Com a chegada do verão, fica difícil evitar o suor. Verdade seja dita, com a estação a gente precisa combinar o dia a dia agitado com um velho conhecido do calor: o cecê. E, aí, a gente entende a importância de escolher o desodorante certo (de preferência, sem alumínio!) para ficar com o look em dia durante os meses mais quentes do ano.
O ideal é que você tenha sempre por perto um bom desodorante roll on ou aerosol. Tudo depende da sua preferência, claro, mas vale a pena considerar algumas coisinhas ao escolher o seu – para garantir um dia a dia sequinho e livre do cecê!
1. Desodorante vs. Antitranspirante
Sim, tem uma diferença! Você também acha que desodorante e antitranspirante são a mesma coisa? Então, vamos lá: o desodorante combate as bactérias presentes na axila e que causam o mau odor. Já o antitranspirante age diretamente na produção de suor pelo corpo.
Ou seja, se você tem uma questão com o mau cheiro quando sua, o ideal é investir em um bom desodorante, e não em um antitranspirante! Só isso já muda muita coisa, certo?
2. Diferenças de formato
Um desodorante roll on tem a mesma ação que um aerosol? Não exatamente. Na verdade, o roll on costuma criar uma barreira na região das axilas, o que garante uma duração maior, de até 12 horas! Mas, em compensação, é preciso cuidado, porque essa barreira pode afetar a produção de bactérias e, por exemplo, aumentar o cecê. Por isso, lembre de higienizar muito bem as axilas antes de passar o produto, limpando bem e secando direito sempre após o banho e antes da aplicação.
No caso do aerosol, a praticidade na hora de aplicar o torna um queridinho entre as mulheres. Porém, isso não significa que ele é válido para todas! Como funciona a partir de um jato seco, pode piorar alergias ou irritações no caso de peles muito sensíveis.
Já uma versão em creme trabalha bastante a hidratação da região das axilas (ótimo para quem faz depilação com lâmina, o que deixa a pele mais ressecada), como também a questão do odor.
Deu para perceber que o mercado tem opções para todos os gostos e bolsos, né? Por isso é tão importante você, primeiro, observar as necessidades do seu corpo e fazer alguns testes até encontrar o desodorante perfeito para você.
Aliás, vale aqui um reforço: independentemente do produto que você escolher, o ideal é sempre deixar um tempo para as axilas respirarem. Tome banho e higienize direitinho a região (isso já ajuda muito com o cecê, por exemplo). Depois, seque com a toalha e espere um tempo antes de passar o desodorante de escolha.
Fora isso, lembre-se também de deixar o próprio produto secar na pele antes de colocar a roupa por cima e, pronto! Você está preparada para encarar um lindo dia de verão sem preocupações!
Gostaram desse conteúdo?!
Nutrição, beleza e beijos, Chris.