Consumo Diário de Água

Acredito que você já saiba, mas é sempre bom reforçar que água é um nutriente essencial para a vida. Apesar de ser estabelecido como importante, por outro lado, ainda é ironicamente ignorado como parte da dieta. Mas qual o consumo diário de água correto para uma dieta saudável e eficaz? Saiba mais nesse post sobre a recomendação sobre a ingestão de água.

Consumo Diário de Água

Água é o principal constituinte químico do corpo humano. Num organismo adulto, o total de água representa cerca de 70% do total do peso corporal, divididos no meio intracelular e extracelular (plasma e intestício), assim participando ativamente dos processos metabólicos de forma dinâmica.

Por isso, a quantidade a ser ingerida é muito importante, pois precisamos de água em todas as células do nosso corpo o tempo todo, especialmente nos momentos de maior gasto de água pelo organismo.

Pela urina, por exemplo, geralmente perdemos de 1 a 2 litros de água por dia. Além das perdas respiratórias de 250 a 350ml, e também perdas com o suor que podem chegar até a 4 litros por dia. Dessa forma, a quantidade necessária de água para uma reposição que atenda a demanda do nosso corpo é variável, por meio de diversos fatores como metabolismo, dieta, clima, nível de atividade física, etc… Mas repor é vital!

Consumo Diário de Água

Até hoje não existe um consenso sobre a recomendação de ingestão diária, mas claramente a comunidade médica defende a reposição hídrica para a homeostasis (equilíbrio hídrico do corpo). Desta forma, a recomendação mais utilizada são as DRI’s Americanas (Dietary Recommend Intake) que é para homens de 19 a 50 anos de 3,7 litros e para mulheres dessa mesma faixa etária, de 2,7 litros. Porém deve se considerar que esse valor deve vir 80% da ingestão de água, vindo os 20% restante do consumo de alimentos. Assim, considera-se a ingestão de água para homens de 2,9 litros e mulheres de 2,1 litros. Contudo, a média para os dois gêneros é 2,5 litros, o que usualmente escutamos nas mídias.

Independentemente do gênero, idade e atividade, hidratar-se é fundamental. Pelo menos 2 litros por dia, ou seja, 10 copos de 200ml, é um consumo importante para a saúde e também para a beleza. Caso não tenha filtro em casa, na hora da compra escolha sempre as opções com baixo zinco e pH alcalino… Voilà! Beba água e aproveite a vida!

Nutrição, beleza e beijos
Chris.

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo