Saiba tudo sobre manchas na pele

No meio desses dias loucos de quarentena, peço licença para falar um pouco sobre pele, até porque, com esse isolamento eu estou com mais tempo para ler e estudar temas que vocês sempre pediram. Então hoje é o assunto mais pedido por vocês. Saiba tudo sobre manchas na pele!

O que causa manchas na pele?

Fonte: Google imagens

Bom, sei que esse assunto é quente, pois olha esse dado:

“A maior queixa estética das brasileiras também é o 3º principal motivo de consulta aos médicos dermatologistas: manchas na pele”

As manchas na pele são resultado de uma hiperpigmentação que pode ser causado por diversos fatores como as mudanças hormonais, exposição solar, cicatrizes e até a poluição da cidade.

Então já sabemos as principais causas das manchas na pele, mas vale também entender o processo biológico:

  1. Primeiro passo – INFLAMAÇÃO – a pele reage a fatores internos e externos que agridem sua barreira protetora
  2. Segundo passo – PRODUÇÃO – como defesa, a pele ativa a melanogênese, que é o processo de produção da melanina
  3. Terceiro passo – DEPOSIÇÃO – a melanina fabricada em excesso se deposita de forma irregular sobre a pele e dá origem ao surgimento de manchas na pele

Tipos de hiperpigmentação

Cada pele tem uma reação aos diversos motivos que levam às manchas, por isso as manchas apresentam diferentes características e intensidades:

| MANCHAS PÓS INFLAMATÓRIA

Muito comum em peles acneicas, uma vez que a acne é a causada pela inflamação de um folículo. São pequenas lesões ocasionadas por inflamações como acne, machucados, picadas de insetos e queimaduras.

| MELASMA

É comum se manifestar durante a gravidez pois está correlacionado a alterações hormonais. O melasma não tem cura ou causa certa, mas é possível controlar essa disfunção que afeta 1/3 das mulheres! São manchas acastanhadas, localizadas principalmente no rosto com limites bem definidos e formato irregular.

| LENTIGO

Muito comum em pessoas acima de 50 anos, as marcas se manifestam principalmente em áreas expostas, como o rosto, mãos, ombros e braços. É comum aumentar em número e tamanho com o passar da idade. Tem uma aparência semelhante às sardas, provocada principalmente pelos raios UVA e UVB.

Lentigo. Fonte: Google imagens

Como tratar das manchas na pele

Primeiro passo: PROCURE UM PROFISSIONAL DERMATOLOGISTA. Esse profissional irá avaliar e identificar o seu tipo de manchas. Como o diagnóstico feito, será mais eficaz a indicação pelo tipo de tratamento.

Existem tratamentos desde mais invasivos, como lasers e peelings, até tratamentos mais caseiros, com o uso de cosméticos com ativos clareadores.

Então #ficaadica busque um profissional, siga às recomendações e use protetor solar! 😉

TEM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE MANCHAS NA PELE AQUI

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo