A verdade sobre a essência de baunilha artificial Dr Oetker

Hoje o post é sobre análise de rótulo, mas não de um cosmético… Hoje eu quero compartilhar com você a verdade sobre a essência de baunilha artificial Dr Oetker 😉

Essência de baunilha artificial Dr Oetker

Um dos sabores mais utilizados na culinária doce é o sabor de baunilha… O problema é que de baunilha mesmo, a maioria dos doces não tem nada!! Acredito que 90% das receitas que são sabor baunilha, ao invés que levar essência natural de baunilha ou até mesmo o favo da baunilha, de verdade leva mesmo a essência artificial da mesma.

Mas antes de falar o que tem na essência de baunilha artificial Dr Oetker, vamos falar de coisa boa, sobre a essência natural!!

CONHEÇA MAIS SOBRE BAUNILHA NATURAL

(texto do site: https://www.amandocozinhar.com/2015/07/diferenca-entre-baunilha-natural-essencia-extrato.html)

Fava da baunilha verde e desidratada. Foto Google.

A baunilheira (Vanilla planifolia) é uma orquídea trepadeira nativa do México que pode atingir mais de 10 metros de comprimento. Seus frutos são vagens de 10 a 25 cm de comprimento e 5 a 15 mm de diâmetro, cada um contendo um grande número de minúsculas sementes.

Esses frutos chamados de favas de baunilha verdes não têm cheiro nem gosto – é preciso, primeiro, deixá-los secar numa estufa ou ao sol. Durante a secagem, ocorre um processo de fermentação natural: a ação de enzimas faz com que os frutos fiquem pretos e com seu perfume concentrado.

Flor negra é como é conhecido as sementes da baunilha.

Para utilizar a baunilha natural na sua receita você tem que cortar a vagem ao meio e retirar todas as sementes, só é adicionar as semente direto na sua receita.

Essência de baunilha artificial Dr Oetker

Bom, por uma questão de custo, pelo fato da fava de baunilha ser cara – cerca de R$30,00 uma porção de 100g, as confeitarias usam a essência de baunilha artificial Dr Oetker, mas que de baunilha não tem nada 🙁

Veja os ingredientes:

Aff: água, álcool, corante e aroma artificiais!!

Ou seja, uma água com álcool, com corante e aroma artificiais!! Zero alimento, zero baunilha, zero legal… Com um corante que existe relação com casos de câncer e que na Europa é proibido. Isso mesmo!!

Pra que meu Deus!!

Para completar, olha o absurdo, uma receita de “creme de baunilha de verdade” mas usando a “baunilha fake”:

https://torradatorrada.com/2014/11/06/como-faz-buttercream-de-verdade/

A verdade sobre a essência de baunilha artificial Dr Oetker

Bom, é isso, nada mais a falar. Somente lembrar: leia o rótulo!!

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

2 comentários, Deixe o seu também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Loja De Essências
    Setembro 19, 2019
    Excelente artigo!
  2. Adfsdad
    Setembro 23, 2019
    vc nao falou nada da baunilha artificial.
topo