Perigo dos Ftalatos nos cosméticos
Beleza
Há tempos venho me preocupando com o excesso do contato do nosso organismo com química inorgânica e elementos tóxicos que existem alguns alimentos industrializados e cosméticos. Assim, quero nos meus posts sempre alertar sobre alguns itens tóxicos que estão escondidinhos nos produtos… Hoje o assunto aqui é o perigo dos ftalatos nos cosméticos.
Perigo dos Ftalatos nos cosméticos
Então vamos falar quem são esses ftalatos… São um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico, utilizadas para melhorar a textura de alguns produtos. No caso dos cosméticos, são encontrados em esmaltes de unha (dibutil ftalato), perfumes e loções (ftalato de dietila) e em sprays de cabelo (ftalato de dimetila).
Os ftalatos não conseguem se ligar quimicamente aos plásticos. Nos cosméticos, eles também são liberados conforme o uso. Isso significa que os ftalatos migram dos plásticos e de outros produtos, como os cosméticos, entrando em contato com o ser humano e o ambiente.
Podemos ingerir ftalatos por conta da presença dessas substâncias em embalagens para alimentos e copos plásticos. Como os ftalatos saem do plástico, eles entram em contato com o alimento que será ingerido por nós.
Os ftalatos estão associados à ocorrência de problemas reprodutivos em animais silvestres e testados em laboratórios. A presença de ftalatos no organismo desses animais provocou a redução da fertilidade, aborto, defeitos congênitos, câncer de fígado e rins. Em humanos os efeitos foram: surgimento de câncer de mama, desregulação hormonal e diminuição da fertilidade masculina (redução do número de espermatozoides).
“Os ftalatos estão classificados pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) como possivelmente carcinogênicos para humanos (grupo 2B).”
Na Europa, o uso dos ftalatos é proibido em cosméticos, além de serem considerados como tóxicos para o sistema reprodutivo. No Brasil, desde 2009, são limitadas as concentrações de ftalatos e seus derivados (não mais que 1% em peso de ftalato), em copos e garrafas plásticas descartáveis, seguindo resolução da ANVISA.
Perigo dos Ftalatos nos cosméticos
O perigo está aí, os ftalatos podem causar uma larga série de problemas adversos à saúde, incluindo danos ao fígado, aos rins e ao pulmão bem como anormalidades no sistema reprodutivo e o desenvolvimento sexual.
Então fica a dica, evite o uso de cosméticos com ftalatos!!
Nas embalagens dos produtos, raramente há a descrição literal “ftalato”. Os nomes mais comuns listados são phthalates, dibutylphthalate (DBP), dimethylphthalate (DMP), diethylphthalate (DEP). Podem até aparecer os nomes em português também: butila, benzila, dibutila, diciclohexila, dietila, diisodecila, di-2-etilexila e dioctila.
É isso, recado dado 😉
Nutrição, beleza e beijos, Chris.