Especial Coronavírus: dicas para a quarentena saudável – FASE 1

Programação especial no blog Nutrição e Beleza. Estamos vivendo um momento novo e difícil no país… Não tenho conhecimento se já havíamos passado por isso antes, mas sei que pelo menos nos últimos 40 anos – período da minha existência – NÃO. Nunca havia passado pela famosa – e temível – quarentena. Então, nos próximos dias a pauta por aqui não será nutrição e beleza, serão pautas de prestação de serviço ao próximo… Prioridades! E a prioridade agora é saúde física e mental. Leia com carinho esse especial coronavírus com dicas para a quarentena saudável 😉

O que é quarentena?

Quarentena é a reclusão de indivíduos sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou da data em que esse indivíduo sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção.

E por que estamos de quarentena se não tivemos contato com pessoas com a COVID-19 (nome dado a doença causada pelo coronavírus)? Por prevenção! Os primeiros casos da infecção pelo coronavírus que aconteceram na China foram alarmantes e mostraram a alta propagação da doença, com casos leves e outros graves que leva o paciente para a UTI ou a morte.

Em menos de 2 meses dos primeiros casos da China, o coronavírus já havia se espalhado no mundo, fazendo milhares de vítimas. Hoje o mundo está em pandemia e com aumento dos casos no Brasil, ou seja, nos resta prevenir. Assim, além dos hábitos de higiene pessoal, a prevenção vem do isolamento social, ou seja, ficar em casa, como se estivesse de quarentena.

Assim, todo o Brasil começou, uns antes e outros depois, na semana passada a viver essa quarentena.

O que fazer para não surtar na quarentena

Fases da quarentena e suas emoções

Bom, conforme eu falei, eu nunca vivi a quarentena antes, mas já estou vivendo há 10 dias (comecei no dia 17/03). Já nos primeiros dias eu senti algumas sensações estranhas… Daí eu decidi parar para ler e estudar sobre as emoções que as pessoas sentem na quarentena.

Não sou psicóloga, mas li muita informação séria e interessante, como também vi vídeos e blogs com relatos de pessoas da China e da Itália que viveram e ainda estão vivendo o isolamento.

Bem, a quarentena possui suas fases. E eu acabei de viver a fase 1. Vamos aos meus relatos.

Quarentena – Fase 1

A fase 1 são os primeiros dias em casa, isolado com as pessoas que vivem sob o mesmo teto, ou seja, para muitos é com a família e para outros é sozinho.

Nessa fase, que eu acabei de viver, existe um pensamento positivo da situação, um otimismo, o olhar para o copo cheio. A nossa tendência é de pensar nas coisas legais do isolamento: ter tempo para fazer coisas, planejar agenda, buscar entretenimento, assistir séries do Netflix, fazer atividades físicas.

Nessa primeira semana, outra característica que eu percebi em mim e nas outras pessoas foi a preocupação com a comida, bebida e artigos de higiene pessoal.

Mas então, com essa experiência da fase 1, quais são as minhas dicas para manter a saúde mental?

Dicas para a quarentena saudável

Minha fase 1 foi OK 😉

O que eu fiz? Segui umas orientações de li sobre o tema. O foco nessa semana foi buscar uma organização da casa e das atividades, para ter uma melhor produtividade.

| Dicas para organização das atividades domésticas

Durante o isolamento a regra é: ninguém entra e ninguém sai. Assim, o apoio que temos de funcionários ou diaristas, não acontece mais. Daí já viu, com todos em casa e sem ajuda, as atividades domésticas só crescem, então organizar as atividades é fundamental.

Faça uma tabela e cole na geladeira: quem faz a comida, quem lava a louça, quem varre a casa, quem coloca roupa para lavar, quem tira os lixos, quem lava banheiros… Tudo, todas as atividades, divididas por dia, turno e habilidades.

Acredite, organizar isso parece desnecessário, mas depois de alguns dias, se só você estiver lavando a louça, você estressa… Daí já viu!

| Dicas para atividades com crianças

Bom, para quem tem criança – assim como eu, tenho o Paulo de 9 anos – ainda é mais complicado. Mais bagunça, mais barulho, mais TV em canais não legais… A dica é: organize atividades para eles também.

Inclua a criança nas atividades domésticas (dependendo da idade, lógico). Aqui em casa o Paulo é o que tira a mesa depois das refeições, além de limpar o seu quarto e arrumar a cama. Também lava uma louça…

Além dessas atividades, tem as atividades da escola – o home schooling – que pode levar os pais a loucura (aff, nunca vi tanta atividade, e o pior, usando o meu computador ;-(). Assim a criança tem que ter o horário do estudo.

Aqui em casa definimos o horário de café da manhã, todos arrumados e dentes escovados (and skincare) às 9h na mesa. Depois o Paulo tenho horários intercalados de estudo e livre, para brincar. Assim, criamos os horários das refeições e das demais atividades.

Atividades com crianças, até skincare!

| Dicas de alimentação prática

Por fim, quero deixar dicas da parte que – para mim – foi a mais complicada da primeira semana da quarentena, fazer comida! É muita coisa: café, almoço e jantar, com lanches nos intervalos. Confesso que se aqui em casa fosse só eu e meu marido, iríamos fazer jejum e dieta kkkk… Mas com criança não dá. Então optamos por alimentos mais práticos.

Fizemos feijão 1 dia, numa quantidade grande, e congelamos para vários dias. Fazemos macarrão que é fácil, mas intercalamos com gohan (arroz japonês que é feito na panela – zero trabalho). Também temos a airfry, daí fazemos bem rápido: kibe, hambúrguer do Futuro, batata frita… E por fim, também optamos por legumes, lentilha, grão de bico e outros já prontos (tipo Camil sabe?) e atum enlatado. Ah, e ovo sempre… Em qualquer refeição!

Enfim, não está sendo o mais saudável, mas estamos bem alimentados e buscando formas práticas para facilitar a vida na quarentena.

(SE GOSTA DO TEMA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, CLQUE AQUI)

E vamos lá para a próxima fase da quarentena

Bom, isso é só o começo, mas vai passar! Logo mais… Quanto mais ficarmos isolados, mas rapidamente isso tudo vai passar.

Por enquanto vamos buscando mais dicas para a quarentena saudável, assim levarmos as próximas semanas de forma mais leve e radiante. Atitudes radiantes podem transformar dias difíceis em dias legais!

Cobre menos, faça mais, não reclame e tenha seus momentos gostosos. Vai dá tudo certo, VAI PASSAR!

TEM MAIS DICAS PRÁTICAS E CONTEÚDOS DO MEU LIFESTYLE DURANTE ESSA QUARENTENA NO MEU INSTAGRAM: @CHRISCASTRO1

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

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