O que fazer para diminuir as olheiras
Beleza
Fala sério, olheiras ninguém merece não é mesmo!!! Eu super tenho olheiras, mas aprendi a conviver com elas, mas a base de muuuito corretivo. Mas existem várias técnicas para minimizar essas indesejadas manchas escuras abaixo dos olhos, então pedi para a minha dermatologista, a Dra Bruna Rezende, escrever um texto para vocês, explicando as causas e o que fazer para diminuir as olheiras.
O que fazer para diminuir as olheiras
Tudo bem pessoal? Sou a Bruna, médica dermatologista, e estou aqui para falar de um tema bem comum e que atinge a maioria das pessoas: OLHEIRAS!!! Primeiro precisamos entender que existem diferentes tipos de olheiras:
- Constitucionais: são olheiras acastanhadas e fundas.
- Melânicas: olheiras acastanhadas causadas pelo acúmulo de melanina e são exacerbadas pelo sol ou por estímulo hormonal.
- Sanguíneas: olheiras arroxeadas causadas por acúmulo de hemoglobina (pigmento sanguíneo) ou produtos de sua degradação.
- Vasculares: olheiras azuladas que pioram em situações de stress e cansaço, quando a circulação sanguínea da região torna-se parcialmente comprometida e formam-se as famosas “bolsas”.
Além do estresse e da falta de sono, outros fatores que agravam as olheiras são: genética, flacidez na região, peles muito claras, alergias como rinite, asma e bronquite, e acúmulo de gordura na pálpebra inferior.
Apesar de todas elas terem tratamento, é dificil prometer ao paciente um resultado 100% eficaz!!! Seguem algumas opções de tratamento:
- Começando pelo tradicional peeling: ele ajuda nas olheiras com excesso de pigmento, com coloração amarronzada. É usado um clareador e o médico irá determinar qual o acido indicado para seu tipo de pele e quantas sessões serão necessárias.
- Um dos mais usados hoje, o preenchimento com acido hialurônico é indicado para as olheiras profundas pois garante volume para a pele abaixo do olhos de forma que fique nivelada com a face. Normalmente é feito apenas uma aplicação, que só será feita novamente quando o acido for naturalmente absorvido pelo nosso organismo.Para as olheiras do tipo “bolsas”, a drenagem linfática é um otimo recurso e deve ser feito com frequência, já que esse edema é normalmente causado pelo estilo de vida da pessoa
- Cremes específicos para a área dos olhos! Os cremes para essa região melhoram edemas, problemas de circulação, manchas e alguns possuem tambem proteção solar. Normalmente eles não são suficientes sozinhos, e o médico é a pessoa indicada para te dizer qual o creme você deve usar!
- Um tratamento antigo e ainda muito usado é a luz pulsada, que melhora os vasinhos nas olheiras de coloração amarronzadas. Os resultados são notados nas primeiras sessões e a quantidade de sessões será determinada de acordo com a evolução, junto com seu médico.
- Os tratamentos a laser tem ganhado cada vez mais espaço. Esse tratamento é mais indicado para olheiras hiperpigmentadas e para as com depressões.
- Nos casos de olheiras tipo bolsas, a cirurgia de blefaroplastia é uma ótima opção!
Bom, é isso pessoal… É um probleminha chato, mas que possui várias opções de tratamentos para diminuir as olheiras.
Dra Bruna Rezende – @drabrunarezende
drabrunarezende@gmail.com / (11) 3064-4552 ou (11) 3851-4000