Tipos de Colágeno? Aprenda aqui!

,

Para muitos o colágeno é uma dúvida constante: quais são os tipos de colágeno? Funciona ou não funciona? Consumo ou não consumo? Como consumir? Eis a questão…

Como eu sou nutricionista, especialista em Nutrição Funcional e há 10 anos estudo colágeno e faço uso do colágeno, me sinto pronta para dividir com vocês minhas experiências e evidências científicas sobre esse nutriente tão amado por uns e tão polêmico para outros!

Tudo Sobre Colágeno

O colágeno é a proteína mais abundante do organismo animal, representando cerca de 25% a 30% de toda proteína corporal e cerca de 70 a 80% de toda a proteína da pele. É considerado uma proteína chave, responsável pela integridade dos ossos, cartilagens, elasticidade e regeneração da pele, estruturas dos vasos sanguíneos.

O colágeno é encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, porém, com o início da fase adulta, a partir dos 25 anos de idade, a deficiência de colágeno começa a ser notada, pois o organismo diminui sua produção, sendo necessária a suplementação a base de colágeno hidrolisado.

Tipos de Colágeno

Existem alguns tipos de colágeno e conhecer os tipos de colágeno é essencial para escolher fontes capazes de repor a proteína no corpo. Como exemplo, alguns são indicados para a pele, enquanto outros atuam com melhor desempenho nas articulações. Ambos podem ser suplementados, uma alternativa para aumentar os níveis de colágeno reduzidos naturalmente com o passar dos anos.

Na pele, essas proteínas são formadas principalmente por colágeno tipo I (85%), que ajudam a manter a pele hidratada, elástica e resistente. Já para as articulações e tecidos, o colágeno tipo II é o mais indicado, e auxilia na adesão das estruturas.

Existem muitos tipos de colágeno, mas os mais importantes são:

Colágeno tipo I

É o mais abundante e é encontrado na pele, tendões, ossos e dentes. Apresenta-se sob a forma de fibras grossas, sendo o mais resistente a tensões.

Colágeno tipo II

É encontrado nas cartilagens. Funciona como uma espécie de mola, que permite ao joelho, por exemplo, aguentar o peso do corpo.

Colágeno tipo III

É comumente encontrado nas artérias, no músculo dos intestinos e do útero e em órgãos como o fígado, o baço e os rins. As fibras deste tipo de colágeno apresentam certa elasticidade, e por isto são sempre encontradas em órgãos de forma variável.

Tipos de Colágeno

Daí agora vocês estão pensando: ok, já sei o que é o colágeno e os tipos, mas ei aí funciona mesmo? Como consumir? Bom, isso é assunto para um próximo post! Fica ligada!

Ah, e aproveito para agradecer ao Nutren Beauty, que está apoiando esse conteúdo educacional.

O Nutren Beauty é o complemento nutricional da Nestlé, que fornece a recomendação diária de colágeno hidrolisado Verisol, além de outras vitaminas e minerais. É um delicioso suplemento em pó!

Veja mais aqui – www.nutren.com.br

Nutrição, beleza e beijos,
Chris.

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo