Tudo Sobre Manchas Faciais

Tudo fica muito claro na pele: se você aproveitou muito o sol, se usou protetor solar direitinho, se cuida da sua pele diariamente… E, se você é vaidosa, assim como eu, está sempre de olho no espelho e vê exatamente quando uma manchinha resolve aparecer… Por isso, confira nesse post, tudo sobre manchas faciais!

Tudo Sobre Manchas Faciais

Mas para conversamos sobre manchas, primeiro quero explicar como a nossa pele ganha sua cor! Quem dá o tom é a melanina, um pigmento castanho, que fica mais ou menos escuro de acordo com sua concentração. São os melanócitos, células da nossa epiderme, que produzem esse pigmento, e cada pessoa possui melanócitos mais ou menos ativos, de acordo com sua genética – isso explica a enorme variedade de tons de pele que vemos por aí.

Mas tem uma coisa que talvez você não saiba: a real importância da melanina. É ela que protege o DNA das células das agressões da radiação. Quando você se expõe ao sol, os raios ultravioleta atingem e danificam as células mais externas da pele primeiro. E, imediatamente, o corpo estimula os melanócitos a produzirem mais melanina para se proteger. E você ganha o seu bronzeado.

Tudo Sobre Manchas Faciais

Prevenir é o melhor remédio!

Tratar as manchas é mais difícil que evitá-las. E os cuidados preventivos são iguais para todas elas. Não tem segredo! Use de filtro solar sempre e reaplique pelo menos três vezes ao dia. O ideal é optar por filtros físicos, que refletem todos os tipos de radiação – mesmo que você trabalhe em locais fechados, a luz visível está agindo! E, ao ar livre, use bonés, óculos e tecidos com FPS. Esses cuidados devem ser ainda mais intensos na gravidez.

Como eu sempre digo, a maquiagem tem pigmentos que criam uma barreira física sobre a pele, e é super benéfica para quem tem manchas. Use um produto que tonaliza em cima do protetor, até mesmo durante as atividades físicas, se quiser – só precisa retirar os resíduos depois com demaquilante, combinado?

Além disso, seu dermatologista pode indicar nutracêuticos (cápsulas) antioxidantes que ajudam na prevenção das manchas.

E se já aconteceu?

É hora de correr atrás do prejuízo! Use diariamente produtos com ativos clareadores e antioxidantes diariamente para suavizar as manchas superficiais. Hiperpigmentações mais profundas exigem tratamento no consultório: há opções de laser muito modernas e o dermatologista vai orientar caso a caso.

Mas não se esqueça: Melasma é uma alteração crônica. Ou seja, não basta fazer laser para a mancha sumir, é preciso usar protetor solar com disciplina para evitar que ela reapareça depois de um tempo.  

E um último alerta!

Até agora falamos de manchas que só causam incômodo estético, certo? Mas algumas podem ser sinal de algo mais grave, como câncer de pele. Faça o exame de pintas uma vez ao ano com o dermatologista e, entre as consultas, tenha um olhar atento ao seu corpo para identificar manchas perigosas. Nós temos uma lista de critérios para ajudar, a regra do ABCD:

A de Assimetria: divida a lesão no meio e cheque se as duas metades são bem semelhantes. 

B de Bordas: elas devem ser regulares. 

C de Cor: a coloração precisa ser uniforme. 

D de Diâmetro: a pinta não pode ter mais de 6mm.

Tudo Sobre Manchas Faciais

Se alguma mancha ou pinta fugir dos padrões citados a cima, procure o seu dermatologista.

Conteúdo do post criado pela dermatologista Dra. Kássila Nasser CRM/PR 27.047

Nutrição, beleza e beijos,
Chris.

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo