha lesma de escargot. Ou no meu salmão cru. Credo. Cadê as tintas de caneta de arsênico ou cobalto Omo?
    • Chris Castro
      Setembro 13, 2016
      Oi Laudeir... Mesmo sem ter certeza dos malefícios ou benefícios, acho eca mesmo. É uma questão de hábitos culturais... Não temos o costume de comer insetos.Também não como lesma, mas como o salmão cru, pois temos esse hábito. Mas o ponto principal é o porque da indústria usar esse corante nos iogurtes de morango, se a tem a fruta que por si só já daria a cor? É por que a indústria não usa fruta suficiente para isso... É triste pensar que tem mais inseto do que fruta... Por isso eca! Bom, obrigada por participar aqui no blog. Um beijo e boa semana...
      • Laudeir
        Outubro 5, 2018
        Obrigado pelas explicações. Ampliaram minas percepções de cores. Boa semana também, mas, fiquei curioso com o batom. Com a cor do batom.
      • Simeão Moisés
        Janeiro 17, 2021
        Os judeus/hebreus não comem nada desse tipo, pois a Toráh/Lei de Moisés proíbe 100% o consumo desses tipos de insetos. Em estudos profundos sobre DNA/genética , temos uma noção ampla que o DNA dos alimentos proibidos pela Toráh DO ETERNO, são DNA's que não combinam com o ser humano. Portanto, eles (judeus/hebreus) não padecem das mesmas enfermidades que os ocidentais. Vale a pena conferir essas questões.
    • Tâmara
      Novembro 26, 2020
      Sera que este corante pode dar alergia? O meu filho tem alergia há corantes. Ainda não sei qual o certo. Mas agora q não dou mesmo esse corante pra ele.c
  2. Marcos
    Fevereiro 20, 2017
    Ótimo post. Obrigado pelas informações!
    • Chris Castro
      Fevereiro 20, 2017
      Obrigada!! Volte sempre aqui no site... Tem matérias novas todos os dias!!
      • Adilson
        Setembro 30, 2019
        Faz mal sim, eu tenho alergia desse corante, se eu comer algo minha boca é olhos incham, tomo remédio contínuo pra me livrar da Urticaria que me deu.
  3. Angélica Ferreira Da Rocha
    Outubro 20, 2017
    Mas faz mau pra saúde comer esses insetos nos iorgute ?
    • Chris Castro
      Outubro 23, 2017
      Oi Angélica, não tem uma definição sobre esse tema, mas se sabe que vários países proíbem, no caso por exemplo dos países europeus.
  4. Uilson
    Novembro 12, 2017
    Obrigado pela informação agora já sei um pouco mais sobre a Cochonilha !
  5. Lucy Guimarães
    Setembro 27, 2018
    Fiz testes dermatológicos e descobri que tenho alergia a cochonilha e não sabia, minha pele estava muito irritada. Agora e descobrir os produtos que devo evitar.
  6. Michele
    Abril 16, 2019
    Olá vc sabe quais iogurtes brasileiros sabor morango, não possuem esse corante?
    • Chris Castro
      Abril 19, 2019
      Poucos, mas tem!! Um dica é procurar na embalagem: sem corantes artificiais.
      • Bia
        Abril 28, 2019
        Posso estar errada, mas acho que não é suficiente confiar na indicação de que não tem corantes artificiais. Esse corante carmim é natural, o corante vermelho artificial é outro. Já vi embalagens que diziam não ter corante artificial mas que nos ingredientes descreviam produtos como urucum e carmim. Acho que o ideal é se atentar aos ingredientes indicados na embalagem para saber se contém ou não o corante carmim. Pelo menos é o que eu faço. Sou muito alérgica ao carmim, muitas vezes inclusive deixo de consumir determinados alimentos pela pobreza de informações na embalagem sobre os ingredientes. E uma coisa que vale ficar atento: ele é usados em muitos outros alimentos, não apenas os teoricamente de morango. Inclusive em alimentos embutidos: presunto, peito de peru, mortadela, salame, linguiça, etc. Parabéns por trabalhar o assunto!
  7. Anônimo
    Maio 17, 2019
    E verdade Bia, eu trabalho em uma indústria de embutidos e produtos cárneos em geral e meu setor é a sala de condimentos e tem vários galões de 20L e pra ter uma noção a cada 2500Kg de linguiça toscana vai 1.5Kg de corante carmim de cochonilha OBS: eu nao sei qnts mL são pq la são pesados os corantes e nao em mL's
  8. Suelen
    Junho 30, 2019
    Achei! Obrigada Chris!!
  9. Alex Amorim
    Março 6, 2020
    Que frescura! Geração mimimi não sabe o que é problema de verdade!
    • Chris Castro
      Março 9, 2020
      Bom dia pra você também Alex!
    • Lais Sanches Campos
      Dezembro 24, 2020
      Desculpa! Mas não é mimi, minha filha de3 anos desde que nasceu já teve varias crises alérgicas sérias, fez vários testes e resultados negativos, até que fez do corante e deu positivo, hoje eu me atento as embalagens pra evitar esse corante.
  10. Professor Casé Oliveira
    Março 15, 2020
    Olá HUMANA primeiro parabéns pelo blog e por tratar de temas tão relevantes. Geralmente evito comentar postagens, pois muitas vezes já fui mal tratado por pessoas que mesmo com toda comprovação científica insistem em manter suas verdades internas. Gostaria de contribuir com essa discussão sobre o corante natural carmim de colchonilha. Apesar de você ter razão quanto ao efeito ECA que algumas pessoas sentem pelo insetos devido ao fato de não os terem como costume em suas culturas, eles fazem parte da vida dos humanos desde os primórdios da humanidade e através da técnica dos isótopos de carbono já foi comprovado que os primeiros humanos se alimentavam de insetos e frutos. Os insetos(deixando claro os insetos alimentícios) são citados em quase todos os livros sagrados(Torá, Biblia, corão etc) como alimentos permitidos e indicados para os fiéis. Então se qualquer pessoa segue uma dessas religiões, deveria se atentar para isso. O maná(descrtito na biblia como o pão que caiu do céu, é produto de um inseto), o Mel(super alimento produto de inseto), já foi encontrado até em tumbas de faraós Egipicios. Gregos, Romanos, Americanos, Africanos, Europeus, e uma infindade de povos se alimentam se insetos todos os dias(e isso não é vergonha alguma além de ser sustentável para o planeta). Para finalizar não existe um vegano ou vegetariano puro, pois os insetos são o maior grupo de animais do planeta e estão em todos os lugares, inclusive nos vegetais e os comemos todos dias. Outra coisa tentei entrar no site da ANVISA para ver essa RDC 44 (MAS ELA TRATA SOMENTE DAS BOAS PRATICAS FARMACEUTICAS E NÃO DA COLCHONILHA que é regulamentada com segurança para consumo humano na RDC 239, DE 26 DE JULHO DE 2018 Estabelece os aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia autorizados para uso em suplementos alimentares.). Saudações Ambientais e de Paz do Professor Casé Oliveira Bugs Cook. bugs bugs bugs
    • Chris Castro
      Março 15, 2020
      Oi humano Prof Casé, MUITO OBRIGADA pela sua contribuição. O intuito desse blog é compartilhar a minha opinião e as opiniões dos leitores, especialmente quando são relevantes e cheia de cultura, como a sua. Confesso que quando escrevi esse post (é super antigo, tem uns 5-6 anos) eu tinha essa opinião ECA. Hoje tenho uma forma mais madura de pensar e prefiro um inseto do que um corante químico artificial. Volte sempre aqui no blog. Será sempre um prazer ler seus feedbacks! Ah, se tiver insta, me segue por lá @chriscastro1 ;-)
    • Simeao Ribeiro
      Janeiro 17, 2021
      Olá professor Casé, É com estima e respeito que venho aqui apenas para somar. Sobre o assunto dos livros sagrados (Toráh, Bíblia e Alcorão), onde menciona a proibição de alguns insetos e liberação à outros. Sendo, insetos permitidos apenas aqueles que saltam com as patas traseiras (gafanhotos, etc...) . Outros insetos como esse em discussão, não são permitidos para alimento. Portanto, os judeus e mulçumanos que seguem a dieta contida em seus livros sagrados, não comem produtos como este. Att., Simeão Moisés
  11. Mariano
    Junho 8, 2020
    Outros corantes ( vermelhos )de origem natural não possuem o mesmo efeito de estabilidade ( em relação a intensidade de cor e degradação) nos alimentos como o de origem do Cochonilha, esse corante não interfere no sabor dos alimentos nem na sua estabilidade para vida de pratilheira dos alimentos, por isso o corante de Cochonilha e tão utilizado na industria de alimentos. Sempre que são liberados quaisquer tipos de aditivos alimentares na industria de alimentos e feito vários tipos de estudos, princialmente para obter liberação da ANVISA ( Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), por isso o uso do corante de Cochonilha não e somente por causa do seu efeito de dar coloração nos alimentos, nenhum aditivo alimentar e colocado em um alimento simplesmente por colocar.
    • Jose
      Setembro 9, 2023
      olá , com relação a Anvisa ela também permite uma quantidade de produtos como pelos de ratos e outros que não me lembro , então nos usamos este produtos ,mas todos tem sua composição de outras coisa na sua fabricação
  12. Deysi
    Junho 25, 2020
    Olá minha filha n pode comer corante artificial Posso da esse Danone sem medo?
    • Chris Castro
      Junho 26, 2020
      Oi Deysi! Te aconselho a consultar o médico antes! Beijos
    • Clara Pusceddu
      Agosto 28, 2021
      Oi Deyse , experimente bater um yogurte grego natural com morango, fica muito bom!
  13. Shirley Machado
    Julho 10, 2020
    Olá Estou a pesquisar produtos que supostamente tenha esse corante, pois minha filha quando tinha apenas dois meses foi diagnósticada de dermatite atópica, evoluiu para uma rinite alérgica crônica e tbm estava a querer evoluir pra asma, fechei minha loja e passei a observar cada detalhe da situação alérgica, na época que o pediatra e o dermatologista passou o diagnóstico tbm passou uma lista de coisas que possivelmente ela teria reações por conta da sua condição, e o corante vermelho e caramelo é um deles, e agora fiquei estatalada pois remédios eu sei policiar, e tbm balas, doces, e uma série de coisas, mais não nunca imaginei tamanha façanha desses iogurte, e pior é o suco de frutas que ela tomou uma vez teve reação, mais eu não sabia identificar o corante vermelho, lamentável isso, Deus nos deu tanta riqueza e massacre acontece em tudo, agora sinto muito por que a natureza está revoltada, somos tão horríveis, e coisas que nem precisamos ou até podemos consumir, Deus nos perdoe por tudo isso, desde a boi aos insetos.
  14. Crislaine
    Julho 11, 2020
    Minha filha tem alergia a esse corante de cochonilha .Mas ainda estou perdida quais alimentos o contém . Estou pesquisando e essa nota me ajudou obrigada .Mas preciso de mais informações
    • Rita Cristina Amorim Gaspar
      Agosto 20, 2021
      Nunca mais na minha vida irei consumir nenhum produto, (iogurte, sucos,embutidos, presunto, mortadela, salame, linguiças para churrasco, que contenha esse corante,e depois essa gente ainda tem coragem de falar dos chineses.
      • Geovergue Medeiros
        Agosto 26, 2021
        O corante da cochonilha é natural e, segundo pesquisas não traz malefícios à saúde. Passam por processos industriais que os tornam seguro para a alimentação. Esse tipo de cortante está presente em produtos alimentícios, batons, em algumas roupas tingidas com esse corante (a exemplo da estola sacerdotal que o papa e os padres usam; e outros tecidos que são caríssimos)... Existe o tipo de corante vermelho e o corante caramelo, presentes em alguns alimentos que são artificiais!! Estes são obtidos por mistura de produtos sintéticos e , sim, podem causar processos alérgicos em humanos, principalmente nas crianças, mas também podem causar alergias em animais de estimação que consomem rações coloridas.
    • Maria Jordania
      Maio 12, 2023
      Esse aditivo comumente é especificado na formulação dos produtos como: corante natural carmim de cochonilha corante natural C.I. 75470 E 120 vermelho 3 carmim cochineal corante C.I INS 120 corante natural ácido carmínico
  15. Breno
    Novembro 20, 2021
    Como vc pode achar eca, sendo q tudo de alimento tem partes de insetos q nem sabemos quais são, todo alimento tem uma certa taxa de porcentagem legal de quanta partes de insetos podem haver em determinado alimento. O fato do rótulo expor isso ou n, n fz diferença. Msm um vegano, se alimenta de dezenas de incertos por dia, ou até mais.
  16. Silvia Meira
    Setembro 13, 2022
    Realmente é muito inteligente (salvo alérgicos) deixar de comer por ter corantes naturais (colchonilha) e comer corantes artificiais (produtos sintéticos fazem bem pra quem mesmo? não causar alergia, não quer dizer que faz bem né, afinal de contas câncer não é processo alérgico).
  17. Maricleia Moura
    Julho 3, 2023
    Bem, eu descobri que tenho alergia desse corante e depois descobri que é um inseto, e acho que deveria ser levado mais em consideração o que ele pode causar no organismo.
  18. Maura Vieira
    Julho 18, 2023
    E daí? Se não provocar câncer ou outras doenças. Que mal tem? Só pq é minúsculo?
  19. Gênesis Ferreira Anizio
    Outubro 18, 2023
    Eu não faço uso de corati nossa família e uma família judaica
  20. Heleir Gonçalves
    Outubro 25, 2023
    Ótima informação. Obrigada!
topo