Tipos de Hidratantes: Hidratantes, Emolientes, Umectantes e Oclusivos.

Quais as diferenças entre eles?

Confesso que tem muita confusão por aí… Será que todo hidratante é igual? Realiza a mesma função? Não… Existem os vários tipos de hidratantes: os hidratantes, os emolientes, os umectantes e os oclusivos, que possuem fórmulas diferentes, com funções diferentes e benefícios diferentes. Então resumi um pouco de informações sobre esses tipos de hidratantes para vocês 😉

Hidratantes, Emolientes, Umectantes e Oclusivos

Se tem uma coisa que todo mundo quer no inverno é hidratar a pele certo?! Mas existem os tipos de “hidratação”.

“De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma substância emoliente amacia e suaviza a pele, a hidratante é aquela que aumenta o teor de água da pele e ajuda a mantê-la macia e a umectante mantém e retém a umidade.

Fonte: Ecycle

Entenda melhor as diferenças entre hidratante, emoliente, umectante e oclusivo!

foto do Instagram @skincare

Tipos de Hidratantes

Hidratante

Hidratar significa: manter com água. Assim, tudo que pode manter água na pele é uma substância hidratante, porém com uma ação específica: as substâncias hidratantes se diferenciam das emolientes, umectantes e oclusivas porque possuem a capacidade de permear a camada córnea (camada externa e superficial da pele), por isso, agem mais profundamente. São os produtos que geralmente carregam junto com a água outros ativos antioxidantes, anti-inflamatórios, vitaminas e outros, que realmente nutrem a pele, uma vez que conseguem permear na camada córnea.

Emoliente

Emoliente significa “amolecer”, ou seja, os produtos desta categoria possuem uma função de deixar a pele mais macia. Geralmente são óleos que criam uma barreira protetora que previne o ressecamento, suavizando ou amaciando, assim tornando a pele mais flexível. Os ingredientes mais comuns deste grupo são os óleos vegetais (amêndoas, argan, jojoba, oliva, maracujá, uva, etc), que podem ser encontrados como óleo puro ou como parte da formulação de cremes e loções. Os emolientes diminuem a perda de água e mantêm o nível adequado de umidade no estrato córneo, permitindo flexibilidade cutânea.

Umectante

Umectar significa deixar “úmido”, assim os umectantes são substâncias que contêm água em sua formulação e, quando aplicadas na pele, criam uma camada protetora, que protege a pele de perder água para o meio externo, mantendo-a umedecida. Essas substâncias não permeiam no estrato córneo, elas formam um filme hidrofílico sobre a pele, retendo água na superfície da camada córnea. Também são adicionadas nos cosméticos para melhorar a consistência do produto, e para que não ocorra cristalização do mesmo. Entre os agentes umectantes, destacam-se: glicerina, D-pantenol e ácido hialurônico.

Oclusivos

Os produtos desta categoria não hidratam a pele mas criam uma barreira protetora que impede a perda de água. É preciso tomar cuidado com os produtos oclusivos porque se eles forem aplicados com a pele seca e desidratada, este quadro se agrava. O produto impede que um agente hidratante penetre na pele depois. O melhor uso para esta categoria de hidratante é nutrir a pele antes com um bom ingrediente específico para isso (preferencialmente após o banho, com a pele ainda úmida) e selar a hidratação com o ingrediente oclusivo. São exemplos deste grupo os derivados do petróleo como o óleo mineral (como o Johnson’s Baby), a parafina (como o creme Nívea) e a vaselina (como o Vasenol).

Meu Tipo de Hidratante Preferido

Cada pessoa, cada pele tem necessidades diferentes, por isso a recomendação é sempre consultar o dermatologista!

Outra coisa importante é pensar que que acordo com a fórmula do produto, um tipo de hidratante não exclui o outro, ou seja, existem fórmulas que são hidratantes e emolientes, umectantes e oclusivos…

Por exemplos fórmulas com óleos vegetais atuam como agente hidratante e umectantes, ou seja, repõem o filme hidrofílico da pele mantendo a água na superfície da camada, deixando-a hidratada, além de serem ativos que nutrem a pele e penetram na camada córnea.

De fato, na minha experiência e opinião, sempre é importante buscar soluções de hidrantem de forma mais natural, ou seja, em sinergia com a pele. Assim eu opto por produtos que realmente são hidrantes e com ativos naturais, assim penetram na camada córnea e nutrem a pele!

Quer ler mais posts sobre hidratação da pele? Confira aqui

| Produtos Baratinhos de Cuidados com a Pele
|
Secreção de Caracol para a Pele – Cosméticos K-Beauty
|
Óleo de Rosa Mosqueta – Pra que Serve?

Nutrição, beleza e beijos
Chris.

2 comentários, Deixe o seu também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Maria Elisabete
    Agosto 16, 2019
    Olá, Chris! Tudo bem? Tenho 55 anos, pele oleosa, sensível, mais marcas de expressão que rugas. Qual creme vc me indicaria para hidratação? Obrigada!
    • Chris Castro
      Agosto 20, 2019
      Oi Maria! Já ouviu falar no Cicatricure Antissinais? Talvez seja uma ótima opção pra você! Falo dele nesse post aqui: https://nutricaoebeleza.com.br/hidratante-facial-bom-e-barato-dicas-de-produtos-de-farmacia/ beijos!
topo