Adoçante artificial faz mal para saúde?

Recentemente eu recebi um kit com todas as opções de adoçantes naturais da Linea. Achei bem interessante o material informativo sobre as diferenças entre os tipo de adoçantes artificiais e naturais. Então decidi compartilhar aqui com vocês esse conteúdo para que você entenda mais sobre o assunto e descubra se adoçante natural faz bem para saúde!

O que são adoçantes?

Os adoçantes (ou também conhecidos como edulcorantes) são substâncias de baixo ou inexistente valor energético que proporcionam o gosto doce a algum alimento. Além da sacarose (açúcar natural mais difundido mundialmente, tem origem da cana-de-açúcar), são muito utilizados a sacarina, ciclamato e taumatina, que são moléculas bastantes distintas dos glicídios naturais.

Alguns surgiram em laboratório – vários deles por acidente. O aspartame, por exemplo, foi descoberto em pesquisas para um remédio contra a úlcera. Isso ocorreu em 1965, quando o químico americano Jim Schlatter deixou cair nas mãos uma combinação de aminoácidos por ele desenvolvida. Quando levou um dedo à boca, sentiu um gosto extremamente doce: estava criado o popular adoçante usado em refrigerantes light.

Alguns já vêm prontos da natureza. É o caso do steviosídeo, mais conhecido como stévia, extraído de uma plantinha consumida tradicionalmente pelos índios brasileiros, chamada Planta Stevia rebaudiana. Também é o caso do xilitol e o do eritritol, ambos originados do milho. O eritritiol se destaca pelo seu sabor ser igualzinho ao do açúcar e também pela naturalidade. Feito apenas com 1 ingrediente, esse adoçante tem zero calorias e dissolve facilmente tanto em bebidos quanto em receitas.

Diferenças entre os tipos de adoçante

Vou compartilhar essa tabela que recebi da Linea, pois achei que resume bem as diferenças entre os tipos de adoçantes:

O artificial faz mal para saúde?

Bom, costumo sempre dar preferência para as opções mais naturais e com a menor quantidade de química, por isso, prefiro sempre as opções de adoçantes naturais. Faça escolhas conscientes!

E aí? Entendeu as diferenças? Já sabe tudo sobre adoçantes?

Nutrição, beleza e beijos,
Chris.

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo