O que ler no rótulo da água mineral

Por questões de segurança sanitária e facilidade de acesso, hoje o consumo de águas minerais envasadas cresce em larga escala e novas marcas aparecem todos os dias, porém nem todas possuem composição adequada ao consumo. Assim saber o que ler no rótulo da água mineral é fundamental para ajuda na decisão de compra!

O que ler no rótulo das água mineral

Por definição do Código de Águas Minerais (decreto-lei 7.841 de 8 de agosto de 1945):

“águas minerais são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa.”

Então, pelo fato da água ser captada de fontes naturais, sua composição varia de acordo com o solo e clima da região da fonte. Consequentemente, as quantidades dos minerais, especialmente do sódio, além do pH da água, podem variar de acordo com a sua fonte.

Atenção com a quantidade sódio

Já sabemos que sódio em excesso faz mal a saúde! A Organização Mundial de Saúde preconiza o consumo diário máximo de 2.000mg de sódio por dia, então é super importante observar a quantidade de sódio nas águas, pois no mercado existem algumas marcas com mais e outras com menos sódio.

Porém nenhuma marca de água mineral do mercado está fora dos limites aceitáveis pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, que é de 600mg/l. Porém devemos saber a quantidade de sódio que você está consumindo na água, pois se for tomar 2 litros dessa água, mais as quantidades de sódio que ingerimos ao longo do dia por meio dos alimentos, pode ser uma bomba de sódio!

Olha aí um simples comparativo da quantidade de sódio dos rótulos de algumas marcas do mercado:

MARCA COMERCIAL QUANTIDADE DE SÓDIO POR ML/L
CRYSTAL 103,6
SÃO LOURENÇO 30,2
PREMIUM LINDOIA 18,4

 

É super importante observar no rótulo a quantidade de sódio da água para se hidratar com marcas de águas envasadas com baixo sódio, especialmente para indivíduos que sofrem com hipertensão, doenças cardiovasculares e renais.

É importante observar o pH

Além do teor de sódio, o potencial hidrogeniônico (pH) também deve ser observado na escolha da água mineral. O pH é a escala numérica, com valores entre 0 e 14, que indica se o pH da água é ácido, básico ou neutro. Porém sabe-se que quanto mais o pH da água variar entre netra a alcalina, ou seja, com pH de 7 a 10, mais ideal ao organism será, uma vez que irá propiciar ao organismo um pH ideal para os processos metabólicos e para neutralizar os efeitos do consumo de alimentos ácidos, assim contribuindo para que assim as nossas células trabalhem adequadamente e para a redução dos sintomas de refluxo gastresofágico.

Então vamos lá beber água, mas com #consciêncianutricional #leiaorótulo

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

6 comentários, Deixe o seu também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Renata Enoque
    Fevereiro 8, 2017
    Ótimas informações Chris!!!E vamos de água ,BOA!
  2. Joelma
    Fevereiro 8, 2017
    Olá Chris bom dia, adorei as informações. beijosss
    • Chris Castro
      Fevereiro 8, 2017
      Oi Joelma!! Obrigada... Passa sempre por aqui e deixa um recadinho que eu adoro Beijos e boa tarde!!
  3. Jhennifer Medeiros
    Fevereiro 8, 2017
    Super amei as dicas !!!
  4. Stefânia Magdala
    Março 7, 2017
    Oi Chris Castro, me tire uma dúvida sobre a Água mineral da Gota de Cristal, o sódio é 7, 528 e ph a 25°C. 5,56 . É o ideal?
    • Chris Castro
      Março 15, 2017
      Oi! Não conheço essa água, mas os dados que vc informou são ótimos!
topo