Para que serve a própolis?

Saúde e bem-estar são importantíssimos para mim, e melhor ainda quando podemos manter a nossa saúde com produtos que a natureza nos oferece, nesse caso as abelhas! Eu, Bea, apareci por aqui para compartilhar para serve a própolis e todos os benefícios que nos proporciona para a saúde.

O que é Própolis?

Bom, a própolis nada mais é que uma substância mista composta pela resina das flores, árvores e de enzimas produzidas pelas abelhas. Repleta de nutrientes, essa mistura conta com mais de 50 minerais, incluindo cálcio, zinco, potássio, ferro, fósforo, magnésio, vitamina A, B1, B2 e B3, além de óleos essenciais e pólen. Um verdadeiro elixir da vida!

As abelhas são seres super inteligentes, elas depositam essa mistura na parte externa da colmeia para se proteger do frio e também de predadores. E na parte interna da colmeia, serve para desinfetar o ambiente e, caso algum predador entre na colmeia, as abelhas o matam e usam a própolis para cobri-lo, assim a sua decomposição não as contamina!

Os apicultores responsáveis retiram apenas o excesso da própolis das caixas de mel, dessa forma as abelhas não ficam sem a sua preciosa proteção. Quando a própolis está no inicio de sua “vida” ela é um pouco gelatinosa e com o passar do tempo fica bem dura, como uma pedra.

Depois de alguns meses sendo diluída em álcool de cereais, a mistura atinge a sua forma líquida e chega na concentração perfeita para o consumo, ou seja, o extrato de própolis.

Benefícios da Própolis

A própolis tem diversos benefícios para a nossa saúde, entre eles:

1 | antiviral
2 | antibiótico
3 | cicatrizante
4 | anti-inflamatório
5 | antibacteriano
6 | antifúngico
7 | antioxidante

Dicas de consumo

A própolis deve ser consumida diluída em líquido (água, suco, café, chá), as sugestões são de 5 gotas para prevenção de doenças e caso fique doente de 15 a 20 gotas. Além disso, por ter propriedades antibacterianas a própolis pode ser uma solução para problemas bucais como mau hálito e aftas, podendo fazer um bochecho com um pouco água morna e própolis diluído.

Ah, uma outra forma de utilizar esse extrato mágico, é aplicando diretamente em machucadinhos leves, por conta de suas propriedades incríveis, ajuda a cicatrizar tudo bem rapidinho! Como mostra esse post do Apiário Mel Amor:

E se além de tudo isso, eu te contar que esse produto natural pode ser usado para a pele? Isso mesmo! Mas esse assunto merece um post único! Então fiquem ligados aqui no blog, pois em breve teremos esse conteúdo para deixar sua pele ainda mais radiante!

Apicultura Consciente

Eu e a Chris, temos usado todos os dias os produtos do Apiário Mel Amor, um apiário super consciente, artesanal, familiar e que trabalham com isso a mais de 25 anos! A sustentabilidade e cuidados com a natureza são pilares importantes para que a apicultura consciente aconteça de verdade. Essas são algumas das práticas conscientes pelas quais o Apiário Mel Amor preza:

1. Colhemos o mel apenas duas vezes ao ano, após as épocas de florada;
2. Em tempos chuvosos não mexemos nas colmeias;
3. Só retiramos o excesso da produção das abelhas, ou seja, aquilo que não servirá se alimento para elas;
4. Respeitamos o limite de caixas por área para não sobrecarregar o ecossistema;
5. Nossas caixas de mel estão localizadas:
– no meio da mata nativa, local sem monocultura e sem agrotóxicos.
– distantes da área urbana, evitando que as abelhas ousem em lixos e em produtos industrializados.
– próximas a abundancia de água favorecendo todo o ciclo do mel.

Trecho retirado de uma postagem do Instagram @apiariomelamor

Para que serve a própolis?

Bom, aposto que com esse post super completo você já sabe para que exatamente serve a própolis, certo? Agora se você tem interesse em ter esse elixir da vida ai na sua casa, clique aqui!

Além disso, confira o site do Apiário, eles tem diversos produtos deliciosos, feitos com muito amor, dá pra sentir de longe!

http://www.apiariomelamor.com.br

Beijos,
Bea.

1 comentário, Deixe o seu também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tainá
    Agosto 16, 2020
    Post Maravilhoso. Tenho usado diariamente com a minha mãe junto diluído na água morna com limão. Já sabia que ele é excelente pra saúde e pra nossa imunidade. E agora que li essas informações aqui então.... não fico mais sem! :) I
topo